Elias e o confronto dos deuses – Só o Senhor é Deus

Texto: I Reis 18: 20-40



Introdução

Elias é um grande nome – significa Yahwéh é DEUS. Elias foi profeta no século IX a.C. Seu ministério foi dedicado ao reino do norte – Israel. Deus estava trabalhando a 1100 anos com este povo, desde o chamado de Abraão 2000 a.C. Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué, Gideão, Sansão, Samuel, Saul, Davi, Salomão – reino unido; e no reino dividido, Jeroboão – Israel e Roboão – Judá. Existe um paralelo entre Elias e Moisés. Elias foi acompanhado e substituído por Eliseu – Moisés, foi acompanhado e substituído por Josué. A morte dos dois envolve mistério e a transladação do corpo. Elias subiu ao céu em uma carruagem de fogo e o corpo de Moisés nunca foi encontrado. E exatamente Elias e Moisés apareceram ao lado de Jesus no monte da transfiguração, Mc. 9:4. Elias vivia nas montanhas de Gileade e seu ministério se desenvolveu no período do rei Acabe e sua esposa Jezabel, quando estes governavam o reino do norte com mão forte. Jezabel havia introduzido a idolatria entre o povo erguendo altares ao deus Baal; práticas pagãs e bruxarias eram desenvolvidas neste período; ela mandou exterminar os profetas do Senhor porque cria que a seca desse tempo era conseqüência da ira de Baal sobre estes profetas. Todas estas coisas acenderam a ira de Deus, que enviou Elias para um confronto; afim de que o povo, mais uma vez, soubesse quem era o verdadeiro Deus.

I- O desafio


A grande seca que o povo estava sofrendo era conseqüência da idolatria, mas Jezabel acusava os servos de Deus. Elias fora enviado por Deus e apresentou uma proposta: ÓH, povo de Israel, ouça – “Se o Senhor é Deus, servi-o; se baal é deus, servi-o”. Mas quem é o Deus verdadeiro? O povo precisava conhecer o verdadeiro Deus. Isso precisa acontecer na vida de cada pessoa. Chega a hora onde é preciso fazer a distinção. Quem é o deus que você serve? Não podemos coxear entre dois pensamentos. Não podemos servir ao Senhor e baal. 500 anos antes Josué havia desafiado o povo a tomar uma posição- “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem deveis servir, se aos deuses a quem serviram vossos pais dalém do Eufrates ou se aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais; porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Josué 24:15. Tanto a proposta de Josué como a de Elias, era para que o povo pudesse tomar uma posição, e para isso o confronto foi necessário. Assim como naquele tempo, ainda hoje é necessário que o povo conheça o verdadeiro Deus. A história em foco aconteceu no monte Carmelo e lá estavam, Elias e 450 profetas de Baal. Muitas vezes parecemos poucos diante de tanta idolatria. Mas o desafio foi apresentado: O Deus que responder, esse é Deus. Na hora da dificuldade, na hora da decisão, apenas o Senhor responde aos seus servos. Os outros deuses enganam com favores esporádicos e paliativos, mas o Senhor é o único que responde ao clamor de seus servos. O Deus que responder, esse é Deus.

II- A resposta de Deus

Os profetas de baal eram 450 e clamaram desde o amanhecer até a tarde e o silêncio foi sua resposta. Mas a proposta era para que o fogo descesse do céu e consumisse o holocausto…então clamaram, se cortaram, mas não houve resposta. Elias os desafiou para que gritassem mais alto, talvez baal estivesse dormido ou viajando e nada de resposta…. Mas quando Elias se aproximou, disse: “Oh! Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me Senhor, responde-me, para que o povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizestes voltar o seu coração. Então caiu fogo do céu, e consumiu o holocausto, e a lenha e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava ao redor” v. 36-38. Através da resposta, da ação divina veio discernimento, e o povo caiu com o rosto no chão e disse: “Só o Senhor é Deus. Só o Senhor é Deus.

III- A atitude do servo do Senhor

Uma das coisas mais importante na vida de um servo de Deus é a confiança; é ter certeza que Deus responde. Elias tinha essa confiança e disse: “Enchei de água 4 cântaros e derramai sobre o altar (holocausto) e sobre a lenha. E disse: fazei-o segunda vez, e fizeram. E disse: fazei-o terceira vez, e fizeram.” V. 34. Elias tinha certeza que o Senhor responderia com fogo. Elias teve coragem de repudiar a idolatria e o pecado; teve coragem de quebrar os pactos. “E Elias disse ainda: lançai mão dos profetas de baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os matou” v. 40.

Conclusão

Esta Igreja tem anos de experiência com o Senhor. Naturalmente muitos confrontos foram travados. E nessa comemoração estão testemunhando que o Senhor é o mesmo, ontem hoje e eternamente o será. Só o Senhor é Deus! Porque é o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, e de Elias, é o Deus que ouve e que responde. Quantas orações respondidas? É a Igreja que promove o confronto entre o Deus verdadeiro e os deuses falsos. No tempo de Elias o monte Carmelo serviu de palco para o confronto dos deuses. Nesta noite este templo é o palco do confronto. Que Deus você serve? Baal? Baal está morto! Você precisa crer no Deus que ouve orações, no Deus que criou o céu e a terra, no Deus que fala ao coração. Yahwéh é o seu nome. Queremos lhe convidar para colocar sua confiança no Senhor. Ele diz… “Fazei prova de mim, para ver se eu não agirei…” Você precisa experimentar o poder de Deus em sua vida. Quem sabe há pessoas aqui, que são religiosas, mas que nunca experimentaram o poder de Deus….chegou a hora do confronto. Venha para Jesus…pois ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente o será. Quem vive com Jesus nesta vida estará com ele na eternidade, mas quem vive sem Jesus nesta vida, passará a eternidade sem sua presença.

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

2 Responses to “Elias e o confronto dos deuses – Só o Senhor é Deus”

  1. Legal o texto!
    Gostei muito!
    Bjos

  2. Não é apenas um texto legal.É Deus mostrando todo o seu poder e a sua gloria ao ser humano.É Deus mostrando-nos quem é que manda.


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões