O único Salvador

Texto: Atos 4:12



Introdução

Jesus Cristo é o nome sobre todo o nome. A Bíblia O apresenta de Gênesis ao Apocalipse. Em nenhum outro livro se encontra um personagem tão atraente, tão fascinante, tão sábio, tão poderoso, tão misericordioso e tão eficiente como Jesus. Ele é a encarnação da verdade, Beleza e Bondade. Verdade absoluta; Beleza inimitável e Bondade Divina. Por isso S. Bernardo disse; “O nome de Jesus é mel ao paladar, melodia ao ouvido e júbilo ao coração”. E a Bíblia declara: “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus e em teu coração queres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Rom 10:9,10. “Pois todo joelho há de se dobrar e toda a língua há de confessar-lo como Senhor para a glória de Deus Pai”. Por que em nenhum outro há salvação? Pergunta solene, profunda, impressionante. Da resposta a esta pergunta depende o esclarecimento das consciências a respeito do verdadeiro rumo a seguir na vida espiritual. E depende da aceitação desta verdade a salvação das almas. Por que em nenhum outro há salvação?

I- Porque nenhum outro possui os títulos e as prerrogativas de Jesus Cristo


O humilde Nazareno que fora levado para fora de Jerusalém como um criminoso, o foi por uma turba de ignorantes estimulados por fariseus hipócritas e cruéis, e em lugar do criminoso Barrabás, o crucificaram entre os ladrões. Mas Jesus é o personagem mais importante da história, pois sua presença dividiu a história do mundo. Todos que quiserem se reportar as datas terão que falar ou escrever AC ou DC. Jesus é o grande regenerador do coração dos homens e o eixo bendito e glorioso em torno do qual hão de girar, através das gerações, o direito e a paz, a justiça e a verdade, o amor e a misericórdia – de que precisa o mundo para a sua felicidade no tempo e na eternidade. Ele é o eterno filho de Deus e pelo próprio Deus apresentado já no batismo e depois no monte da transfiguração “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi”. E pelo profeta Isaias, mais de 800 anos antes de seu nascimento, foi apresentado com os seguintes títulos messiânicos: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai Eterno e Príncipe da Paz (Is. 9:6). E pelo seu precursor, João Batista, foi apresentado como “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Pensemos, agora, na sublimidade dos títulos que Ele a si mesmo atribui; “Eu sou a luz do mundo!”; “Eu sou o pão da vida”; “ Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim”; “Eu sou a ressurreição e a vida”. Títulos tão poderosos e tão honrosos! Como os aceitaria a consciência humana, se Cristo não fosse realmente o que dizia ser, a saber: O filho de Deus.

II- Porque nenhum outro realizou a obra que Ele realizou

Desde a sua juventude demonstrou cabalmente a Sua visão e vocação celestiais, confundindo, em sua adolescência, os doutores, no Templo, ao tratar dos negócios de seu Pai. Quando moço, trabalhava pacientemente em uma banca de carpintaria em Nazaré, esperando o momento de iniciar sua missão. Quando iniciou seu ministério publico, bastava uma palavra Sua para que os ventos silenciassem, os famintos fossem alimentados, os doentes curados, e os mortos ressuscitados. Ninguém jamais praticou os milagres que Jesus praticou. Viveu e morreu como nenhum outro nome, e do monte das oliveiras subiu ao Pai, consumador da história e vitorioso salvador de um mundo perdido em delitos e pecados. E quem jamais se apresentou voluntariamente, com credenciais, para realizar a obra que Jesus realizou? Ninguém! Porque ninguém pode. Só Ele que veio do Pai e para o Pai voltou.

III- Porque em nenhum outro há a perfeição que nEle encontramos

Ele é o Sumo Pontífice da verdade, do Bem, do Amor. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Ele é o eixo em torno do qual gira a história sagrada, e até a história do próprio mundo, obra de Suas mãos, e donde resplandece a verdade, toda a verdade e nada senão a verdade. Foi o único que nasceu por obra e graça do Espírito Santo, do ventre da bem aventurada virgem Maria, mas sem pecado. Viveu assim em perfeita santidade. E mais, enfrentou a tentação e venceu. Tem, pois, as qualidades de caráter indispensáveis a um salvador. Porque só Ele podia dizer como disse: Quem de vós me acusará de pecado?

IV- Porque nenhum outro nos apresenta as excelentes qualidades e as doutrinas sublimes que Jesus nos apresenta

Sua doutrina é: 1- acessível a toda humanidade, é universal; 2- é praticável, eminentemente praticável em qualquer parte do mundo; 3- é simples, ao alcance da mais rude inteligência, do menos preparado, do mais iletrado; 4- é do mais profundo amor; 5- apresenta os característicos fundamentais da religião verdadeira: certeza no meio das incertezas deste mundo, certeza quanto ao objeto Supremo da fé, certeza quanto ao destino eterno das almas. 6- Apresenta a moral perfeita, que pregada e vivida pelo divino Mestre,- pelo que a religião evangélica é a única religião que apresenta um chefe que praticou as doutrinas que pregava, com exceção de uma – a do arrependimento, pois nunca precisou arrepender-se de coisa alguma. 7- É a única cujo a salvação é de Graça, doada mediante a fé no sangue expiador e meritório de Jesus Cristo. Tendo as boas obras como fruto dessa fé.

V- Porque Ele é o mais alto no mais alto reino que conhecemos e que existe

Por meio dEle, como primeira causa, a raça humana recebeu as torrentes salvadores e regeneradoras do invisível. Assim, em Cristo há uma plenitude de sabedoria, poder, bondade, misericórdia, verdade, amor, e compaixão – para dirigir, proteger, salvar, desenvolver, purificar, governar e preservar todas as almas que nEle confiam. Daí a confissão dos apóstolos: “Senhor, para quem iremos nós, se só tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecemos que tu és o santo de Deus”.

VI- Porque nenhum outro pode ser o intercessor por nós, junto a Deus Pai

Só Ele é quem pode, porque veio do Pai e para o Pai voltou. Daí, a afirmativa de Paulo: “Só há um mediador entre Deus e os homens – Jesus Cristo”.

VII- Porque nenhum outro, senão Ele, foi apresentado pelo Deus eterno, para cumprir esta gloriosa missão de Salvar

Foi assim que o Pai o apresentou por duas vezes: “Este é o meu filho amado, a Ele ouvi”. E por isso diante dEle todos os joelhos dos que estão nos céus, na terra, e no inferno, hão de se dobrar, como disse Daniel em seu livro profético.

Conclusão

Jesus é o único salvador, e você precisa aceita-lo de todo seu coração. Ele está a porta de teu coração a bater “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo” Apoc 3:20. Pare de buscar nos preceitos dos homens o remédio para tua alma. Não te satisfazem! Aceite o convite de Jesus “Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas” Mt. 11:28-30. As condições para seguir a Jesus Ele mesmo nos apresenta, dizendo: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”. E o negar-se a si mesmo importa em abandonar o pecado. Que a luz bendita da palavra de Deus te ilumine e te inflame a aceitares a Verdade Eterna, a Suprema Verdade, a única Verdade em Jesus Cristo, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, pois não há salvação em nenhum outro, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

 

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões