O que nos ensinam as bodas de Caná

Texto: João 2:1- 11



Introdução

Uma festa é sempre uma festa e todos gostamos de participar de festas, especialmente nas festas de casamento, que são bonitas, românticas, com leituras Bíblicas e músicas especiais. Mas não podemos esquecer que há festas e festas! Festas sadias, edificantes, mas há festas pecaminosas, corruptoras, que pervertem, destroem. Muitas festas em nossa sociedade são maléficas, tanto para o corpo como para a alma. A bebida alcoólica, as drogas, e a prostituição prejudicam e isso está presente em grande parte das festas de hoje. Uma grande parte das festas de hoje são de cunho religioso, dedicadas às imagens esculpidas pelos homens, portanto, idolatria; e há toda sorte de pecados. Quantas mortes acontecem nestas festas promovidas pelo catolicismo? Caná da Galiléia foi uma festa de casamento, onde a família de Jesus estava presente, e também o colégio apostólico. Algumas lições podemos aprender através deste texto Bíblico…

I- O Senhor Jesus vai onde é convidado

Jesus estava na festa de casamento porque havia sido convidado pelos noivos. “E foi também convidado Jesus e seus discípulos para as bodas” v.2. Esse casamento foi uma bênção, porque Jesus estava presente; esse casamento foi abençoado, porque Jesus realizou um milagre. A maioria dos casamentos em nossos dias não conta com a presença de Jesus, porque os noivos não O convidam para estar presente. E sem a presença de Jesus não é abençoado, se torna uma tragédia. Grande parte dos casamentos hoje, só deixam traumas, feridas profundas. Mas Jesus aceita convites, você precisa convida-lo para fazer parte de sua vida. “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo” Apoc. 3:20. Jesus está esperando que você o convide para entrar em sua vida e fazer parte dela.

II- Devemos levar nossas dificuldades para Jesus


“E faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho” v..3. Maria estava diante de um problema, faltou vinho; o que fazer? Ela nos dá um grande exemplo: Levou o problema para Jesus. Isso mostra que ela não tinha poder para resolver qualquer problema. Se ela pudesse fazer o milagre, teria feito; mas sabia que só Jesus poderia resolver aquela situação. Com essa atitude de Maria, aprendemos que devemos levar nossos problemas e dificuldades a Jesus. Maria era uma mulher muito sábia, consciente de sua humanidade….não tinha qualquer poder e sabia disso… uma pena que seus fãs sejam tão cegos e não consigam ver que todo problema deve ser levado a Jesus, pois só Ele tem poder para fazer maravilhas. Exatamente como disse Pedro: “Em nenhum outro nome há salvação, porque também debaixo do céu não existe outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12. Só o nome de Jesus. Só o nome de Jesus! Aprendamos com Maria a levar nossos problemas e dificuldades diretamente a Jesus, porque só Ele tem poder para nos ajudar…” Todo o poder me foi dado no céu e na terra. Sem mim nada podeis fazer”. E Maria sabia disso.

III- Jesus sempre age no tempo certo

“Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora” v.4. Isso mostra que não é como nós queremos. Jesus sabe a hora de agir! Nada acontece, nem antes e nem depois da hora estabelecida por Deus. Às vezes pedimos algo, temos um problema que precisa de solução, e Ele diz: Ainda não é chegada a minha hora. Quando o cego Bartimeu clamou: “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim” Jesus perguntou o que ele queria e o atendeu imediatamente. “Vê, a tua fé te salvou” Abraão também orou pedindo um filho e Deus mandou que ele esperasse, e durante 25 anos esperou até que Deus cumprisse a promessa. O nosso tempo pode não ser o tempo de Deus. Isso mostra que Maria era tão humana como nós. Levou o problema a Jesus, que disse que mas ainda não era chegada a hora. Jesus agiu no tempo certo.

IV- Jesus prova e recompensa a fé

“Disse-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre sala. E levaram. E, logo que o mestre sala provou o vinho…chamou o noivo. E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.” 7-10. Tudo o que Jesus ordenou que os serventes fizessem, eles fizeram. Foi uma prova para a fé deles. Mas o milagre foi a recompensa… se os serventes não tivessem obedecido a Jesus, o milagre não teria acontecido. Nossa obediência a Jesus é uma prova de fé, é uma prova de amor…e sem dúvida seremos recompensados. Um detalhe na obediência! A obediência precisa ser completa e não pela metade ou 70%. Jesus exige obediência 100% “Jesus mandou encher as talhas e os serventes encheram até em cima. Isto é, completamente. Todas as pessoas que são conscientes sabem da importância da obediência a Jesus. E Maria demonstra ser uma pessoa consciente, pois disse aos serventes: “Fazei tudo o que Jesus vos disser”. Maria obedecia a Jesus e ensinava as pessoas a obedecerem a Jesus. É de se lamentar que tanta gente não entenda isso e esteja ensinando o contrário. Estão ensinando a obedecer e a pedir a Maria….quando ela mesma ensinou pedir a Jesus… Graças a Deus, porque nós, evangélicos, fazemos o que Maria fez e ensinamos o que Maria ensinou, ela era uma evangélica, uma crente fiel e dedicada. Aliás, grande parte dos santos da Igreja católica são os crentes em Jesus do passado.

V- Onde o Senhor entra traz bênçãos

A água foi transformada em vinho…todas as vidas e famílias que convidaram Jesus para fazer arte de suas vidas foram abençoadas, grandemente abençoadas! Minha vida foi abençoada desde que convidei Jesus para fazer parte. Viver sem Jesus é viver a vida do filho pródigo, é comer das bolotas que os porcos comiam, é um lixo. Mas as pessoas têm facilidade em se acostumar a viver mal, infelizmente. Se você deseja ter uma vida abençoada, convide Jesus para fazer parte dela. Faça como os noivos de Caná da Galiléia!

VI- Jesus manifesta a sua glória e fortalece a fé dos seus

“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nEle.” V.11. Não é a todos que se manifesta a glória de Deus, mas apenas para aqueles que o convidam para fazer parte de suas vidas. Estevão viu a glória de Deus porque Jesus fazia parte de sua vida…enquanto o apedrejavam, ele estava com seus olhos fitos ao céu e via o céu aberto,e Jesus assentado no trono e os anjos que desciam e subiam. Morreu apedrejado por causa de sua fé, mas morreu vendo a glória de Deus. Jesus manifestou sua glória em Caná da Galiléia e os que ali estavam e acompanharam os acontecimentos foram fortificados na fé. “Creram nele”. Se você quiser ver a glória de Deus, entregue-se a Ele. Convide Jesus para fazer parte de sua vida, obedeça a Jesus com 100% de obediência e você crescerá em sua vida de fé. Deixará de ser religioso para ser um discípulo de Jesus.

Conclusão

Assim aprendemos grandes lições através das bodas em Caná da Galiléia. O Senhor vai onde é convidado. Não entra sem convite! Pois não é ladrão e nem salteador. Satanás sim, entra sem ser convidado. Podemos levar todos os nossos problemas e dificuldades a Ele na certeza de que atenderá na hora certa, pois coloca em prova nossa fé para depois nos recompensar. Não podemos esquecer que onde Jesus entra, leva bênçãos, manifesta a sua glória e fortifica a fé. Deixe Jesus entrar em tua vida agora. Convide Jesus para entrar em tua vida…Ele quer, Ele deseja te abençoar.

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

12 Responses to “O que nos ensinam as bodas de Caná”

  1. excelente esse site muito bom para pesquisa BÍBLICA

  2. Se ainda não tinha cheado a sua hora por que Ele fes a água se transformar em vinho? Talves porque alguem pediu?

  3. É uma pena ver como as pessoas tentam deturpar as coisas. Entrei nesta página, sem querer… Enfim, não somos fãs de Maria. Ela não é considerada por nós deusa ou coisa similar. Para nós ela é a escolhida, portanto é a intercessora junto ao mediador. Nós não pedimos a N. Srª que realize o milagre, pedimos que leve nossas aflições a seu filho amado e rogue por nós… Como seria bom se todos pudessem se deixar levar por este Amor incondicional de Maria. Naquela Boda, sua presença foi primordial. Talvez, se não estivesse ali, o milagre não teria acontecido. Mas, um pedido da Santa Mãe, quem irá dizer não? A Paz de Jesus e o Amor de Maria a todos

  4. Olá Danielle,

    “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5)

  5. Danielle,

    Disse Jesus:Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ningúem vem a pai senão por mim.

    Abra seus olhos… agora você não pode mais dizer que não sabe a verdade.

    Jesus quer vc.

  6. Danielle,

    Entrei aqui como você e faço suas as minhas palavras.

    O maior ensinamento que Jesus nos deixou: amar ao próximo como a ti mesmo.

    Senão podemos nos amor na plenitude da palavra, que pelo menos tenhamos respeito um pelo outro.

    Janaína

  7. o senhor jesus cristo mesmo disse:Erreis por não consutarem as escrituras.
    fico triste por ver tantas eresias criadas pelos homens,ter Maria como intercessora é uma delas,a luz teologica da biblia sagrada isto é um grande erro,axplicando (1 timotio 2:5)jesus é considerado mediador pelo sacrificio feito por ele sendo 100% homem e 100% Deus,morreu por nós e não Maria,ela ERA 100% humanae apenas uma mulher escolhida para gerar a jesus.o unico santo existente na gloria é Jesus cristo

  8. Evangelista Naor 10. mai, 2011 at 11:27

    Mediante a biblia sagrada,quando o sacrificio de Jesus na cruz foi consumado,o véu rasgou-se,isto inplica dizer que hoje temos o livre acesso a sala do trono de Deus,jesus disse:tudo quanto pedirdes em oraçao ao PAI crendo recebereis.PODEMOS FAZER Nóssas petições diretamente a Deus?é lógico que sim,falo isto em muitas bases encontradas na biblia sagrada.amem

  9. Para os católicos: nesta menságem quero que vc’s amigos católicos peguem a sua biblia. Abra a biblia e EXODO 20:2-3 diz que outra pessoa não pode ser adorada alem de Deus e nem é serto adorar imagem 1JOÃO 5:21 e a biblia afirma que todo idolatra vai ser lançado no lago de fogo e enchofre APOCALIPSE 3:8, 15 falando sobre Maria reconheço que ela foi escolida por Deus para ter Jesus -LUCAS 1:31- e não para ser mediadora levando nossas nessecidades para Deus ou Jesus porque o nosso senhor JESUS é o único e absoluto advogado 1JOÃO 2:1 e unico mediador entre Deus e os homens 1TIMÓTIO 2:5. Estar explicado eu já lí a biblia de capa a capa na traduçao católica porém até agora nao existe nem existirá palavra que prove que maria é advogada. E A PAZ DO SENHOR JESUS SEJA COM TODOS. AMEm!

  10. Excelentes sermões. Estou utilizando como base para os cultos dominicais! Muito bom! parabéns e que Deus te ilumine!

  11. gostei muito deste sermão. por que muitos dizem não está preparado para receber jesus,o mundo oferece muito atrativos, e assim dizem não a jesus e sim á essas atrações, a onde o diabo aproveita e faz o que quer, e enquanto jesus, que fazer esses milagres maravilhosos na nossas, vidas.quem é de Deus ouve a palavra de Deus! Deus opera os milagres na nossas vidas quando permitimos. E tudo é permitido no tempo dele e não pela nossas próprias forças! e esforços isso é em vão.

  12. Antonio José Manuel Cassua 14. dez, 2011 at 15:11

    Que Deus abençoe o Irmão Pastor, pois esta mensagem veio fortalecer a minha fé. Sou Irmão António Manuel. Vivo em Angola cidade de Luanda, minha terra. Paz do Senhor

mais sermões
anúncios