As incoerências na vida

Texto: João 13:21–30



Introdução

O mundo sente falta de pessoas coerentes. Há uma grande lacuna entre o discurso e a prática. Podemos ver isso claramente na vida dos políticos brasileiros. Mas não é difícil encontrarmos também nas Igrejas pessoas que ensinam uma coisa e fazem outra. No texto lido, Jesus estava vivendo as últimas horas de sua vida e algumas coisas haveriam de acontecer. Os discípulos seriam colocados à prova, um a um. Judas era o tesoureiro do grupo, tinha portanto, recebido um cargo de confiança e responsabilidade. Exteriormente era um discípulo preocupado com os pobres; interiormente um diabo. E o calvário tornou-se campo de prova e Judas Iscariotes fora reprovado no teste. As incoerências são desastrosas na vida de uma pessoa, por isso mesmo a Bíblia é cheia de referencias quanto à necessidade de sermos transparentes em nosso viver diário. Não adianta forjar atitudes cristãs, porque o cristianismo é muito mais interno do que externo. Jesus ensinou que o reino de Deus está dentro de nós. Nosso viver deve ser coerente com o que cremos. Pois aqueles que vivem o evangelho da aparência um dia serão desmascarados. Foi esta a triste experiência de Judas, que deu uma de crente, quando na verdade era um incrédulo, como declarou o próprio Jesus que o conhecia muito bem. “E logo após o bocado, entrou nele satanás” v. 27 a. Como disse, estamos vivendo o tempo das incoerências na vida e com isso o evangelho torna-se desacreditado por uns e desprezado por outros. A incoerência é condenada por Deus. Analisemos o resultado da incoerência na vida de Judas.

I- Havia incoerência em sua vida ocupacional. (Profissional)


Seis dias antes da Páscoa ele se encontrava em uma casa em Betânia e enquanto Marta estava servindo ao Senhor, Maria tomou ungüento de nardo puro, ungiu os pés de Jesus e, enxugou-os com seus cabelos. Judas imediatamente exclamou: “Por que não se vendeu o bálsamo por 300 denários e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraia o que nela se lançava” João 12: 5, 6. Ele era ladrão, amava mais ao dinheiro do que sua própria vida. E chegou ao ponto de vender o Mestre por 30 moedas de prata. Era incoerente em sua ocupação. Um ladrão como tesoureiro. Em se tratando de nossa posição e responsabilidade como cristãos, precisamos ter zelo absoluto em nosso viver. Acreditar na Bíblia e não obedecê-la é incoerência. Orar pela salvação dos perdidos e não pregar o evangelho é incoerência. Pregar honestidade e não vive-la é incoerência. Falar de fé, da grandeza de Deus e viver com medo é incoerência. Nosso amor aos perdidos não é medido pelas nossas palavras e orações mas pelo investimento que fazemos na salvação destas pessoas. É possível que na Igreja seja o lugar de maior índice de incoerências. E isso precisa ser mudado em nome de Jesus.

II- Havia incoerência em sua vida social

Jesus sabia que, alguns de seus discípulos, embora associados a Ele, ainda não criam. Ele até sabia que um de seus companheiros iria traí-lo. “Mas há alguns de vós que não crêem. Pois Jesus sabia, quem eram os que não criam, e quem era o que O havia de entregar” João 6:64. Uma atenção aparente não significa que haja compromisso sincero. Parecia quase impossível que alguém que colocasse a mão no prato com Jesus seria o traidor. Mas foi Jesus que disse: “O que mete comigo a mão no prato, esse me há de trair” Mateus 26:23. A vida social desse homem era diferente do que Jesus ensinava. E isso nos leva a pensar em nossos comportamentos na sociedade onde vivemos. Não deve haver incoerência entre o que cremos e a maneira que vivemos na sociedade. O mundo pode fazer o que quer, pois não tem parte com Deus, mas os discípulos assumiram compromisso e não podem se deixar contaminar pelos prazeres do mundo. O mundo jaz no maligno. Quem ama o mundo e o que no mundo há o amor do pai não está nele I Jo 2:15. Cuidado para não meter a mão no prato sem ter a condição de assumir o compromisso de discípulo. Isto é, dizer que é crente sem condições de ser. O discípulo vive com ordem e decência, o discípulo se porta com ordem e decência. É uma vergonha como algumas pessoas que se dizem cristãs se portam em nossos dias. Em sua maneira de vestir, seus negócios, seu tratamento com a família, seu comportamento no colégio, no trabalho, etc. Precisamos viver na sociedade da forma que acreditamos e pregamos. Andar com a Bíblia na mão é colocar a mão no prato, é fazer parte. E isso nos leva a pensar na recomendação de Paulo a Timóteo “ Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor” II Tim 2:19b.

III- Havia incoerência em sua vida espiritual

Havia na vida de Judas um quarto vazio e que era ao mesmo tempo um lugar onde satanás podia entrar. “A após o bocado, entrou nele satanás” João 13:27. Se Jesus não for Senhor de toda nossa vida, na verdade Ele não é Senhor de nada, pois não existe meio de Deus e meio do diabo. É tudo ou nada! Ou pertencemos a Deus pertencemos a satanás. Na vida espiritual não há meio termo. Veja que Judas estava com Jesus, mas satanás estava esperando para assumir o controle de sua vida e quando isso aconteceu, os passos em direção a queda se multiplicaram e se apressaram. Veja que triste declaração: “E saiu logo. E era noite.” V. 30. Satanás já estava no coração de Judas, quando foi quebrado aquele vinculo de comunhão entre ele e Jesus, as trevas o cobriram e satanás tomou o controle de sua vida. Quando nos afastamos de Jesus ou permitimos que satanás ocupe parte de nossa vida então há incoerência em nossa vida espiritual. Estamos prestes a cair no mais profundo abismo de nossa existência. Se o seu compromisso com Jesus não é verdadeiro, mais cedo ou mais tarde o elo de comunhão será quebrado, e as trevas lhe cobrirão completamente; e satanás tomará a direção de sua vida e o estrago será total. Cada pessoa precisa questionar sua vida de fé. Realmente creio em Jesus? Sou discípulo de verdade? Sou sincero em minha vida cristã? Precisamos questionar estas coisas para descobrir o verdadeiro motivo porque estamos na Igreja. Há pessoas que estão aqui por amizade. Outros porque os parentes estão. Amigo. Namorado. Qual o motivo de você se aproximar de Jesus? Judas Iscariotes não tinha uma real motivação e quando posto à prova as mascaras caíram. Quantos vivem na Igreja, mas que não foram regenerados pelo sangue do cordeiro? Continuam cheios de mágoa, ressentimentos, brigam com os visinhos, dizem palavrão, fumam, bebem, se prostituem, são desonestos…mas esquecem que um dia as mascaras hão de cair. Jesus sabe disso tudo, sabe que satanás está aguardando o momento para tomar o controle da vida como aconteceu com Judas. Vida espiritual incoerente é uma porta aberta para ação de satanás. Judas dizia: “Porque não vender este perfume e dar o dinheiro aos pobres?” Quando na verdade nunca estivera interessado com os pobres, mas só em si. Era egoísta. As pessoas que mais cobram, reivindicam, são as mais incoerentes. Os que vivem o evangelho, não cobram, fazem. A vida espiritual é muito importante e precisa ser cuidada, muito mais do que a física ou intelectual. Não dê lugar a satanás, pois deseja tomar o domínio de sua vida.

Conclusão

Como está sua vida? As pessoas vêem em você o que esperam encontrar? Sua fé lança o alicerce para as expectativas diárias em sua vida profissional, social e espiritual? As incoerências só poderão ser removidas na medida que nos submetemos ao Senhorio de Cristo. Precisamos permitir que ELE esteja no comando de nossas vidas. O fato de Judas falhar nesse sentido colocou-o no caminho para ir para o seu próprio lugar. “…do qual Judas se desviou para ir para o seu próprio lugar” Atos 1:25. O lugar do crente sincero é na Igreja, mas o lugar do profano é no mundo, no inferno. A Igreja é o lugar daqueles que querem obedecer a Jesus, mas não é o lugar para desobedientes. Precisamos acabar com as incoerências em nossa vida profissional, social e espiritual.

 

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões