O homem mais esquecido do mundo

Texto: Lucas 16:19 a 31

Tema: O homem mais esquecido do mundo

Introdução: A nossa mente é extraordinária, é o computador mais sofisticado que existe. É da mente humana que surgem as idéias e então o avanço tecnológico e científico que aí está. No computador podemos armazenar muitos dados, mas de vez em quando temos que acrescentar memória. Compramos pentes de memória e HDs mais potentes. Quanto a mente humana, tudo que ouvimos desde o principio de nossa vida está registrado em nosso subconsciente, e não há limitação de dados que podemos armazenar. Ninguém chegou ao fim da capacidade da mente humana. Deus nos fez e nos deu essa capacidade, tanto de pensar como de aprender as coisas, porque não quer que as pessoas se esqueçam das coisas que são mais importantes na vida. Nos preocupa, por outro lado a síndrome do esquecimento. Temos ouvido muitas pessoas dizendo: Eu ouço as coisas, mas logo esqueço tudo. Eu não consigo me lembrar do que ouvi ontem. O esquecimento tem sido um grande problema na atualidade. Mas outras vezes lembramos do que queremos esquecer e esquecemos o que gostaríamos de lembrar.    Esta é a mente humana!

Acabamos de ler a parábola do rico e Lázaro, que é um complemento da parábola anterior, do “mordomo infiel” que também trata de dinheiro. Em ambas às histórias Jesus mostra as conseqüências da incredulidade, sob as formas do endurecimento do coração, da sensualidade e do esquecimento do próximo, de Deus e da vida além túmulo.

Como o mordomo esqueceu que um dia teria de dar contas de sua mordomia, este rico se absorveu numa vida de prazeres, que deixou de fazer o bem a um infeliz, que jazia à sua porta, desejando encher seu estômago com as migalhas que caiam de sua mesa. Esqueceu de coisas que são fundamentais à vida. Deixou de servir a Deus, que estava completamente fora de suas cogitações humanas. Agora estava no inferno, sofrendo, e em desespero pede compaixão, misericórdia, mas era tarde demais. Por quê este homem foi para o inferno? O que teria esquecido de tão importante?

I- Ele esqueceu de DEUS.

Este homem estava tão envolvido com as riquezas, com o trabalho, que não sobrou tempo para pensar em Deus, ou para, pelo menos olhar para sua vida espiritual. Ele estava completamente esquecido de que Deus existe. Seu conceito, era como de muitos hoje: Deus é coisa imaginária, coisa para gente que não tem o que fazer, coisa de gente desocupada, coisa de gente que não pensa, não raciocina, de tolos. Este é o problema de muitas pessoas hoje, se acham auto-suficientes, estão tão envolvidos com as atividades do dia a dia que não tem tempo para pensar em Deus. Isso cauteriza um indivíduo e o torna materialista, secularista, egoísta, ateu.

“Então diz o néscio em seu coração: Não há Deus”

A bíblia nos exorta a buscar ao Senhor enquanto podemos achar e invocar o seu nome enquanto está perto. Is. 55:6. E nos versos. 8 e 9 diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Precisamos lembrar o que disse o Senhor através do profeta Isaias 59:6 “As suas teias não se prestam para vestes, os homens não poderão cobrir-se com o que eles fazem, as obras deles são obras de iniquidade…” O homem rico foi para o inferno por ter-se esquecido de Deus.

II- Ele esqueceu que um dia ia MORRER.

A vida é muito boa, mesmo com todos os problemas e circunstâncias que enfrentamos diariamente. É difícil encontrar alguém que não queira viver, mesmo que seja a pessoa mais doente do mundo, ou a mais pobre do mundo, ou a mais maltratada do mundo. Todos querem viver. Imaginem o rico da parábola? Ele que tinha todos os recursos em suas mãos? Ele queria viver e viver bem, estava acumulando dinheiro e riquezas para viver pra sempre; esqueceu que um dia ia morrer.

Este é um grande problema, pois muitas pessoas estão vivendo como se nunca fossem morrer, não estão nada preocupados com isso. Não estão preparados para a morte. Continuam só pensando na vida terrena, acumulando bens, tesouros como se fossem viver eternamente aqui na terra. Mas isso é um engano!

Jesus contou a história, de um homem que vivia desta forma, e esteve todos os dias preocupado com trabalho, em fazer fortuna e certo dia, estava pensando em como armazenar a colheita daquele ano. Resolveu derribar seus celeiros e construir outros ainda maiores e ali recolheu toda a safra. Então disse: “Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos, Come, bebe, folga e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?”

Louco é todo aquele que se prepara para a vida e se esquece de Deus. Louco é aquele que acha que escapará impune do todo poderoso.

O Salário do pecado é a morte…todos pecaram e separados estão da glória de Deus…

Ao homem está ordenado morrer uma só vez…. Rm. 6:23, 3:23 e Hb. 9:27.

III- Ele esqueceu que seria JULGADO.

“Está ordenado ao homem morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo. Heb. 9:27. E todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo, para prestar contas daquilo que temos feito, quer bem, quer mal. Romanos 13:12.

Se você tem uma audiência marcada, não pode esquecer e estará presente e acompanhado de um advogado. Você junta documentos e testemunhas para provar sua inocência. O que você mais espera é o veredicto do Juiz. Absolvido! Que alívio! Que benção! Mas se você esquece do dia da audiência e não comparece ao local, você é condenado. Você não pode fazer descaso da justiça.

A justiça Divina é muito maior do que a Justiça humana. E o homem da história esqueceu que depois da morte seria julgado. Esqueceu de entregar sua causa ao grande advogado, Jesus Cristo, e agora era tarde demais. Simplesmente esqueceu que seria julgado.

“Mas Deus prova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo,muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira.” Rm 5:8 e 9. Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Rm. 8:1. É Jesus que nos justifica diante de Deus.

Quão miserável é o homem que se esquece do julgamento; como é triste ver tantas pessoas vivendo erradamente neste mundo, pensando que escaparão impune de seus pecados. Ninguém poderá esconder-se do grande dia, o dia do julgamento. Todas nossas obras serão reveladas e provadas como que pelo fogo. Até as coisas mais secretas o Senhor manifestará.

Salmo 139: 7 a 12 “ Para onde me irei do teu espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo ao céu, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo do abismo, lá estás também. Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas com efeito me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.”

Este julgamento pegará muitos de surpresa, pois àquilo que pensavam estar correto e lhes dar garantias, será ilusório, como palha colocada ao fogo; não sobrará nada para o justificar diante de Deus. O dia do julgamento será de terror para muitos, e principalmente para os que vivem esquecidos deste dia.

IV- Ele esqueceu que precisava se ARREPENDER de seus PECADOS.

A necessidade de arrependimento sempre foi apregoada por Deus através de seus profetas. Não há salvação sem arrependimento de pecados. “Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis”.

Noé pregou o arrependimento durante 120 anos.

João Batista pregava o arrependimento “Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus.

Jesus pregava o arrependimento”Arrependei-vos e crede no evangelho”

Mas o homem da parábola não estava preocupado com isso, viveu uma vida dissoluta, no meio da púrpura e do linho fino, era pecador como todos o são, mas esqueceu-se do arrependimento, talvez pensasse em deixar para mais tarde e foi apanhado de surpresa e não deu mais tempo.

Se alguém partir desse mundo sem o arrependimento de seus pecados, estará perdido e condenado ao inferno. Pode ser um religioso, piedoso, pode ser uma beata que rezou todos os dias de sua vida, pode ser membro de uma Igreja, caridoso, mas se não se arrepender, irá para o inferno.

O arrependimento é a condição para o reino de Deus, não existe outra forma de salvação. Engano fatal é esquecer-se do arrependimento dos pecados. E ninguém tem autoridade de mudar o que Deus determinou.

E só Jesus tem poder para perdoar pecados!

V- Ele esqueceu que depois da morte NÃO TERIA AJUDA.

Há tantas pessoas como este homem da parábola. Pensam que terão ajuda depois da morte. É triste alguém morrer na esperança de encontrar ajuda no além. Muitos estão confiados em rezas, em velas, nos santos, na virgem Maria, mas que decepção será. Outros estão confiados em seus familiares, mas que decepção. Depois da morte não há ajuda de ninguém, nem de Cristo, nem de Deus Pai.

Hoje você pode contar com Jesus, pois Ele é o salvador do mundo, nosso advogado, mas no dia do juízo, Ele será o Justo Juiz. Juiz não ajuda, só dá a sentença. Cada pessoa será julgada de acordo com a obediência a palavra de Deus. Se a pessoa tiver seguido os ensinos de Cristo, estará seguro. Ao contrário, se não obedece aos seus ensinos, estará condenada, perdida.

Depois da morte não há ajuda. “Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda Lázaro molhar o dedo na água e venha me refrescar a língua….”

Meu amigo, aproveite o tempo que Deus está lhe dando. Acerte sua vida espiritual antes que seja tarde.

Conclusão: Dá pena pensar no homem desta história, quanto sofrimento! Como todo materialista, pensou que tudo fosse matéria; esqueceu das coisas fundamentais da vida. Esqueceu de Deus, esqueceu que um dia ia morrer, esqueceu que depois da morte vem o julgamento, esqueceu de arrepender-se de seus pecados e esqueceu que depois da morte não teria ajuda. Foi um louco durante sua existência terrena e um perdido na eternidade.

Aqui está um alerta para todos. Não brinquem com as coisas espirituais. Sua vida é o tempo que Deus está lhe dando para que você se prepare para a eternidade. Tome uma decisão ao lado de Cristo enquanto tens oportunidade.

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@gmail.com

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões