Não andeis ansiosos

Mateus 6:25-34

Um dos grandes males de nossos dias é a ansiedade. Grande número de pessoas, de todas as idades, estão vivendo ansiosas; até mesmos crianças de 6 ou 7 anos, passam o dia roendo as unhas, inquietas ou acionando o controle remoto o tempo todo; são sinais de pessoas ansiosas. Outros já tem sintomas físicos, problemas em sua saúde – enxaquecas, pressão arterial elevada e outros.

Essa ansiedade é produzida pela preocupação demasiada com o nosso sustento ou as nossas necessidades e também com o dar conta de nossos compromissos e responsabilidades. E hoje é difícil encontrar pessoas que não tenham um certo grau de ansiedade! Infelizmente, o mundo é formado de pessoas ansiosas, e ansiedade é o mal desse século.

Jesus chamou para seguí-lo um grupo de homens que estavam sujeitos a ansiedade, como qualquer outra pessoa. Pedro era pescador; Simão, o zelote era um radical de extrema esquerda; Mateus era um oficial da receita federal; Zaqueu era um alto funcionário da coletoria de Jericó; André era pescador e Lucas era médico. Todos eles estavam sujeitos a cair na ansiedade pela preocupação demasiada com bens materiais, pois todos tinham suas profissões que serviam de sustento para suas famílias e foram convidados a abandonar tudo para seguir a Jesus. Foram convidados a viver uma vida de fé.

Porém as pessoas com maior grau de ansiedade não são pessoas que estão passando fome, ou pessoas que não tem um teto para morar, ou pessoas desempregadas, ou que não tem vestimenta. Não senhores. As pessoas que mais sofrem ansiedade são pessoas que tem comida, tem casa, tem com que se vestir, tem carro, tem emprego, etc. Mas vivem uma vida de extrema ansiedade. Têm o desejo de possuir mais, e mais, e mais….

Nós também temos motivos para cair na ansiedade, e Jesus sabia muito bem disso. O texto que lemos mostra 8 razões para dizer não à ansiedade.

I- Porque os bens deste mundo podem ser roubados, deteriorados. V.19-21.

A Bíblia não diz que devemos parar de lutar ou que não devemos nos preocupar com o sustento. A preocupação até um limite é saudável, depois torna-se ansiedade, passa a ser prejudicial.

Jesus ensina de devemos continuar lutando como pessoas, devemos ter o melhor que pudermos, mas sem ansiedade. Sem aquela loucura em busca de coisas materiais; e muitas vezes passando por cima de outras pessoas e sendo até desonesto. Precisamos saber que tudo vai ficar aqui, e todas as coisas estão sujeitas aos ladrões que minam e roubam. Um simples Tsunami ou Katrina ou um terremoto podem destruir em segundos tudo o que uma pessoa acumulou durante décadas.

Precisamos de coisas materiais, de conforto, mas Jesus nos adverte para que tenhamos o cuidado de não colocar o coração nessas coisas, a ponto de viver e sofrer por essas coisas, ora para conseguir, ora para proteger.

II- Porque os bens deste mundo podem poluir a vida com a cobiça. V.22, 23.

Os olhos são a lâmpada do corpo. Aquilo que prende atenção dos nossos olhos pode representar o tipo de caráter que nós temos e determinar a nossa ligação com o céu ou com os valores deste mundo. Sem os olhos não existiria a cobiça e sem a cobiça não haveria ansiedade. “Ser rico não é a coisa mais importante do mundo; por isso, não use todo o seu tempo e toda a sua inteligência para ganhar dinheiro. Para que se dedicar tanto às riquezas? Elas desaparecem num instante, como um pássaro que voa para longe.” Prov. 23:4,5.

III- Porque os bens deste mundo exigem do homem uma dedicação de servo, quando o coloca diante de duas opções: Ou Deus ou as riquezas. V. 24.

A ansiedade é um sentimento de quem é escravo dos bens materiais. A opção deve ser a de servir a Deus com os nossos bens, e não a de abandonar a Deus por causa deles.

Conheço pessoas que foram tão úteis no reino de Deus enquanto sua opção era Deus, mas quando passaram o ser proprietários, foram abandonando o Senhor e hoje vivem nas trevas. Que lástima! Que escolha mal feita.

IV- Porque uma das estratégias de Satanás é fazer o homem lutar por coisas que não tem relação com aquilo que é sua necessidade básica.

E o conselho vem do homem considerado em sua época o mais rico do mundo. “Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dê nem a pobreza e nem a riqueza, dá-me o pão que me for necessário. Eu não quero ser ingrato, confiando somente nas riquezas e Te deixando de lado; também não quero ficar tão desesperado por causa da pobreza a ponto de me tornar um ladrão e manchar o Teu santo nome” Prov.30:8, 9.

Nosso espírito em comunhão com Deus é que determina a plenitude da vida, não o nosso organismo. Pode-se ter uma alimentação saudável, praticar-se esporte, porém estar sobrevivendo em relação a plenitude da vida; assim como não é a roupa bem apresentada que prova a saúde do corpo, muitas pessoas estão gravemente enfermas no entanto escondem a enfermidade por meio de uma aparência bonita.

V- A ansiedade impede o homem de possuir as coisas, quando elas lhe são dadas.

A ansiedade o torna incrédulo diante das promessas daquele que supre todas as nossas necessidades. “Fui moço e hoje sou velho, mas nunca vi um justo desamparado e nem a sua descendência mendigar pão”

VI- A ansiedade sobrevêm quando não se crê no senso dos valores de Deus. v.26, 30.

“Olhem os passarinhos!… E para Deus vocês valem mais do que os passarinhos. Olhem os lírios do campo!….Se Deus cuida tão maravilhosamente as flores do campo, que hoje estão aqui e amanhã já desapareceram, será que ele não vai, com toda certeza, cuidar de vocês?”

Deus nos ama, muito mais do que as aves e as flores. Você tem um valor e Ele sabe o que é melhor para você. Não tenho dúvidas de que Deus usa todas as coisas para nos ajudar a crer nEle como nosso provedor….

VII- A ansiedade não prolonga a vida; ela não pode aumentar os anos da existência humana. v. 27.

Quantos problemas conseguimos resolver com nossa ansiedade? Quantos anos ou momentos podemos acrescentar à nossa vida? Absolutamente nada. A ansiedade só atrapalha, trás mais problemas.

VIII- A ansiedade não produz fé, porque ela não descansa na provisão diária de Deus. v. 30.

Precisamos entender que Deus continua no controle, Ele está atento a tudo que acontece neste mundo e tudo está sob Seu controle. A ansiedade demonstra falta de fé e tem relação com o medo. Uma pessoa ansiosa é também medrosa. Tem medo do futuro, do amanhã – isso é falta de fé.

Precisamos entender uma coisa: Deus sabe e conhece quais são as necessidades humanas, dando-nos o que precisamos e não o que queremos. “Portanto, não se preocupem de forma alguma com a necessidade de comida e roupa suficientes. Não sejam como os pagãos! Pois eles se orgulham dessas coisas todas, e estão muitíssimos interessados nelas. Mas o Pai celeste que vocês tem, já sabe muito bem que vocês precisam delas, e Ele as dará a vocês se o colocarem em primeiro lugar”. V. 31-33.

Hoje não é dia de nos preocuparmos com o amanhã. “Portanto, não fiquem preocupados com o dia de amanhã. Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também. Já é suficiente a preocupação de cada dia” v. 34.

Porém, se você pode solucionar ou impedir um problema que vai estourar amanhã, ou no próximo mês; faça algo no sentido de resolvê-lo.

Aprendemos o segredo de não viver ansiosos: Colocar Deus como prioridade em sua vida; viver cada dia com toda intensidade, em sua plenitude; e confiar nas promessas de Deus.

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@gmail.com

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões