Diagnostique seus fracassos

Texto: Josué 7:1-15 e 20



Introdução

O fracasso é uma escola em que a verdade sempre se fortalece. Algumas vezes o fracasso leva ao desespero, mas quando ele é enfrentado de forma sábia, resultados úteis podem ocorrer. Por volta de 1790, o brilhante professor de música John Albrechtsbeger, na Alemanha ficou irado porque um de seus alunos não conseguia seguir as regras da composição musical. O professor disse a respeito do aluno: Aquele jovem nunca aprendeu nada, e o que é pior, nunca comporá nada digno de nota. Mas o jovem não se deixou derrotar e continuou. Escreveu sinfonias e outras composições, que emocionam os corações até hoje. O nome do jovem é Ludwig Von Beethoven. A maioria dos Israelitas marchava ao redor da grande cidade de Jericó; só as trombetas quebravam o silêncio. No sétimo dia eles rodearam a cidade 7 vezes. Depois de um total de 13 voltas ao redor da cidade, as trombetas tocaram e as muralhas caíram. E assim, a conquista de Canaã levou apenas sete anos e, durante esta campanha Israel sofreu apenas uma derrota (em Ai) e, perdeu apenas 36 homens. Deus estava a frente daquele exército e queria que o seu povo obtivesse a vitória, porém o povo atraiu a derrota sobre si mesmos. Acã havia cometido um pecado, e a ira do Senhor acendeu-se contra os filhos de Israel. O pecado é coisa séria. Ele trás perturbações, separação e morte. E Israel tomou consciência do desagrado de Deus em relação ao pecado. ELE lhes disse que não receberiam nenhuma bênção enquanto não fossem santificados. A presença do pecado de Acã no meio deles significava que não apenas Acã precisava pagar a pena do seu pecado, mas também a sua família. Porque a família sabia do problema e também encobriu, foi cúmplice e tinha que pagar por isso. Uma pesquisa sobre esta derrota fundamentará o fato de que algumas condições preestabelecidas lançaram o alicerce para este ato de Acã. Vamos nesta hora com seriedade analisar o que levou o povo a derrota, ao fracasso:

I- O primeiro fator do fracasso foi a confiança demasiada em si próprio


(v.3) “Não suba todo o povo, subam apenas uns dois ou três mil homens” Até o momento eles não haviam experimentado derrota, tudo era vitória, haviam saído de uma grande vitória em Jericó, onde nem de espada precisaram, só as trombetas haviam derrubado as muralhas e o povo se lançou um, contra os outros. Parece que eles estavam se achando poderosos, fortes, achando que os muros haviam caído por eles, esqueceram que na verdade Deus havia entregado Jericó em suas mãos. Era do Senhor a vitória e não do povo. A vitória de ontem não significará, necessariamente a vitória de hoje ou de amanhã. Cada dia é diferente do outro. Precisamos lembrar que não há nada tão pequeno que o possamos combater sozinhos, precisamos da ajuda de Deus em tudo que tentarmos realizar. Eles tiveram uma grande derrota porque confiaram em si próprios. Ai era nada, diante do que eles haviam conseguido, esqueceram de colocar a confiança no Senhor. Este é também um fator dos grandes fracassos em nossos dias. Quantas vezes tentamos sozinhos resolver os nossos problemas? Outras vezes achamos que o problema é tão pequeno e insignificante que não precisamos de Deus para resovê-lo. Aí vem o fracasso! Precisamos entender que não somos nada sem Deus. “Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer” Sem o auxílio do Senhor, o fracasso é certo em nossa vida. Ah! Isso é fácil, eu resolvo. Engano! Esse foi o problema de Israel. Ai é pequena, insignificante, não precisamos ir todos, nem precisamos consultar a Deus, como era costume. Então passaram a maior vergonha de sua história, tiveram que fugir do inimigo…

II- O segundo fator do fracasso foi não esperar em Deus antes de avançar

Josué enviou os homens, mas antes não voltou a Gilgal. E o empreendimento terminou em derrota (v. 10). Os israelitas estavam derrotados. Mas Deus os poderia ter avisado do perigo que os esperava se eles tão somente tivessem recorrido a ELE em primeiro lugar. A oração poderia ter resolvido o problema, Deus os teria avisado do perigo que a presença de Acã constituía para eles, pois não havia segredos para Deus. Ele conhece o coração da pessoa e está familiarizado com todas as circunstâncias. Se tivessem consultado a Deus, teriam sido avisados. Antes de nos aventurarmos por nossa própria conta, faremos bem se esperarmos no Senhor. Muitos crentes tem fracassado em seus empreendimentos por falta de paciência em esperar no Senhor. “Esperei com paciência no Senhor e Ele ouviu a minha oração” Gilgal era o lugar da oração, do sacrifício, era o ponto de partida para qualquer batalha, ali estavam os sacerdotes. Antes de qualquer batalha, Josué ia a Gilgal, oferecia sacrifício, orava e esperava até que o Senhor respondesse. E iam a guerra baseados na palavra do Senhor. Mas depois da vitória sobre Jericó, ele não voltou a Gilgal, e isso constituiu-se um fracasso para todo o povo, foi vergonhoso, tiveram que fugir do inimigo. E todos os povos ao redor souberam disso. Quantas vezes em nossa vida temos a mesma atitude. O Senhor nos dá vitória, nos abençoa porque esperamos nEle. Mas depois, esquecemos de voltar a Gilgal, porque achamos que podemos tudo então vem a derrota, vem o fracasso. Cuidado com as decisões a tomar: negócios, casamento, etc.

III- O terceiro fator do fracasso foi a desobediência às ordens de Deus

Disse Deus: (v.11) “Israel pecou, eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema.” Josué agiu de maneira comum quando culpou Deus pela sua derrota.(v.6, 7) “Então Josué rasgou os seus vestidos, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até a tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. E disse Josué: Ah Senhor Jeová! Por que com efeito fizeste passar este povo o Jordão, para nos dares nas mãos dos Amorreus, para nos fazerem perecer?” Havia um problema, e eles deveriam ter tomado conhecimento antes de partir, mas não esperaram no Senhor e, este problema foi a causa do fracasso. Não deviam tomar do anátema em Jericó, mas tomaram. Desobedeceram as ordens do Senhor. Deus disse: “Santificai-vos, pois há pecado no meio de vós. Então Acã fez confissão: Verdadeiramente pequei” (v.20). Ele deveria carregar a culpa pelo fracasso e não Deus. A segurança e proteção divina dependem da obediência de cada um, eles não iriam ser capazes de enfrentar os seus inimigos se não desistissem de seus pecados, v.13 “Levanta-te, santifica o povo. Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderá suster-te, até que tires o anátema do meio de vós.” Quantos fracassos em nossas vidas por causa do pecado? Quantos fracassos por causa da desobediência as ordens do Senhor? Quantos problemas criamos para nós mesmos? Foi assim com Israel e não tem sido diferente em nossos dias. Quantas igrejas vivem estagnadas, porque há um Acã, com anátema escondido em seu coração. E toda igreja sofre por causa disso. Quantas famílias experimentando o fracasso contínuo, porque não obedecem as ordens do Senhor. Precisamos diagnosticar o fracasso observando nosso comportamento ante a palavra de Deus, se temos ou não obedecido? O que o Senhor diz é para ser obedecido imediatamente. “Bem-aventurado aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica”.

Conclusão

O diagnóstico de um fracasso não é coisa simples. Muitas vezes há um pecado exterior que todo mundo vê, mas muitas vezes são pecados ocultos que só os familiares sabem e, precisam denunciar para não se tornarem coniventes; mas outras vezes o pecado é cometido e conhecido somente pelo praticante. Devemos lembrar que os que sabiam do pecado de Acã e não denunciaram, morreram juntamente com ele. Assim é em nossos dias quem sabe e não denuncia torna-se culpado, e também paga pelo erro. Não podemos esquecer, que para uma pessoa chegar ao ponto que Acã chegou, passa pelo caminho aqui apresentado. E três dos elementos que prepararam o palco para que o pecado se exteriorizasse e levasse o povo ao fracasso estão em evidência no incidente apresentado: Confiança demasiada em si mesmo; não esperar em Deus antes de agir; e desobediência as ordens divinas. Analise sua vida e diagnostique seus fracassos. Pare de confiar em si próprio, aprenda a esperar em Deus e comece a valorizar a sua palavra colocando-a em prática. Há algo admirável e inspirador em se ver alguém que havia sido abatido pelo fracasso levantar-se e começar tudo de novo. Em 1925, um ansioso jogador de Beisebol, jovem e novato, apresentava todas as características de um fracasso irremediável. Durante dois anos não conseguiu nada, parecia não ter mais nada a oferecer, o chamavam de pernas de piano e diziam, ele nunca permanecerá no time. Mas a despeito de seus fracassos, ele continuou levantando-se e começando de novo. Mais tarde ele alcançou um recorde de permanência jamais atingido, de 2130 jogos consecutivos que jogou. Hoje ele é chamado e conhecido como o homem de ferro do beisebol, seu nome é Lou Gehrig. Nunca é tarde para começar de novo, e, é exatamente isso que você precisa fazer. Não pare porque teve fracasso, não fique caído enterrando sua vida. Levante e comece de novo, mas comece certo. Confiando no Senhor, esperando no Senhor, e obedecendo ao Senhor em tudo. Você fracassou em sua vida cristã? Comece de novo!

 

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões