A consciência de um ministério cumprido

Texto: Atos 20:17-27



Introdução

Todos nós temos um ministério para desenvolver; não estamos aqui por acaso. Temos um ministério a desenvolver dentro de nosso lar; na Igreja; e na sociedade. E neste texto o apóstolo Paulo está falando do ministério cristão; que tem destaque nas páginas da Bíblia. Ministério é um cargo ou incumbência que recebemos. O governo brasileiro é dividido em vários ministérios: previdência, agricultura, saúde, fazenda, comunicações, planejamento, etc. Em cada ministério há um ministro responsável, e cada um cumpre seu papel. Mas se tratando do ministério cristão, podemos dizer que toda pessoa que aceitou Jesus tem um papel a exercer, tem responsabilidades diante de sua família, colegas e amigos; pois esta nova vida que está vivendo precisa ser compartilhada com todas as pessoas que estão à volta. Tudo que fazemos agora, visa agradar ao nosso Senhor. Todo crente deve ser um pregador do evangelho através de seu testemunho vivido e falado, e este é seu ministério número um dentro do cristianismo. Ter um ministério é um fato, mas precisamos ir além, como nos ensino o apóstolo Paulo; precisamos ter consciência de um ministério cumprido. Ter consciência de que realmente estamos cumprindo nosso papel como cristãos, na família, na escola, no trabalho e no reino de Deus.

I- A consciência de um modo de viver digno do evangelho. V. 18,19


“E, quando se encontraram com ele, disse: Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos Judeus, me sobrevieram.” Estamos vivendo num mundo que está afastado de Deus e que não tem interesse em saber a vontade de Deus. Sendo dominados pelo pecado, o padrão de vida destas pessoas, não é o padrão estabelecido por Deus, e sim do mundo. E a Bíblia nos ensina “Aquele que ama o mundo e o que há no mundo o amor do Pai não está nele. Nós somos de Deus, aquele que conhece a Deus ouve-nos, aquele que não é de Deus não nos ouve. Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” I João 4:6 e 5:4. Aquele que não vive esta fé não é nascido de Deus, continua morto e perdido, é dominado pelo mundo, seu padrão é o do mundo. Precisamos, como Paulo, ter consciência de um modo de viver digno do evangelho de Jesus Cristo. Não é apenas andar com a Bíblia na mão, ou dizer que crê na palavra; é necessário vivermos de acordo com o evangelho de Jesus Cristo. E mais, precisamos ter consciência de que estamos vivendo de acordo com os ensinos da bendita palavra de Deus. Vivemos, sem dúvida, um período muito perigoso, onde muitas pessoas acham que não precisam seguir o que está escrito na Bíblia. Muita gente que se diz cristã está vivendo longe da vontade de Deus, muitas vezes de forma abominável. “O deus deste século, cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho de Jesus Cristo” II Cor. 4:4. Temos consciência de que estamos vivendo de acordo com os ensinos da Bíblia? Nossas atitudes são dignas? Nossas amizades são dignas? Somos tentados todos os dias mas não temos que ceder. Com Cristo é vencer ou vencer! Que o Senhor nos ajude a viver de um modo digno de seu evangelho. Paulo servia com lágrimas pelas ciladas dos Judeus, porque levava a sério seu ministério.

II- A consciência de não ter deixado de anunciar coisa alguma. V. 20,21

“Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, testificando tanto a Judeus como a Gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” Aqui está algo importante: a certeza de não estar se esquivando, perdendo a oportunidade na proclamação do evangelho. Paulo tinha certeza de que não estava deixando de anunciar e ensinar sobre o arrependimento e a fé necessária à salvação. Pregava tanto a Judeus como a Gregos, publicamente e de casa em casa. Seu modo de viver lhe dava autoridade na proclamação. O grande problema hoje é a falta de poder dos crentes para testemunhar de Jesus. Muitos vivem de forma contrária à mensagem que pregam. Quando não vivemos o evangelho não temos moral e nem autoridade para pregar. Precisamos chegar ter a consciência tranqüila diante de Deus e da comunidade onde vivemos, por ter pregado a todos o evangelho de Jesus Cristo. Ou como disse Paulo “não ter deixado de anunciar coisa alguma”.

III- A consciência de que o ministério a desenvolver é superior a própria vida. V.22-25

“E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações. Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar do evangelho da Graça de Deus. Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto”. Onde quer que o ministro ande, ele faz questão de se identificar como tal. Há uma idéia que o diabo está vendendo e muitos estão comprando: É que o crente é crente só na Igreja, não importando o que ele é lá fora. Paulo estava pregando na Ásia, mas queria voltar à Jerusalém, mesmo sabendo que lhe esperavam prisões e tribulações. Não importava o que poderia lhe acontecer, conquanto que cumprisse seu ministério. “Em nada tenho a minha vida por preciosa, conquanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus”. A vida cristã era superior à vida física. Esta é a visão correta que precisamos ter de nosso ministério. Para muitas pessoas, a vida, o bem estar e os prazeres estão acima do ministério…Precisamos reavivar em nós o amor a Deus. Precisamos entender o que significa amar a Deus de todo coração, de toda alma,com todo entendimento e com todas as nossas forças. Isso é colocar Deus acima de tudo; é colocar a vida cristã acima de nossos próprios interesses. É colocar os interesses espirituais acima dos interesses terrenos.

IV- A consciência de estar livre do sangue de seus ouvintes por ter anunciado todas as verdades e conselhos de Divinos. V. 26,27

“Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todos os desígnios de Deus”. Quem poderia dizer como Paulo: “Estou limpo de vosso sangue porque nunca deixei de vos anunciar todo conselho de Deus?” Todos que ouvem a palavra de Deus são responsáveis diante dEle. A mensagem do evangelho tem um poder extraordinário; proporciona a salvação para aqueles que a aceitam e condenação para aqueles que a rejeitam….Paulo tinha plena consciência de que estava livre do sangue daquele povo. Graças a Deus a oportunidade que Ele nos concede de estarmos anunciando seu evangelho a todas as pessoas que vivem à nossa volta. Infelizmente, muitos fazem de conta que não entendem a bendita palavra de Deus. O erro, o pecado, as pessoas aprendem com rapidez, mas as verdades Bíblicas têm dificuldades. Estamos aqui para apoiar todas as pessoas que desejam servir ao Senhor, estamos pregando o evangelho com toda sinceridade e zelo, por isso podemos ter consciência de missão cumprida. Estou livre do sangue de todos vós….

Conclusão

Nosso desejo é que todo crente tenha a consciência de um ministério cumprido. Não podemos esquecer que temos uma missão a desenvolver diante de todas as pessoas que vivem em nossa volta; é necessário que compartilhemos com todos o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Nada é mais gratificante do que ver os crentes cumprindo sua missão no mundo, levando para todos as boas novas de salvação. Alguém disse que o melhor travesseiro é a consciência que não lhe acusa. Precisamos ter a consciência de que estamos vivendo de um modo digno do evangelho de Cristo; precisamos ter a consciência de que não estamos deixando de falar coisa alguma às pessoas que estão à nossa volta; precisamos entender que nossa missão, nosso ministério é superior a própria vida e precisamos ter consciência de que estamos livres do sangue de todos por ter anunciado todos os conselhos de Deus.

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões