Ainda este ano

Texto: Lucas 13:6–9 e Mateus 7:16a.

Introdução

Chegar ao final de um ano é um grande desafio, mas não apenas o desafio de ter passado por tantas lutas, problemas e dificuldades; pois creio que o maior desafio é fazer o balanço anual de nossas vidas, é ter coragem de analisar os 365 dias passados e ver o resultado produzido. Vivemos mais um ano e precisamos ter coragem de colocar no papel os frutos de nosso trabalho; porque trabalho requer frutos, resultados; e não podemos nos conformar com menos que isso. Na parábola da figueira estéril, tiramos grandes lições e desafios para nossas vidas, pois foi Jesus que proferiu esta parábola. Há três figuras no texto: O proprietário, a figueira e o viticultor. O proprietário é Deus; a figueira somos nós, o seu povo, a sua Igreja; o viticultor é Jesus Cristo. O que Deus deseja é encontrar frutos em nossas vidas. E Jesus é o viticultor que intercede por nós “Deixai-a ainda este ano”. Mais um ano está chegando ao fim, e Deus procurará frutos em nossas vidas. Encontrará algum? Quais são os frutos que temos produzido durante este ano? Espero que Deus não esteja decepcionado conosco neste fim de ano como aconteceu com aquela figueira. Esperamos que você não apresente a Deus uma vida vazia, estéril e sem frutos. Nossa oração é para que Deus tenha misericórdia de muitos que, até aqui, são estéreis, nada tem apresentar ao Senhor; o tempo passa e a vida sempre está vazia…. “Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ocupando inutilmente a terra?” v.7 Esta é a lamentação de Deus sobre muitas vidas, inúteis, que só estão aqui para ocupar espaço e as vezes para atrapalhar outras vidas. Podemos ficar comovidos com a atitude de Jesus: “Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume” v.8. Isso mostra o quanto Jesus tem trabalhado para fazer nossas vidas frutíferas…Ele está nos dando chance para produzir frutos, pois o Pai não quer figueira estéril. Devemos produzir frutos ou não temos parte com Ele. “Pelos frutos os conhecereis”.

I- A naturalidade dos fatos na parábola

A figueira estava plantada na vinha, na melhor terra, recebendo o maior cuidado. Portanto, a expectativa do dono era justa, Ele tinha o direito de encontrar fruto. Mas sua expectativa fora frustrada. Três anos sem fruto. Estamos chegando ao final de mais um ano e temos a oportunidade de fazer um balanço em nossas vidas: Temos produzido frutos? A quantos anos o Senhor está procurando frutos em nós? Naturalmente, desde que nascemos. E agora mais um ano, que dirá o Senhor a nosso respeito? Receberemos dEle aprovação? Que assim seja. “Ainda este ano” Isso implica em mais uma oportunidade, e que tenhamos sabedoria para produzir frutos neste novo ano.

II-No inicio do novo ano precisamos ter um olhar retrospectivo

Muitos anos se passaram em nossas vidas. O que fizemos? Anos de infância, adolescência e juventude. O que somos hoje? A nossa personalidade depende do desenvolvimento físico, intelectual e espiritual. O que você fez até hoje? Não podemos nos conformar com tão pouco, achando que está bom, quando estamos tão longe do ideal. Como está seu cuidado com seu corpo? O corpo é o templo do Espírito Santo e precisa ser cuidado. É importante cuidar de nossa saúde. Há exames que precisam ser feitos periodicamente. O nosso espírito precisa de nosso corpo sadio. Como está sua vida Intelectual? Você tem progredido nestes últimos anos? Está levando a serio seus estudos? O tempo passa e precisamos aproveita-lo. Como está sua vida espiritual? Você é um crente melhor hoje do que foi no inicio do ano ou do que foi no ano passado? Como tem sido seu desenvolvimento espiritual? Tudo isso faz parte dessa retrospectiva. Deus pode olhar para nós e ver que temos melhorado? Ele deseja encontrar em nossas vidas frutos. Deseja que sejamos úteis para o seu reino e para sociedade. Depois deste olhar retrospectivo, podemos fazer planos para o novo ano. É necessário que planejemos nossas vidas de tal forma que os frutos apareçam. “Pelos seus frutos os conhecereis”.

III-O texto nos revela a misericórdia Divina

Jesus trabalha em nossas vidas, Ele nos ama; e está dizendo ao Pai: Deixai-a ainda este ano. Mais um ano estamos recebendo, e devemos aproveita-lo e produzir muitos frutos. Não podemos viver como os outros anos, precisamos melhorar. Olhe para sua vida e veja quantos anos Deus está esperando para encontrar frutos? Ele poderia ter mandado cortar sua existência, mas é misericordioso, continua esperando, e todos os anos espera encontrar frutos em nosso viver. No final de 2001 Deus procurou fruto em nossa vida…2002…..2003….continua procurando. E agora está nos dando mais um ano. Devemos recebe-lo com o desejo de produzir frutos. Cumprindo nossos propósitos para com Ele. Obedecendo seus ensinos. Realizando seu trabalho.

IV-Ainda este ano implica em limite certo

Mais uma oportunidade para produzir frutos. Devemos aproveitar este novo ano para desenvolver uma vida cheia de significado e frutos. Ainda este ano pode implicar em ser a última chance, a última oportunidade para produzir frutos. Nossa vida poderá ser cortada. Uma enfermidade; um acidente; ou até mesmo a morte. Morrer não é apenas deixar de viver, morrer é também viver de forma inútil e vazia. Muitos que vivem no mundo hoje, estão mortos, porque são inúteis e não produzem frutos.

Conclusão

Deus está nos dando mais um ano, e no final deste, como dono de nossas vidas, voltará e procurará em nós frutos; não decepcione o Senhor. Que Deus nos ajude a aproveitar este novo ano produzindo muitos frutos. “Ainda este ano”.

Pr. Cirino Refosco cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões