O que fazer em tempos de crise!

Texto: Isaias 6: 1-8



Introdução

O mundo atravessa por grandes crises. Em alguns lugares é a crise financeira; em outros é a crise familiar; em alguns é a crise moral; e há também crises sociais. Há portanto, crise no governo, na família, na Igreja, na escola, e na sociedade. Mas diante disso, será que a palavra de Deus tem alguma mensagem para nós neste tempo? Se queremos enfrentar a crise com otimismo, precisamos fazer duas coisas: 1- olhar para o passado e saber que noutros tempos, aconteceram situações semelhantes. E como aquelas crises foram superadas? Quem não aprende da história comete os mesmos erros. 2- Precisamos conhecer os princípios da palavra de Deus que nos ajudam a enfrentar a crise. A Bíblia deve ser sempre a nossa âncora de segurança na hora da tempestade. Os princípios de Deus são eternos, portanto, eles lançam luz em meio às trevas. Eles apontam para o rumo a seguir nas horas de dificuldades. Vamos olhar para o texto, a experiência de Isaias e encontraremos a resposta para os momentos de tensão que estamos atravessando.

I- A DESCRIÇÃO DE UM TEMPO DE CRISE


O grande monarca Uzias, depois de 52 anos de próspero reinado, morreu, deixando um vácuo no trono, e instabilidade política em Judá. O poder Executivo estava de luto. O poder Legislativo estava corrompido onde homens abusavam do poder e decretavam leis injustas para esmagar o povo. Assim Isaias descreve a situação: “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão para negarem justiça ao pobre…” Is.10:1,2. O poder Judiciário também havia sido maculado pela corrupção. Os juizes recebiam suborno para condenar os pobres e inocentes. Havia grande injustiça, era um escândalo… A Religião também estava condenada pela corrupção. Os sacerdotes profissionais, vendiam suas consciências, e os profetas da conveniência profetizavam mentiras ao povo. Havia um ritual pomposo, mas o povo estava longe de Deus, enfermo por causa do seu pecado, com as mãos contaminadas de sangue; multiplicavam os altares só para aumentar seus pecados diante de Deus. A Economia estava abalada, o pobre ficava cada dia mais pobre, e o rico cada dia mais rico. Isaias 5:8. A crise financeira sempre interessa a um pequeno grupo, que tira proveito. A crise elevou os impostos. Todos estes problemas tomaram conta do povo a ponto de seus valores serem invertidos. Isaias 5:20 diz: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; põem o amargo por doce e o doce por amargo”. Com essa inversão de valores o caos se estabeleceu na sociedade. O povo perdeu o referencial. E a crise Espiritual foi o resultado natural de todas as outras crises associadas. Isso levou o povo a uma religiosidade falsa, sem vida. Não é diferente a situação de nossos dias!

II- EM VEZ DE DESESPERO NA CRISE, DEVE-SE PROCURAR A CASA DE DEUS

A crise aumenta quando esse conselho não é colocado em prática. Isaias não mergulhou sua alma no desespero, ele não enfiou a cabeça na areia, como faz o avestruz, quando está diante do perigo. Isaias reagiu diante da crise e buscou solução não simplesmente nos recursos da terra, mas junto ao trono de Deus, entrando na casa de Deus. Muitas pessoas, na hora da crise, abandonam a Deus, deixando de se congregar com os irmãos. Decepcionam-se com Deus, esfriam na fé, duvidam das promessas. Isaias, todavia, foi ao templo; buscou socorro no Senhor. Asafe, também, quando em crise, quase a ponto de esmorecer, foi ao templo e encontrou restauração para sua vida, compreensão da problemática que o afligia (Salmos 73). Foi no templo que Zacarias viu o desejo de seu coração cumprido. Foi no templo que Ana ouviu uma palavra libertadora para sua alma e cura para sua esterilidade. E sua vida foi tirada de um poço de depressão. Foi em Betel (casa de Deus), que Jacó viu o céu aberto e ouviu as benditas promessas de Deus. Como você tem enfrentado as crises que atingem sua vida e sua família? Siga o exemplo dos servos do Senhor do passado e você terá forças para suportar todo e qualquer problema.

III- OLHE PARA O CÉU E NÃO APENAS PARA AS CIRCUNSTÂNCIAS

Isaias viu Deus assentado no trono. Deus está na sala de comando do universo. Ele reina, independentemente das crises que assolam a terra. Ele é soberano e Seu trono não se abala. Ele dirige e controla todas as coisas. As crises da terra não atingem o trono de Deus. Reinos se levantam e caem, reis aparecem e desaparecem, mas Deus continua no trono (Salmos 46). E se Ele continua no trono nossa crise não vai durar para sempre. Ele transforma tragédias em bênçãos (José no Egito). Ele exalta o necessitado, apanha do monturo e faz assentar entre os príncipes. Jesus acalma as tempestades de nossa vida…quando Ele se levanta, faz cessar os ventos e as ondas…Por isso, não olhe para as circunstâncias, crave seus olhos em Jesus. Como nos exorta o escritor aos Hebreus 12:1,2: “Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que estava proposto suportou a afronta e desprezou a ignomínia”. Precisamos ter consciência da santidade de Deus. Deus está no trono e a coisa mais importante na vida é ter comunhão com Ele. Precisamos conhecer Seu poder e também Seu caráter… Diante dele até os serafins cobrem o rosto e cobrem os pés, como símbolo de reverência e humildade. Quando chegamos perto de Deus, descobrimos, que a nossa maior tragédia não é a crise que nos cerca, mas o pecado que está enraizado em nosso peito. “Ai de mim que estou perecendo, pois sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios e os meus lhos viram o Senhor…” Deus é santo e a nossa necessidade mais profunda não é apenas ficar livres de uma crise externa, mas sermos santo, como Ele é Santo. Precisamos que nos purifique de nossos pecados, mas para isso precisamos reconhecê-los como fez Isaias: “ Sou um homem pecador!” Ninguém pode ter uma verdadeira visão da glória de Deus sem se sentir profundamente pecador, perdido. Jó disse: “Agora os meus olhos te vêem e me abomino no pó e na cinza” Jô 42:5,6. Pedro, olhando para Jesus disse: “Retira-te de mim Senhor, porque sou um homem pecador” Lucas 5:8. Quando olhamos para Deus, Santo, a consciência do pecado nos mata, nos esmaga… Daí o motivo de satanás usar a idolatria, para desviar as pessoas de Deus e assim não vêm seus próprios pecados.

IV- VISÃO CLARA DOS DESAFIOS DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS

Na crise, precisamos ter uma visão clara dos desafios de Deus para nossa vida. Deus falou a Isaias de dois desafios no capitulo 6. 1- O desafio da restauração. O nosso Deus é o Deus do perdão. É o Deus que salva, liberta purifica, transforma e faz tudo novo em nossa vida. Isaias foi purificado. As brasas do altar tocaram-lhe os lábios e seu pecado foi perdoado. Ele foi restaurado por Deus. Para enfrentar a crise externa, Deus o restaurou internamente. Assim como Jesus restaurou a mulher samaritana; salvou Zaqueu; abriu os olhos de Bartimeu; purificou os leprosos; fez o paralítico andar e levou o ladrão da cruz para o paraíso, você precisa receber hoje a restauração de sua vida, e purificação para os seus pecados. 2- Vem o desafio da missão (v.8). Cada um tem uma missão a desempenhar. Isaias não se omitiu; ele se colocou nas mãos de Deus e foi um grande profeta, um poderoso atalaia num mundo em crise. Só depois da purificação podemos entender a missão.

Conclusão

Alexandre Duff foi missionário na Índia. Dedicou sua vida à pregação do evangelho àquele país em crise. Depois de Velho voltou para casa para desafiar jovens a dar continuidade ao seu trabalho. Desafiou os jovens com todas as forças de sua alma e fez um ardoroso apelo, mas ninguém se prontificou; ficou tão chocado que teve uma parada cardíaca no púlpito. Levaram-no para uma sala, fizeram-lhe massagem ao coração, os médicos disseram que não podia mais falar. Ele respondeu: Eu não posso deixar de falar! O levaram ao púlpito e ele, com voz embargada de emoção, dirigiu-se ao auditório dizendo: Meus queridos jovens, se a rainha deste país vos convocasse hoje para uma tarefa diplomática em qualquer lugar do mundo, iríeis com orgulho. O rei dos reis, o Senhor dos senhores, Jesus Cristo, aquele que morreu por vós, vos convoca para irdes à Índia e não quereis ir. Então irei eu. Já estou velho e cansado, não poderei fazer muita coisa, mas pelo menos morrerei as margens do Ganges e o povo indiano saberá que alguém os amou e se dispôs a levar a eles o evangelho da salvação. Nesse momento, uma emoção profunda tomou conta do auditório e em meio às lágrimas, muitos jovens se levantaram com disposição de irem para a Índia como missionários. E você, está disposto a atender ao chamado de Deus? Sua santa convocação? Primeiro para a salvação e depois para o serviço. Você não está aqui por acaso, Deus tem uma missão para você!

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões