Um grande contraste

Texto: Marcos 8: 27 – 9:1



Introdução

É possível que um pessimista se torne otimista, mas só quando ele aprender a ter uma perspectiva diferente de vida. O nosso ponto de vista depende da maneira que vemos e interpretamos os acontecimentos. E como crentes, precisamos aprender a nos livrar do pessimismo, pois podemos causar grandes dissabores às pessoas que nos rodeiam se formos discípulos da tristeza. Prejudicamos nosso testemunho cristão se tivermos uma personalidade confusa; damos com isso a impressão de que a religião é uma coisa tenebrosa. Se há alguém neste mundo que tem o direito de sorrir de verdade é o crente, pois o riso do mundo não passa de zombaria oca. Precisamos como crentes enfrentar a vida de forma realista e prática. Sabendo ao mesmo tempo que aquele que tem o mundo em suas mãos fará com que todas as coisas contribuam para o nosso bem. Jesus estava no monte Hermon e aproveitou a oportunidade daquele retiro, longe de Herodes, dos Fariseus e dos Saduceus para ensinar aos seus discípulos a respeito da crucificação, que havia de acontecer dentro de poucos meses. E passou a esclarecer-lhes que Ele era Ele mesmo, pois outras pessoas O haviam identificado como Elias, João Batista ou qualquer dos profetas. A esta altura Jesus queria ter a certeza de que os seus seguidores mais próximos o haviam identificado corretamente. E foi Pedro quem deu a resposta: TU ÉS O CRISTO, FILHO DO DEUS VIVO. Tu és o Messias prometido v. 29. Jesus pediu que eles não espalhassem este fato, visto que os que o apoiavam queriam faze-lo rei imediatamente e os que eram contrários queriam uma desculpa para prendê-lo. Em seguida Jesus passou a desvendar as verdades sobre a crucificação. E Pedro o interrompeu dizendo que não iria permitir que Ele, Jesus, se submetesse a tal sofrimento. Jesus então responde a Pedro: Para trás de mim, satanás, porque não cuida das coisas que são de Deus ao invés de cuidar das que são dos homens? V.33. Encontramos no texto, algo que parece bem confuso; há de fato uma confusão de idéias entre o que nós pensamos e o que Deus pensa.

I- Encontramos um contraste de princípios


“Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á.” v.35. Há neste versículo um aparente contraste, porque o homem diz que a vida consiste em ganhar, em receber; mas Jesus diz que a vida consiste em dar. Isso causa confusão na vida de muita gente, que não consegue compreender os princípios do evangelho de Jesus Cristo. Quando alguém se aproxima de Deus para receber, está enganado, porque somos convocados a dar. Há um contraste entre os princípios dos homens e o principio de Deus. Por isso o moço rico teve dificuldade para entender o que Jesus lhe disse. Ele havia investido todo seu tempo para juntar riquezas, bens materiais e quando se aproximou de Jesus para saber como herdar a vida eterna. Mateus 19:16-30. Jesus o mandou vender seus bens e dar aos pobres e em troca teria um tesouro no céu. Depois, disse Jesus, vem e segue-me. Ele ficou confuso e saiu triste. Se aproximou para receber e Jesus disse que ele precisava dar. Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-a. Perde-la, porque no principio dos homens, ser crente é perder a vida. Deixar de beber, de adulterar, mentir, roubar, enganar, participar das festas profanas é perder. Mas para Deus, aquele que deixa a vida mundana, é um ganhador, um vitorioso. Esse principio é evidenciado na vida de Jesus, como disse Paulo em II Coríntios 8:9 “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, fosseis enriquecidos”. Ou “Mais bem aventurada coisa é dar, do que receber”

II- Encontramos um contraste de pessoas

“E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. O homem diz que o ego deve ter preeminência, mas Deus diz que o salvador deve estar em primeiro lugar. Todos sabem que nosso ego tem vontade e desejos, nosso ego quer aparecer, deseja sobre sair, gosta de estar em destaque, gosta de aplausos e elogios; nosso ego tem desejo de possuir tudo e de ser o melhor de todos. O mundo vive para satisfazer seu ego. O senhor ego. Mas Deus diz que precisamos rejeitar a vontade própria, precisamos rejeitar o comodismo e a justiça própria. Ninguém é bom demais para ter direito a coisa alguma. Ninguém merece nada nesse mundo. Devemos dizer não para o ego e deixar Jesus assumir a direção de nossa vida. O homem diz: eu sou… mas Deus diz: EU SOU. Tomar a cruz cada dia e segui-lo é viver com humildade, dependendo dEle em tudo. E isso é muito diferente daquilo que as pessoas costumam pensar. E é aqui que muitas pessoas não conseguem entender o evangelho de Jesus Cristo. Mas o verdadeiro crente, sabe o que é tomar cada dia a sua cruz e seguir Jesus. Podemos ter os mais elevados cargos na sociedade, mas sabemos que nada somos, e que, se não fora as misericórdias de Deus estaríamos perdidos. “Aquele que quiser ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”.

III- Encontramos um contraste de lucros

“Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que daria o homem em resgate de sua alma? Portanto, qualquer que dentre esta geração adultera e pecadora, se envergonhar de mim e destas minhas palavras, também eu me envergonharei dele quando vier na glória de meu pai com os santos anjos” v. 36-38. Toda a vida de um ser humano consiste em ter lucros; todos trabalham para obter lucros neste mundo, mas Deus nos diz para trabalhar para obter lucro na eternidade. Se pudermos ganhar o mundo, por quanto tempo ele durará? A nossa vida é comparada a um vapor que aparece e logo desaparece. A doença e a morte podem tirá-la de nós rapidamente. Quantos homens lutaram para conquistar o mundo e de repente morreram sem saber porque? Alexandre – O grande, com apenas 23 anos de idade, havia conquistado o mundo e gritou triste: Dá-me mais mundo e eu conquistarei! Pouco depois caiu morto e foi comido pelos bichos. Quantas pessoas têm investido suas vidas para conquistar e ter lucros e morreram como miseráveis. Alguns gritando em desespero, com as mãos cheias de dinheiro, podendo comprar qualquer tipo de remédio e contratar os melhores médicos do mundo, mas morrem solitários e agonizando, sendo comidos pelo câncer, deixando para trás toda sua fortuna. Disse Jesus: “O que adianta ao homem ganhar o mundo todo se perder a sua alma? Ou, o que daria o homem em resgate de sua alma?” Aquilo que os homens chamam de lucro, Deus chama de perda. Aquilo que chama de sabedoria, Deus chama de loucura. Porque há um contraste entre o que Deus pensa e o que os homens pensam. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus estão mais altos do que a terra, assim os meus pensamentos são mais altos do que os vossos pensamentos e os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos” Isaias 55: 8,9. Quanto temos investido na eternidade? Cuidado para não investir toda sua vida naquilo que o tempo apagará, a traça e a ferrugem consumirá. Se ganharmos o mundo e perdermos a alma, teremos perdido tudo.

Conclusão

Parece confuso mas não é. O homem tem feito toda confusão porque está acostumado a investir em coisas passageiras desta vida; não tem olhado para o alto, para Deus. A maioria das pessoas estão absorvidas com este mundo, pensando que aqui ficarão para sempre. Estão envolvidos em seus próprios interesses. Gostaria que você começasse a pensar nas coisas que são de Deus. Vida eterna não é coisa ilusória, é real. Você precisa da vida eterna, mas para isso terá que crer em Jesus e seguí-lo.

 

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões