Características permanentes do Natal

Texto: Mateus 2: 8 a 12
Tema: Características permanentes do Natal

Introdução: O natal devia ser uma festa cristã, mas infelizmente muitas pessoas não se lembram que natal é comemoração do aniversário de Jesus Cristo. O papai Noel, os presentes, os enfeites, comidas e bebidas têm desviado as pessoas do verdadeiro sentido do natal. O natal é caracterizado pela alegria, adoração e presentes. Estas foram características marcantes na atitude dos anjos, dos pastores e dos magos no primeiro natal. Sem dúvida esta festa cristã foi profanada pela maioria das pessoas, pois as mesmas atitudes dos três magos deveriam caracterizar ainda hoje as comemorações natalinas, pois o natal deve ser essencialmente uma festa cristã, espiritual, portanto. E é nesta significação espiritual que está a importância maior do natal para a vida humana.

I- O Natal e seu intenso júbilo (alegria).
“E vendo eles (os magos) a estrela, alegram-se com grande e intenso Júbilo”. Mt.2:10. O nascimento o Salvador em Belém marcou a história e tornou-se um fato de profundas penetrações na experiência humana, trazendo novas esperanças e verdadeira alegria.
Desde o início da história da humanidade havia a promessa do Salvador, e milhares de anos haviam se passado nesta expectativa. Desde o Édem Deus havia feito a promessa; “da mulher nascerá um que pisará a cabeça da serpente”. Depois fora confirmada a Abraão “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. De Abraão até o nascimento de Jesus 2000 anos haviam passado. Imaginemos uma espera de 2000 anos? Que alegria para eles? Como testemunhou o próprio Cristo “Bem aventurados sois vós, porque viram o que muitos desejaram ver”. Quantas gerações nasceram e morreram sem que pudessem ver o cumprimento das promessas de Deus feitas através de seus profetas. Felizes somos nós porque estamos vivendo a realidade desta promessa.
Quando Jesus nasce no coração humano, a vida alcança grande e intenso júbilo. O nascimento de Cristo é uma festa de alegria, porque representa a chegada ao mundo da graça que salva, que santifica e que glorifica a vida do homem desde sua existência terrena.
Com o nascimento de Cristo a Graça e a verdade desceram a terra para encher de paz, consolo, esperança e poder no coração de todos que recebem a Cristo como Salvador. O nascimento de Cristo é a resposta Divina aos anseios do coração humano afligido pelo pecado. O grande e intenso Júbilo que dominava o coração dos magos, também tem dominado os corações dos verdadeiros cristãos através dos séculos..
Para nós, Jesus é a alegria dos homens, Jesus é a alegria da vida e não um simples personagem da história.
Vivemos num mundo mergulhado em tristezas e decepções, porque falta compromisso com aquele que é o motivo de nossa alegria, JESUS.

II-O Natal e a verdadeira Adoração.
“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, O adoraram;” Mat. 2:11. O Natal é uma festa de adoração, pois marca o início de uma nova era. A era da Graça de Deus, do “Emanuel” — Deus conosco. A adoração deve ser uma atitude natural e espontânea do coração crente e piedoso, do coração em que nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor.
Profana o Natal de Jesus aqueles que o comemoram apenas socialmente, sem a adoração sincera e verdadeira. Profana o natal aquele que não adora a Jesus Cristo, à semelhança dos magos, dos anjos e dos pastores.
O natal é, portanto, uma festa de adoração a Jesus; adoração nos moldes que Ele mesmo recomendou “Deus é espírito; e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em espírito e em verdade” João 4:24. Este é o culto que deve ser prestado ao Salvador sempre.
Não existe natal para quem não adora a Jesus! E queremos convidar você a comemorar um natal diferente este ano, a fazê-lo como os magos que foram até Belém. E lá chegando, viram Maria e o menino, e prostrando=se adoraram Jesus. No primeiro natal, Jesus foi adorado.

III- O Natal do ouro, do incenso e dá mirra.
O impulso do presentear que o natal inspira é universal. O hábito de trocar presentes na época do natal é praticado por todos os povos que o comemoram. E isso tem aquecido o comércio e a industria. Mas um dos grandes problemas é o esquecimento, quase que total do Senhor Jesus Cristo.
Os magos sentiram o impulso de presentear, mas os presentes foram dirigidos a Jesus. “…e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas dádivas, ouro, incenso e mirra”. Mat.2:11b. Mas este impulso não teve origem nos magos, eles simplesmente retribuíram o presente que Deus lhes havia dado, e ao mundo inteiro. “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que DEU o seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16.
Como resultado do exemplo Divino de dar e de dar-se, o cristianismo é uma religião altruísta, cuja doutrina se resume no amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Mateus 22: 34 – 40.
Deus nos deu Jesus, como Salvador, e nós precisamos dar a Jesus nossas vidas, esse é o verdadeiro impulso do natal. Os magos receberam Jesus como presente, e retribuíram com o melhor que possuíam, dando-lhe ouro incenso e mirra.
Quem deve receber presentes no natal? Jesus. Por quê Jesus? Porque Ele é o aniversariante.
Quando você vai a uma festa de aniversário, a quem você dá presente? Por que não dá a mãe do aniversariante, ou a seu irmão ou ao visinho? A quem é dada a festa de aniversário? Ao aniversariante. Por isso podemos dizer que o natal tem sido profanado. Pois o aniversariante não recebe presentes e nem festa na maioria das famílias.

Conclusão: Estamos chegando a mais um aniversário de Jesus, dia 25 é natal. Que presente oferecerá você a Jesus? Os magos piedosos ofertaram a Cristo o melhor que possuíam. Ouro incenso e mirra. Gostaria de convidá-lo a dar o maior e melhor presente que podes a Jesus neste natal. O que você teria de tamanho valor? Deves dar a Cristo tua própria vida, teus talentos, teu coração- “Dá-me, filho meu o teu coração” Lembra-te que aquele que se deu por ti da manjedoura até o calvário, deseja um único presente de tua parte. O teu coração. Apresente neste natal tua vida a Cristo por sacrifício vivo, santo e agradável. Para comemorar um verdadeiro natal, precisas destas três coisas: Alegria pela salvação, adoração a Jesus e tua vida para Jesus farão do natal uma festa permanente em tua vida.

Pr. Cirino Refosco
cirino@missoesnacionais.org.br

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões