Moisés – um homem de fé

Texto: Hebreus 11: 23-29

Introdução

Em nossa viagem ao Congresso da Aliança Batista Mundial – janeiro de 2000 – passamos por Camberra, capital da Austrália. Cidade linda, onde está o parlamento todo construído em mármore e pedras preciosas. Mas não foi isso que me chamou atenção, mas o memorial dedicado a todos os mortos da primeira e segunda guerra mundial. Lá está escrito o nome de milhares de soldados, que são tidos como heróis, soldados de dezenas de países e inclusive um tumulo dedicado a um soldado desconhecido. Ali estão nomes de soldados mortos nas batalhas e tidos como heróis e são visitados por turistas de todo o mundo.
No capitulo onze de Hebreus, também lemos o nome dos heróis da fé, homens e mulheres que foram homenageados por Deus, sendo colocados na galeria dos heróis. Cada um recebeu referencia a um ato de fé, mas Moisés recebeu referencia a cinco atos de fé, pois 5 vezes lemos “Pela fé Moisés”.
Fico impressionado em ver como milhares foram capazes de dar a vida pelo seu país, e tão poucos foram capazes de viver uma vida de fé, conforme o livro de Hebreus 11. As pessoas estão dispostas a dar a vida por coisas banais, como o terrorismo no oriente médio, mas não tem coragem de viver segundo o evangelho de Jesus Cristo. As pessoas lutam para ter seus nomes registrados como heróis de uma olimpíada, mas nada fazem para que seus nomes estejam escritos no livro da vida do cordeiro.
Mas vamos ao grande desafio para hoje. O que caracteriza um homem de fé? Podemos encontrar em Moisés as características de um homem de fé, características que não envelhecem, não ficam ultrapassadas, e precisam ser nossas também.

I- O homem de fé é um homem justo. Êxodo 2:15-21

Quando Moisés deixou o Egito, indo a Mídia, assentou-se junto a um poço. Era ele fugitivo, pois Faraó o ameaçava. Reuel era sacerdote em Mídia e tinha 7 filhas pastoras que diariamente iam ao poço para dar de beber ao rebanho, moças dedicadas.
Mas alguns pastores vinham com seus rebanhos e expulsavam as moças, pois eram mais fortes. Isso era comum na vida delas, que tinham que esperar até que os demais rebanhos bebessem para depois dar de beber aos seus rebanhos e por isso demoravam para chegar em casa.
Mas naquele dia estava sentado junto ao poço um crente, um homem de fé e conseqüentemente justo, e defendeu as jovens pastoras dando de beber aos seus rebanhos. Fez o que era justo – quem chega antes dá de beber ao seu rebanho antes.
Por ser um homem justo e bom, foi convidado a morar na casa das pastoras, na casa de Reuel e ainda recebeu uma de suas filhas em casamento.
Não podemos separar a fé da justiça. Uma pessoa de fé é uma pessoa justa em sua vida, negócios e conduta. Não podemos entender que uma pessoa de fé viva de forma desonesta praticando toda sorte de injustiças.

II- O homem de fé é um homem que busca a santificação. Êxodo 3:1-7

Moisés pastoreava os rebanhos de seu sogro, e chegou ao monte de Deus. Buscava a Deus e por isso chegou ao monte Horebe. E foi no monte Horebe que teve a sua maior experiência. Deus lhe apareceu em uma chama de fogo no meio de uma sarça, que queimava e não se consumia. Bradou o Senhor no meio da sarça: Moisés, Moisés, e lê respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse: Não te chegues para cá, tira os sapatos de teus pés; porque o lugar que tu estás é terra santa.
Moisés foi ao monte do Senhor e ali teve experiências que o conduziu a santificação. O homem de fé, e agora no sentido genérico, é o homem que busca a santificação. Não se satisfaz com qualquer tipo de vida, a comunhão com Deus é aprofundada.
Vida santa é vida separada do mundo e do pecado e só vive assim, aquele que preza pela comunhão com Deus.

III- O homem de fé é um homem corajoso. Êxodo 3:10-12 e 5:1, 2

Moisés enfrentou Faraó, lutou até o final, até a libertação do povo de Israel da escravidão egipcia. Muitas coisas aconteceram e 10 pragas foram enviadas sobre o Egito até que o coração de Faraó se quebrou.
Moisés em momento algum pensou em desistir, pelo contrario, enfrentou Faraó, o mar vermelho e o deserto durante 40 anos conduzindo o povo à terra de Canaã. Era sustentado pela fé no Senhor todo poderoso e por isso era corajoso.
Quando estava em frente ao monte Sinai e deixando o povo subiu para estar diante do Senhor, e ali ficou 40 dias e 40 noites. O povo fez um bezerro de ouro para adorar. O alarido da festa chegou até o monte e Deus lhe disse que o povo havia se corrompido e que devia descer rapidamente. Vendo o povo, quebrou as taboas dos 10 mandamentos e tomando o bezerro, mandou derretê-lo e colocou o pó na água e fez o povo beber. Não tinha medo de nada, por isso enfrentou aquela multidão.
O homem de fé é um homem de coragem. Por isso Deus precisa de homens e mulheres de fé para que tenham coragem de colocar sua casa em ordem, que tenham coragem de ensinar à palavra de Deus a família, que tenham coragem de abandonar o que está errado. Vejo pessoas que dizem ser valentes, mas não sabe disciplinar um filho, não sabe dizer não ao pecado e as coisas erradas. Deus precisa de pessoas corajosas para esse tempo conturbado, onde os valores foram invertidos. Moisés teve coragem de quebrar o ídolo e fazer o povo beber seu pó misturado na água. E a Bíblia diz que Moisés era homem manso. Imagine se não fosse.

IV- O homem de fé é um homem humilde. Hebreus 11:24

“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó”. O homem do pecado vive em busca de títulos, seu prazer é ser…., ter…., se enche com títulos. Ao passo que Moisés foi para a galeria dos heróis da fé por ter recusado um dos mais importantes títulos de sua época “filho da filha de Faraó”. Preferiu ser chamado de servo, escravo do altíssimo.
O homem de fé é um homem humilde. E a humildade é uma grande virtude. Disse Jesus “Bem aventurados são os humildes porque deles é o reino dos céus”.
Deus precisa de pessoas humildes, em quem ele pode confiar grandes tarefas, grandes responsabilidades. Para o humilde, a posição não lhe sobe a cabeça e nem lhe enche o coração de soberba e nem o faz prepotente. Deus precisa de homens e mulheres como Moisés. “Pela fé Moisés”.

Conclusão

Acabamos de discorrer sobre características de uma pessoa de fé. É uma pessoa justa, é uma pessoa santa, é uma pessoa corajosa, é uma pessoa humilde. Você pode ser esta pessoa!

Pr. Cirino Refosco cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões