Deus deseja que cada crente seja um rio de vida

Texto: João 7:37-39

Introdução

Um dos grandes problemas da atualidade é a falta de preservação do meio ambiente, tendo como ponto crucial os rios. Muitos rios que foram, já não são mais e outros estão nos últimos suspiros, completamente poluídos, sem aquela beleza encantadora, sem vida. Cresci tomando banho no rio Suruvi, nome de nossa comunidade, pequeno distrito de Concórdia/SC. Neste rio aconteciam muitos eventos, dentre os quais, batismos de centenas de pessoa; o povo da cidade estava presente em quase todos os fins de semana com seus familiares para o lazer – depois de apenas 26 anos, não podemos colocar o pé naquelas águas, pois são contaminadas e em estado de putrefação. Como entender, um rio que fora fonte de alimento, vida e lazer – hoje está morto. Idêntica é a situação de quase todos os rios do mundo. O que será da população do planeta no futuro? Dizem os entendidos que nos próximos 20 anos o precioso liquido da vida – a água potável será rara e mais cara que o petróleo. Preservar a natureza deve ser nosso objetivo. Mas você deve estar se perguntando: O que tem isso a ver com o ensino de Jesus? O fato é que Jesus falou de um rio, então meus olhos e sentimentos se voltaram para os rios. Jesus é um grande Mestre, sabe ensinar! Por isso as ilustrações e comparações fazem parte de seu método de ensino e estão presentes em suas aulas. Jesus descreve a experiência de fé como rios de água viva. E para entender a sua mensagem, teremos que tirar as lições de um rio, lembrar de alguns detalhes de um rio. Por exemplo: Um rio tem nascente; um rio tem direção; um rio tem água; um rio está sempre a se renovar; um rio abençoa a terra, o ambiente por onde passa.

I- UM RIO TEM NASCENTE

A nascente do rio São Francisco está no estado de Minas Gerais. Veja que Deus deseja que cada crente seja um rio. E a nascente desse rio é crer no sacrifício de Jesus Cristo, pois a verdadeira obra do Espírito Santo começa com a salvação. “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” v.37b. Ao lermos nesse mesmo evangelho, capitulo 4 encontraremos a história da mulher Samaritana. Quando foi ao poço tirar água, Jesus estava lá e lhe pediu de beber. Ela ficou impressionada ao ver um Judeu, lhe pedindo água, a uma Samaritana. E Jesus aproveitou aquela oportunidade para falar sobre a nascente desse rio. “Se tu conheceras o Dom de Deus e quem é que te diz: Dá-me de beber, tu lhes pedirias, e ele te daria água viva”v. 10. E mais uma vez ela ficou preocupada, pois o poço era fundo e Jesus não tinha como tirar água, de onde conseguiria água viva? E Jesus lhe respondeu: “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” v.13,14. Aí a mulher entendeu que não se tratava simplesmente de água, mas de vida – vida eterna e disse: “Senhor, dá-me dessa água, para que não tenha mais sede” v.15. A fé genuína e pura deve estar no sacrifício de Cristo. Esta é a fé que salva! “Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo, tu e tua casa” Atos 16: 31. Só Jesus pode saciar espiritualmente uma pessoa. Beber em outra fonte é morte. Jeremias foi o profeta que Deus enviou a Judá para fazer a denuncia de que estavam tentando beber em outra fonte. “Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam em mim vossos pais, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos? Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial das águas vivas, e cavaram pa si cisternas, cisternas rotas que não retêm as águas” Jer. 2:5 e 13. “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” v.37.

II- UM RIO TEM DIREÇÃO

Um rio tem seu percurso natural, e a mudança de direção trás sérios problemas. Quantas pessoas subterraram o leito de rios e construíram suas casas, mas quanto chega a chuva estas casas são inundadas e destruídas pelas forças das águas; pessoas morrem, e prejuízos enormes são causados. Rios são bênçãos, mas rios fora de seus leitos normais causam tristeza e morte. São Paulo sobre constantes inundações porque rios foram subterrados, mas a água vem e leva tudo que encontra pela frente. Como rios condutores da água viva, não podemos fazer o que queremos. A direção certa em nossas vidas é a vontade de Deus e andar na vontade de Deus é ser benção como também andar fora da vontade de Deus é ser maldição. Quantos problemas seriam evitados, quantas tragédias deixariam de acontecer se os servos de Deus tivessem disposição e sensibilidade para entender e fazer a vontade de Deus. Deus deseja que sejamos como um rio, andando na direção certa. Os grandes homens e mulheres que viveram como benção, foram aqueles que fizeram a maior descoberta de suas vidas – a vontade de Deus é o melhor. Inúmeras vezes o apóstolo Paulo reconheceu em seus escritos que a vontade de Deus é a melhor coisa que pode acontecer na vida de um crente. “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra a missão que recebi do Senhor Jesus”. A maioria dos cristãos da atualidade tem dificuldade em se submeter à vontade de Deus e nós como líderes espirituais, ficamos usando paliativos tentando compensar essa negligência espiritual. Não adianta o oba – oba para quem não quer fazer a vontade de Deus. O culto tem deixado de ser culto, para ser um local de entretenimento – na tentativa de satisfazer as pessoas espiritualmente. Isso é paliativo.

III- UM RIO TEM ÁGUA

A água é Jesus Cristo. Jesus é a água da vida e a salvação depende de crer nEle, pois só Ele pode saciar a sede espiritual. Água é vida. Jesus é a vida. “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” ou “qualquer que beber da água desse poço, tornará a ter sede, mas quem beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna” Jo 4: 13,14. Qualquer pessoa que deseja a salvação precisa vir a Cristo, não adianta bater em outras portas, pois Jesus disse: “Eu sou a porta”. Ninguém conseguirá a salvação fora de Jesus; ninguém será salvo por méritos pessoais; através de boas obras; ou sacrifícios pessoais; ou bondade, etc. Só pelo sacrifício de Jesus. Ninguém bebe água a menos que sinta sede. Por isso Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” ou “Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de águas vivas correrão do seu interior”. “Ao cheiro das águas brotará e lançará ramos como uma planta nova” Jó 14:9.

IV- UM RIO TEM RENOVAÇÃO DIÁRIA

Um rio é conhecido pelas águas correntes. Essa renovação diária trás vida e força. Pela falta de renovação as águas ficam contaminadas e maléficas. Ao invés de ser benção torna-se maldição. Um rio poluído, sem essa renovação, causa estrago por onde quer que suas águas passem. Os peixes morrem e as plantas também. O rio perde sua serventia, sua utilidade. Deus deseja que sejamos rios que jorrem para a vida eterna, e essa renovação diária se dá através do enchimento do Espírito Santo. “E não vos embriagueis com vinho no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito” Ef. 5:18. Quantas vidas estragadas por falta dessa renovação diária? São como rios poluídos, fora de seus leitos, que trazem prejuízo a todos que estão a sua volta. Sua vida pode abençoar outras vidas, mas sua vida também pode contaminar outras vidas. Você pode levar vida à outras pessoas, mas também pode levar morte. Lembre-se que a vida cristã é comparada a um rio.

CONCLUSÃO

Quando você crê na palavra de Deus e pratica seus ensinos, então o Espírito Santo enche sua vida, e rios de água viva fluirão do seu interior e você se torna uma benção para as pessoas que estão à sua volta. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Minha sede básica já foi resolvida? Jesus é o centro de minha vida? Eu creio – mas tenho obedecido a palavra de Deus? Tenho oferecido a meus parentes, amigos, conhecidos, a água da vida que mata a sede espiritual através de meu testemunho? Pois bem, você pode experimentar rios de água viva crendo no sacrifício de Jesus Cristo; fazendo a vontade de Deus; e buscando a renovação do Espírito Santo a cada dia.

 

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões