Sobre

Biografia

Cirino Refosco nasceu no dia 2 de fevereiro de 1958, na cidade de Concórdia, SC. Viveu em um lar onde as brigas eram constantes devido ao alcoolismo de seu pai. Pequena parte de sua adolescência morou em Palmas, PR, onde vivia na rua, ora trabalhando como palhaço no circo, ora como coroinha na igreja católica. Foi um período muito difícil, quando sua mãe alimentava a família costurando roupas dia e noite, enquanto o pai vivia na rua bebendo. Depois a família voltou para Concórdia, e começou a trabalhar na agricultura e criação de frangos para um grande frigorífico. Devido ao alcoolismo do pai, Cirino assumiu a responsabilidade da família (mãe e cinco irmãos mais novos), com 15 anos de idade, trabalhando na roça e criando frangos e cuidando dos negócios da família.
Em janeiro de 1977, junto com um amigo, chamado Ernesto, e o tio Sérgio ouviu pela primeira vez falar de Jesus, por intermédio de seu tio Valsir, residente em Caxias do Sul, RS, que lhes apresentou a mensagem num estudo bíblico intitulado “Abismo Ligado”. No fim do estudo os três aceitaram Jesus como Salvador.
Naquele período estava acontecendo em Concórdia a I Trans-Catarinense e os três foram apresentados à equipe pelo tio Valsir. Começaram a freqüentar os cultos, mas tinham que percorrer 13 km (ida e volta) a pé todos os domingos para chegar à igreja.
Em 31 de outubro de 1977, Cirino foi batizado e logo se envolveu com o trabalho da congregação, que depois tornou-se igreja. Também iniciou um trabalho de Escola Bíblica em sua casa, no sitio, onde sua mãe, irmãos e vizinhos aceitaram Jesus.
Em janeiro de 1978 aconteceu a II Trans-Catarinense e como em sua casa havia uma congregação, foram designadas três jovens para trabalhar em seu distrito, entre as quais, sua futura esposa. Em 1979 sentiu chamado para o ministério, mas estava muito ocupado com a família e ficou preocupado em deixar sua mãe e seus irmãos sozinhos. Conversou com seu pastor, que disse que não o via como alguém vocacionado e que não o recomendaria ao seminário. Mas Deus continuava falando ao seu coração e só em março de 1981 resolveu deixar tudo para trás e atender definitivamente a voz de Deus, tendo a certeza de que Deus supriria as necessidades de sua família.
Sua chamada missionária se deu com o envolvimento com missões. Sendo fruto de Missões Nacionais, desde os primeiros dias de vida cristã esteve envolvido com o trabalho em sua igreja, conhecendo as carências do trabalho missionário e do povo nas pequenas cidades.
Outro fato que confirmou sua decisão de ir para o campo aconteceu depois do casamento, ocorrido em 19 de junho de 1982, com Regina Helena Ferreira. Ele e sua esposa fizeram uma poupança para compra da casa própria, mas ao ler o livro “Paixão pelas Almas” de Oswaldo Smith, resolveram que o dinheiro deveria ser usado para resgatar almas do inferno, dando tudo para o Senhor, inclusive a vida.
Chegou ao Rio de Janeiro em 1981 para estudar Teologia no Seminário Teológico Batista de Laranjal, em São Gonçalo, RJ. Cirino foi ordenado ao ministério da palavra em 5 de janeiro de 1985. Apresentaram-se a Missões Nacionais e foram enviados em 21 de fevereiro de 1985 para o Vale do Piancó – sertão Paraibano (1985-2001), seu primeiro campo de trabalho; Cirino, Regina, que estava grávida de cinco meses e com o filho Cirino Ferreira (26/07/1983) com um ano e seis meses de idade. Além de Cirino Ferreira, e Rossana (26/06/1985), o casal teve ainda mais uma filha: Cynthia (22/08/1989).
A tarefa era plantar igrejas em toda a região do sertão composta de 17 cidades na época, hoje 18. Iniciaram o trabalho com a revitalização da Igreja Batista de Piancó, cidade mais antiga da região. Em seguida iniciaram a abertura de frentes missionárias em outras cidades: Boaventura, Aguiar, Coremas, Igaracy, Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Ibiara, Pedra Branca. E revitalização de Itaporanga e Conceição. Ainda trabalharam em Diamante e Serra Grande. E além do Vale do Piancó iniciaram o trabalho em Princesa Isabel e interinamente atenderam por quase dois anos a Igreja Evangélica Batista de Patos e as congregações de Teixeira e São Mamede.
Foram 16 anos de abençoado ministério no qual tiveram a alegria de batizar 747 novos crentes e treinar dezenas de irmãos entre pastores, missionários e evangelistas, que hoje estão à frente do trabalho na região. Além disso, trabalharam na construção dos nove templos e seis casas pastorais dessas igrejas e congregações. Levaram para Itaporanga Curso Elementar de Educação Religiosa, do Seminário de Educação Cristã – SEC, de Recife, PE; Teologia (Licenciatura) pela ABECAR – Mogi das Cruzes, SP; Teologia (Bacharel) pelo Instituto Teológico Batista de Ensino Superior da Paraíba,que conta com 15 alunos. Criaram a Cooperativa de Profissionais de Ensino e Trabalhadores em Atividade Meio do Vale do Piancó, que administra cinco colégios batistas na região.
Ainda ele trabalhou 11 anos como gerente administrativo da Junta de Promoção Social da Convenção Batista Paraibana, na coordenação do Projeto Água Viva.
Em fevereiro de 2001 foram desafiados a trabalhar como coordenadores regionais de Missões Nacionais nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Mudaram-se para João Pessoa, bairro Brisamar, e iniciaram as atividades religiosas freqüentando a PIB de João Pessoa; depois sentiram que deveriam plantar uma igreja entre os bairros João Agripino e Brisamar, convicção que surgiu enquanto realizavam os cultos domésticos. Como família fizeram uma reunião com este objetivo e o início do trabalho aconteceu no dia 22 de outubro de 2001 com a realização de cultos de oração diários às 17h30. Algumas pessoas apareceram para orar com a família e resolveram em conjunto iniciar as atividades de pregação em 11 de novembro de 2001.
Algumas pessoas afastadas do evangelho havia anos se reconciliaram e outras passaram a se reunir com a família, pois quase não iam às suas igrejas e outras aceitaram Jesus e assim iniciaram mais uma igreja para glória de Deus. Em 11 de novembro de 2003 organizaram a PIBJA – Primeira Igreja Batista do João Agripino, com 50 membros. Hoje são 90 membros e 110 alunos na EBD com freqüência de 120 pessoas aos domingos à noite. Desde o início do trabalho, tem um culto de oração diário com média de 15 pessoas. Participam da evangelização do Brasil e do mundo com evangelismo pessoal no bairro da igreja e bairros vizinhos, Plano Cooperativo, ofertas do dia especial de Missões Mundiais, Estaduais e Nacionais. Desde o início do trabalho as ofertas missionárias da igreja são do tamanho do orçamento mensal. Adquiriram um terreno e pretendem construir o templo, mas sem prejudicar o trabalho missionário, pois o objetivo principal são vidas e não prédios.

Texto escrito aproximadamente em 2005.

Fonte: Missões Nacionais


Cirino Refosco
cirino@missoesnacionais.org.br
www.missoesnacionais.org.br