Objetivos da Igreja de Cristo
Mateus 16.13-18
De vez em quando precisamos recordar os objetivos da Igreja de Cristo enquanto vive aqui na terra. Dentre as mais nobres instituições deste mundo, a igreja é, sem dúvida, a única que é eterna, imutável e gloriosa; a igreja constrói para a eternidade; forma cidadãos para este mundo e também para o céu. Enquanto a maioria das instituições ou organizações preparam para esta vida e o máximo que conseguem ver é um cemitério à frente, a igreja prepara para além do túmulo. A igreja prepara o indivíduo para viver a eternidade.
A igreja não foi fundada por homens, mas pelo próprio Jesus, que pagou o preço para torná-la gloriosa, sem mácula nem ruga, mas santa e irrepreensível; ainda prometeu voltar para buscá-la e leva-la para junto do Pai. Que fazer quando a igreja tem sido atacada de todos os lados pelo misticismo, secularismo e tantas tendências que a fazem distanciar do Salvador? Como defende-la da indolência, da indisciplina e da frouxidão de caráter? Como ajudar nesse tempo de desrespeito às doutrinas neo – testamentárias, quando o pecado tende a manchar seu caráter espiritual? Não podemos cruzar os braços, não podemos deixar de combater o pecado.
Uma das principais tarefas é saber o que é igreja. Cometemos um dos mais graves erros quando chamamos prédio de igreja. Jesus não morreu por estruturas materiais, morreu por pessoas. Igreja é gente. É um grupo de pessoas que se reúne para adorar a Deus, proclamar o Evangelho, discipular, treinar e ajudar pessoas.
Na versão Almeida, século 21, encontramos 610 versículos com a palavra templo; sendo 532 vezes no Velho Testamento; 44 vezes nos evangelhos; 29 vezes no livro de Atos; 4 vezes nas cartas paulinas e 1 no apocalipse; todos se referindo ao local de adoração, culto ou sacrifícios como acontecia com o povo Judeu no Velho Testamento e em povos pagãos que viveram períodos anteriores ao cristianismo e em alguns povos até hoje. A seguir destacamos algumas dessas referências encontradas no Novo Testamento: “…colocou-o na parte mais alta do templo… (Mt. 4.5); …entrou no templo e expulsou todos que ali vendiam e compravam… (Mt. 21.12); …tendo Jesus saído do templo… (Mt. 24.1); …Jesus entrou em Jerusalém e foi ao templo… (Mc. 11.11); …e andando Jesus pelo templo, os principais sacerdotes aproximaram-se dele… (Mc.11.27); …enquanto estava no templo… (Mc.12.35); …quando saia do templo… (Mc. 13.1); …em frente ao templo… (Mc. 13. 3); …sentado no monte das oliveiras, em frente ao templo… (Mc. 13.5); …movido pelo Espírito foi ao templo… (Lc. 2.27); …ela não se afastava do templo… (Lc. 2. 37); …três dias depois, eles o acharam no templo… (Lc. 2.46); …de manhã cedo, ele voltou ao templo… (Jo 8.2); …ensinarei nas sinagogas e no templo… (Jo 18.20); …todos os dias no templo… (At. 2.46); …Pedro e João subiram ao templo… (At. 3.1); …então começou a andar e entrou com eles no templo… (At. 3.8); …pedindo esmolas à porta Formosa do templo… (At. 3.10); …ide, apresentai-vos no templo… (At. 5.20); …todos os dias no templo e de casa em casa… (At. 5.42); …mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos humanas… (At. 7.4)”.
Na mesma versão, Almeida século 21, encontramos 107 versículos com a palavra igreja, referindo-se a um grupo de pessoas, ainda que universal ou local. Nos evangelhos 2 vezes; em Atos 19 vezes; nas cartas, epistolas e no apocalipse 86 vezes. A igreja local é um corpo de cristãos batizados mediante a fé em Jesus Cristo e que se reúnem para juntos cumprir a Grande Comissão. Veja na lista algumas referências: “…edificarei a minha igreja…. (Mt. 16.18); …dize-o à igreja… (Mt. 18.17); …grande temor tomou conta da igreja… (At. 5.11); …perseguição contra a igreja… (At.8.1); …assolava a igreja… (At. 8.3); …a igreja desfrutava de paz… (At. 9.31); …a notícia chegou aos ouvidos da igreja em Jerusalém… (At. 11.22); …o rei Herodes decidiu matar alguns da igreja… (At. 12.1); … mas a igreja orava a Deus… (At. 12.5); …na igreja havia profetas e mestres… (At. 13.1); …quando chegaram e reuniram a igreja… (At. 14.27); …eles, acompanhados pela igreja… (At. 15.3); …pareceu bem à igreja… (Rm. 15.26); …serva da igreja em Cencréia… (Rm. 16.1); …Cumprimentai também à igreja… (Rm. 16.5)”.
Quais são os objetivos da igreja nesse mundo? Ou quais as razões de Jesus ter formado a igreja? Pelo menos 4 principais.
I. A Expansão do reino de Deus.
Em várias ocasiões Jesus demonstrou sua preocupação com a expansão do reino de Deus. “E aproximando-se, Jesus falou-lhes dizendo: ….. Mt. 28.18-20. E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mt. 24.14. Mas recebereis poder ao vir sobre vós o Espirito Santo e então sereis minhas testemunhas …. At. 1.8.” Jesus insiste com a expansão do reino de Deus. E isso será feito de 3 formas:
1.Diretamente pela igreja. Isto é, pelos próprios membros da igreja saindo para pregar o evangelho. Aquele que pouco semeia, pouco colherá……. Esse desprendimento nos é apresentado pela igreja de Antioquia: “E eles sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Finícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; o que dava grande alegria a todos os irmãos. E quando chegaram a Jerusalém foram recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos anciãos, e lhes anunciavam quão grandes coisas Deus tinha feito com eles” At.15. A igreja só avança quando todos seus membros têm responsabilidade com a proclamação do evangelho. É necessário assumir nosso posto como cristãos… e anunciar aos parentes, vizinhos, amigos, indo até aos confins da terra.
2.Enviando Missionários. Onde não podemos ir, precisamos enviar missionários. “E servindo eles ao Senhor e jejuando disse-lhe o Espirito Santo: Separai-me a Saulo e Barnabé para a obra que EU os tenho chamado. Então Jejuando e orando e impondo sobre eles as mãos, os despediram”. At. 13.2-3. Feliz é a igreja que sabe dar prioridade à obra missionária. Feliz a igreja que vê nas missões o plano de Deus para alcançar o mundo. A igreja que se envolve com missões é forte, dinâmica e vitoriosa.
3.Sustentando seus ministérios. Quando sustentamos os ministérios de nossas igrejas também estamos contribuindo para expansão do reino de Deus. “E sabeis vós ó Filipenses, que no princípio do evangelho, quando parti para a Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo quanto ao dar e receber, senão vós somente ….” Fp. 4.16, 17. “Sustentai as cordas enquanto eu desço à mina – foram as palavras de William Carey, num vibrante discurso, onde procurava convencer os seus ouvintes sobre a necessidade de investir em obreiros para o trabalho missionário”. Precisamos investir no sustento daqueles que labutam na causa, que deixam tudo para atender um chamado Divino. Não se esqueçam de dar o melhor àqueles que vos servem.
II. Conservar intactas as doutrinas Bíblicas
Paulo disse: Por isso vos enviei Timóteo, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda parte ensino em cada igreja. Tendo sido considerado um dos mais influentes apóstolos, Paulo teve o cuidado de não se apresentar como o criador de suas próprias doutrinas, mas fez da pessoa e ensinos de Cristo o centro de sua mensagem. Nenhum pregador tem o direito de mudar o sentido aquilo que está escrito nas sagradas escrituras; nenhum pode tirar ou acrescentar coisa alguma. Ninguém tem o direito de apresentar interpretações falsas para mudar o sentido do ensino bíblico e nem fazer arranjos nas doutrinas bíblicas para proteger doutrinas humanas.
Precisamos aprender a ler a Bíblia como ela é, tirando os óculos denominacionais. Quanto mais fiéis ao texto, melhor a interpretação e melhor cumpriremos nossa missão no mundo. Mais feliz seremos como igreja de Jesus Cristo. Precisamos conservar intactas as doutrinas Bíblicas.
III…Alimentar a vida espiritual do povo de Deus.
Como precisamos de água para saciar a sede, do ar que respiramos, alimento para o sustento do organismo, também precisamos da Palavra de Deus para nos alimentar a Alma. “Jesus disse: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus.” Mt. 4.4.
Jesus formou a igreja que tinha como um dos objetivos o cuidado com as pessoas. A igreja provê o alimento aos seus membros. Dá assistência espiritual a seus membros à altura de suas necessidades. É preciso que o Pastor se dedique ao ensino; que os líderes cuidem da igreja e que também haja cuidado mutuo. Igreja é uma família que desenvolve cuidado mutuo. “Perseverando unânimes todos os dias no templo e de casa em casa, e comendo juntos com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias o Senhor acrescentava à Igreja aqueles que iam sendo salvos” At. 2.46, 47.
Que responsabilidade temos como igreja do Senhor Jesus! Alimentar a vida espiritual das pessoas, não apenas os cristãos, mas todos. A Igreja aponta para Jesus, única esperança. A igreja é a voz profética nesse tempo quando quase não se ouve sobre a Bíblia.
IV. Preparar o mundo para a volta de Cristo.
Qual esperança messiânica alimentada por Israel durante séculos pelos profetas, assim também a igreja desempenha um importante papel nesse tempo. O mundo vive em desespero, sem qualquer esperança quanto a eternidade. Onde estão aqueles que deveriam anunciar o segundo advento de Cristo? Onde aqueles que deveriam estar preparando o mundo para volta do seu Senhor? Precisamos cumprir nosso papel.
“Jesus disse: Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós”. Quarenta dias após a ressurreição, estando ele reunido com muitos discípulos, foi elevado as alturas, e enquanto estavam olhando para o céu, ouviu-se uma voz de dois anjos que diziam: “Varões Galileus! Por que estais olhando para o céu? Esse Jesus que foi recebido em cima no céu, há de vir, assim como para o céu o viste ir”.
Não sabemos dia e nem hora em que voltará, mas temos a esperança que voltará num piscar de olhos. Precisamos estar preparados pois há dezenas de profecias que apontam para esse dia. Qual noivo, vira para buscar sua noiva amada, a igreja, e então dirá: “Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.
Aí estão alguns objetivos para igreja de Cristo alcançar aqui na terra. Aqui algumas das razões de sua existência no mundo.