Testemunhos da Divindade de Jesus

Romanos 10:14-17 e Atos 1:3

“A fé vem pelo ouvir a boa Nova acerca de Cristo”. Para que tenhamos fé é necessário ter antes o conhecimento, que vem pelo ouvir. Antes que alguém creia precisa ter conhecimento do objeto da fé; em nosso caso da pessoa de Jesus. Fé sem conhecimento não é fé, é fanatismo. Eis a razão porque vivemos em um mundo cheio de fanáticos inconseqüentes.

Pensando sobre a fé em Jesus, a única que salva – precisamos de um profundo conhecimento de Sua pessoa. Quanto maior o conhecimento, maior será nossa fé e dependência dEle. Por isso queremos nesta oportunidade apresentar alguns testemunhos da Divindade de Jesus. Pois a fé é o fundamento da existência do povo de Deus. Os planos humanos se desmoronam, mas a palavra de Deus não falha.

Grandes conquistadores muito conquistaram, enquanto viviam…. Jesus disse que a conquista do mundo dependia de sua morte. “Quando eu for levantado da terra atrairei todos para mim”. É porque a Sua morte não era de um mero homem. Rousseau disse: Se a vida e a morte de Sócrates foram a vida e a morte de um sábio, a vida e a morte de Cristo foram a vida e a morte de um Deus.

A vida de Jesus sempre esteve cercada de maravilhas e milagres, autenticando o seu ministério.

I- As promessas no Velho Testamento e a descrição das qualidades de seu caráter e do seu ministério.

Um dos mais lindos textos se encontra no livro do profeta Isaias. Depois de tantos anos de lutas e sofrimento, o povo Judeu estava recebendo notícias de dias melhores. Não preciso dizer que todo o velho testamento registra o trabalho de um Deus Santo na preparação de um povo para o nascimento daquele que haveria de remir, não só Israel, mas também toda humanidade. Este povo, como barro na mão do oleiro, se encontrava cheio de pedrinhas que não permitiam que Deus trabalhasse de forma completa e por isso inúmeras vezes se desviaram dos propósitos do Senhor. Finalmente, por seus pecados foram feitos cativos dos Babilônicos e depois dos Medos/Persas.

Durante aqueles anos de sofrimento, anteriores ao cativeiro, veio a promessa do Senhor como um balsamo sobre eles. “O povo que está andando nas trevas verá uma grande luz. Essa luz vai brilhar e iluminar todos os que vivem na região da sombra da morte. Deus fará de Israel uma grande nação novamente. Os judeus viverão alegres como o lavrador quando chega a colheita, como os soldados que venceram uma batalha e conquistaram grandes riquezas. Deus vai quebrar as correntes que prendem o seu povo, vai acabar com os sofrimentos da escravidão, vai quebrar o poder dos que maltratam o povo judeu, como quando os 300 homens de Gideão derrotaram o enorme exército dos medianitas. Nesse dia tão lindo, não vai mais se ouvir exércitos marchando… Tudo isso porque um menino nasceu; porque Israel ganhou um filho. Ele receberá todo o poder, o governo de toda a terra. Esses serão os títulos de nobreza que Ele terá: Maravilhoso, Conselheiro, Deus poderoso, Pai eterno e Príncipe da Paz.” Isaias 9:2-6.

Mais de setecentos anos se passaram, mas a promessa se cumpriu cabalmente em Jesus Cristo. A anjo do Senhor apareceu à Zacarias dizendo que sua oração havia sido ouvida e que Isabel sua esposa teria um filho, já em sua velhice e esterilidade. Depois de 6 meses Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré dizer a Maria que ela ficaria grávida. “Não se assuste, disse o anjo, pois Deus resolveu abençoa-la maravilhosamente. Muito em breve você ficará grávida, terá um menino, e lhe dará o nome de JESUS” Lc. 1: 28-31. Depois foi a vez de José receber a visita do anjo do Senhor…. e, assim se cumpriu a profecia de Isaias e o menino nasceu, e impressionava a todos que o viam – Era a encarnação de Deus, por isso Deus poderoso, pai eterno e príncipe da paz. Seu nascimento dividiu a história. E todos os homens e mulheres do mundo, mesmo que ateus, não podem fazer qualquer referencia à história sem passar por Jesus. AC/DC ou AD.

Isaias não apenas falou sobre o nascimento, mas também sobre o ministério e morte. “Quem acreditou naquilo que nós anunciamos? A quem o Senhor vai revelar o seu poder? Aos olhos de Deus ele era um pequeno ramo, brotando de uma raiz em terra seca. Mas para nós Ele não tinha beleza alguma; não havia nada nEle para nos atrair ou para nos agradar. Nós o desprezamos e rejeitamos: Ele era um homem que conhecia por experiência própria , a dor e o sofrimento. Achamos que ele não merecia nem ser olhado por nós; não demos a menor importância a Ele. Apesar disso, Ele colocou sobre si as nossas dores, Ele mesmo carregou o nosso sofrimento. E nós pensamos que ele estava sendo castigado por Deus pelos seus próprios pecados! A verdade, porém é esta: Ele foi ferido por causa de nossos pecados; seu corpo foi maltratado por causa das nossas desobediências. Ele foi castigado para nós termos paz; ele foi chicoteado – e nós fomos curados! Nós andávamos perdidos e espalhados como ovelhas! Ele foi maltratado e humilhado, mas não disse uma única palavra! Foi levado para a morte como um cordeiro vai para o matadouro! Isaias 53: 1-7.

Durante o ministério de Jesus muitas coisas aconteceram. E Mateus dessa forma se expressou: “Isso cumpriu a profecia de Isaias: Ele levou as nossas enfermidades e carregou nossas doenças” Mt. 8:17.

II- Sua Divindade também é vista através de seu poder sobre a natureza, os demônios e as enfermidades.

Grandes multidões seguiam a Jesus em busca de saúde e comida. Mas Ele sabia disso. Outros demonstravam interesse mesmo! Como o mestre religioso judeu que disse: “Mestre, eu seguirei o Senhor onde quer que for!” Mt . 8:19b. Em seguida entrou num barco e começou a atravessar o lago com seus discípulos. De repente levantou-se uma terrível tempestade, com ondas mais altas do que o barco e os discípulos em desespero foram acordar Jesus: “Senhor, salva-nos! Estamos afundando. Então Ele se levantou, repreendeu o vento e as ondas, a tempestade passou e tudo ficou calmo.” V.23-26. Jesus tem poder sobre a natureza!

Em seguida demonstra seu poder ao encontrar-se com o Gadareno, que a muitos anos vivia nos cemitérios, era o terror das pessoas, pois andava despido e ameaçava as pessoas que por ali passavam. Quando viu Jesus deu um grito histérico e disse: “Que queres comigo, Jesus, filho do Deus altíssimo? Por favor, eu suplico, não me atormentes.” Jesus expulsou aquela legião de demônios de seu corpo e que entraram nos porcos que por ali estavam e se precipitaram no abismo morrendo afagados. Os guardas dos porcos fugiram para a cidade próxima espalhando a notícia. Logo uma multidão saiu para ver com os próprios olhos o que havia acontecido e encontraram o homem em perfeito juízo. A multidão toda ficou assustada. Jesus tem poder sobre os espíritos!

E quantos foram curados de enfermidades incuráveis? O cego Bartimeu, os 10 leprosos, o paralítico de Cafarnaum, etc. Toda

s estas pessoas reconheceram a Divindade de Jesus, até os próprios demônios. Como disse o médico Lucas, as provas são incontestáveis. Não há quem possa contestar ou refutar a Divindade de nosso Senhor.

Muitas pessoas, as mais criticas do evangelho de Jesus Cristo, são pessoas que nunca leram e nada sabem sobre Jesus e o fazem porque lhes falta a fé.

Jesus tinha poder sobre a morte. Quando soube que seu amigo, Lázaro, estava enfermo, ainda demorou 4 dias para chegar em Betânia. Quando lá chegou, Lázaro estava morto e sepultado, já cheirava mal. Jesus mandou tirar a pedra e ordenou que ele saísse, e saiu. Lazaro ressuscitou dentre os mortos. Que alegria naquela aldeia e ao mesmo tempo espanto?

A Divindade de Jesus foi testemunhada por todos os seus inimigos e reconhecida pelos próprios demônios que saíram do Gadareno “Que temos contigo, Filho do Deus altíssimo?”

Me preocupa hoje a falta de ênfase à pessoa de Jesus. Até mesmo nos cânticos. A salvação nos é dada através da fé em Jesus Cristo, pelo seu sacrifício na cruz. É pelo sangue de Jesus que recebemos o perdão de nossos pecados. No entanto, encontramos pessoas omitindo o nome de Jesus. Nome que está sobre todo o nome, diante de quem todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Senhor para a glória de Deus Pai. O romanismo o substitui pelos “santos” e muitos evangélicos pelo espírito santo. Estão até orando em nome do espírito santo ou da trindade, omitindo o nome que é sobre todo o nome, o nome de Jesus.

Recentemente ouvi de alguém que foi em uma dessas Igrejas que pregam a teologia da prosperidade e me disse que durante 2 horas de culto não ouviu uma vez sequer o nome de Jesus. Mas contou 132 vezes a palavra satanás sendo pronunciada por aquele pregador. Estão desprezando Jesus e dando Ibope a satanás.

Jesus é o próprio Deus que se fez carne e habitou entre nós em quem devemos crer para receber o perdão de nossos pecados e ter a salvação eterna.

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@gmail.com

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões