Desafios que se apresentam como gigantes

Texto: I Samuel 17:1-50



Introdução

“Nosso maior desafio não é vencer os adversários, mas acreditar que podemos vencê-los”. Quando acreditamos, temos meio caminho andado, pois vivemos um tempo de muitas incertezas e falta de fé, onde a maioria das pessoas sequer entra na luta, não acreditam que podem, usados por Deus, realizar grandes coisas em nome do Senhor. Mas devemos nos aperceber que nossa vida pode ser comparada a uma guerra, ou a uma corrida, a uma competição; se queremos chegar vitoriosos precisamos entrar na luta e ultrapassar todos os obstáculos, e alguns deles se apresentam como verdadeiros gigantes, quase intransponíveis. Com freqüência somos confrontados com adversários bem maiores do que nós. Problemas que parecem impossíveis de ser eliminados de nossas vidas, mas devemos prosseguir na luta sem esmorecer na certeza que Aquele que está conosco é Maior do que aquele que está com eles. Esta também foi a situação de Israel, no reinado de Saul, Golias era um gigante de Gate, media quase três metros de altura e afrontou Israel, desafiando-o para que enviasse alguém para lutar com ele, mas entre os soldados não havia um que tivesse coragem para lutar contra Golias. Os filisteus estavam num monte de um lado e Israel estava num monte do outro lado e no meio um vale andava Golias gritando e desafiando o povo de Deus para a luta. “Ele, pois, de pé, clamava às fileiras de Israel e dizia-lhes: Por que saíste a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo e matar-me, seremos vossos servos; porém, se eu prevalecer contra ele e o matar, então sereis nossos servos e nos servireis” v.8, 9. O desafio de Golias é presente no dia-a-dia de nossas vidas, porém, em nome de Jesus a vitória nos é garantida. Vivemos em um país que é chamado de gigante, “gigante pela sua natureza” mas há problemas que enfrentamos a cada dia que também são gigantes..

I- Quais os gigantes que precisamos vencer no Brasil?


Temos em nossa nação adversários que nos oprimem, e contra eles precisamos nos levantar em nome do Senhor dos exércitos: 1- A desigualdade social. A desigualdade social é de um desnível brutal, pois enquanto uns lutam para sobreviver, outros não sabem o que fazer com o dinheiro….uns tem oportunidade para estudar e não o fazem, enquanto outros não tem com quer pagar os estudos….enquanto uns não sabem quantos imóveis possuem, outros não tem onde morar….etc. 2- A instabilidade econômica. Há tempo que lutamos como brasileiros para conquistar a estabilidade econômica, no entanto, o desemprego continua gerando crise. Ninguém sabe o que será no futuro. Já se fala no fim da previdência, pois está falida a muitos anos. O dinheiro do recolhimento mensal tem sido usado para outras coisas que nada tem a ver e com isso muitos que lutaram a vida toda estão sendo lesados e muitos que esperam por uma aposentadoria não sabem como será no futuro. 3- Os vícios culturais. Infelizmente ainda existe a idéia ou a cultura de que, o que interessa é me dar bem, não importa os outros. O importante não é o bem da nação, é o bem estar pessoal. E essa é a cultura da maioria de nossos políticos que estão afundando nossa nação. 4- O desinteresse espiritual. O Brasil está infestado por todo tipo de influencia espiritual que atua de todas as formas. Que tristeza ver nosso país entregue à idolatria. Não podemos nem pedir a Deus que abençoe nosso país porque isso é contra Sua vontade, pois Deus não pode abençoar um povo idólatra. Precisamos orar pedindo libertação da idolatria. 5- O consumo de drogas. Nunca se ouviu de tantas famílias que sofrem por causa de um de seus membros e as vezes mais de um viciado em drogas. Drogas matam, desestruturam, escravizam, etc. É o mal do último século. Até hoje ninguém conseguiu e nem conseguirá resolver o problema das drogas em nosso país. Quanto sofrimento os pais tem passado, mas hoje podemos dizer que filhos também sofrem ao verem seus pais viciados ou envolvidos do trafico. São Gigantes que estão diante de nós, mas não podemos esmorecer, precisamos de forças vindas do Senhor para continuar na luta até que consigamos derrota-los. Deus conta com seu povo nessa luta.

II- O desafio de Golias em Israel

O maior desafio para Israel não era Golias, mas a desobediência do rei Saul. Até aqui haviam sido dirigidos por Deus, homens que o próprio Deus levantava para dirigir a nação. Mas começaram a observar os povos visinhos que tinham reis, e pediram para si um rei. Deus atendeu seu desejo, mas isso constituiu-se na maior tragédia que o povo experimentou. Alguns reis se exaltaram em seus corações e desprezaram ao Senhor e conduziram o povo a ruína. Agora Israel: 1- Estava vivendo um novo sistema de governo, a monarquia. Saul era rei. E foi completamente rejeitado por Deus pela sua desobediência e pouco caso que fez à palavra de Deus. Passou por cima da ordem divina que só os sacerdotes deviam queimar incenso no altar, ele mesmo queimou incenso e foi rejeitado pelo Senhor. 2- O rei não tinha capacidade de liderança. “Então, veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto Saul como rei; porquanto deixou de me seguir e não cumpriu as minhas palavras. Então, Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda. Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia de sua morte, mas Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto Saul rei sobre Israel” I Sam.15:10, 11 e 35. 3- Os filisteus oprimiram Israel por duas gerações. 4- Golias humilhava Israel, seu rei e seu Deus. “Disse mais o filisteu: Desafio hoje as fileiras de Israel; daí-me um homem, para que nós dois pelejemos. Chegava-se, pois o filisteu pela manhã e a tarde; e apresentou-se por 40 dias. E todos os homens de Israel, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, tomados de pavor” 17:10,16 e 24.

III- Davi, jovem temente a Deus, vê a afronta e se dispõe a lutar e vence o Golias

1- O confronto era desproporcional. Um gigante, guerreiro experiente contra um jovem aparentemente inexperiente. “Então disse Davi a Saul: Não desfaleça o coração o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu. Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro 5 seixos lisos…e tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu. O filisteu também vinha se aproximando de Davi….Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era jovem, ruivo, e de gentil aspecto” V.32, 40-42. 2- As armas eram desproporcionais. Lança, couraça, escudo, espada, capacete contra uma funda e cinco pedras do ribeiro. 3- A vitória foi desproporcional. Davi venceu o gigante em nome do Senhor, confiando em Deus, enquanto Golias confiava em si próprio. “Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne as aves do céu e às bestas do campo. Davi porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” v.44, 45.

IV- Lições que aprendemos com Davi

As lutas fazem parte de nosso dia-a-dia, mas só conseguem vitórias pessoas que: 1- Pessoas que são responsáveis. Davi deixou o rebanho com outros, bem como a comida que o pai enviara a seus irmãos. Davi, então, se levantou de madrugada e, deixando as ovelhas com um guarda, carregou-se e partiu, como Jessé lhe ordenara…. e Davi, deixando na mão do guarda da bagagem a carga que trouxera, correu às fileiras; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem” v. 20,22. 2- Pessoas que se envolvem. O desafio não tinha apenas a ver com Saul ou com o exército de Israel, mas com cada pessoa. “Enquanto ainda falava com eles, eis que veio subindo do exército dos filisteus o campeão, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate e falou conforme aquelas palavras; e Davi as ouviu.” v 23. 3- Pessoas capazes de harmonizar ambição e fé. Davi tinha ambição humana, seria recompensado.”Diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para desafiar Israel. Ao homem, pois, que o matar, o rei cumulará de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e será a casa de seu pai em Israel”v. 25. Davi tinha fé, pois o desafio era, antes de tudo contra Deus. “Pois quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? 26b. 4- Pessoas corajosas. Davi lutou contra o medo para enfrentar o gigante. E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu” V.32. 5- Pessoas que conhecem suas próprias limitações. Davi sabia que ele não era bom com as armas de soldado, mas ótimo na funda. Conhecia a si própria. 6- Pessoas que vêem o futuro com clareza presente baseada na fé e esperança. Confiou na vitória. “ Davi disse: Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há DEUS em Israel. E para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos.” v. 46, 47. 7- Pessoas que se lançam a luta. Davi não esperou o gigante atacar, atacou primeiro.”Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi. Vendo, então, os filisteus que o seu campeão estava morto, fugiram.” v. 48, 50, 51b.

Conclusão

Para vencer os gigantes de nossas vidas precisamos ser responsáveis, não buscar as coisas da maneira mais fácil, mas com trabalho, esforço e responsabilidade. Não ser tomado pela indiferença só porque o problema não é seu e não lhe incomoda, mas estar preocupado com o bem estar dos outros. É necessário compromisso com o próximo. Ter ambição sadia, mas não priorizar o lado material e sim o espiritual. Ter coragem de falar e lutar contra a injustiça oferecendo padrões cristãos. Olhar para o futuro com otimismo e esperança, crendo que em nome do Senhor tudo pode ser mudado, não se deixe vencer pela depressão…..Tome uma posição firme de fé e ação.

 

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões