A base da vida espiritual

Texto: Lucas 6:43-49



Introdução

A Bíblia ensina que a vida do homem é de acordo com o que está dentro de seu coração. Por sua vez, o coração representa o centro da personalidade, incluindo em si o intelecto, a consciência e a fonte das emoções. O texto que acabamos de ler, faz parte do grande sermão pregado por Jesus – o sermão do monte. Nesse sermão Jesus tratou de muitos assuntos, principalmente os relacionados à vida cristã. A vida cristã, no conceito de Jesus é algo extraordinário, e bem poucos cristãos, em nossa época, sabem o que é realmente viver a vida cristã. Há muita confusão entre ser religioso e ser cristão. Viver religiosamente e viver de acordo com os princípios bíblicos. Àqueles que ainda não experimentaram o novo nascimento, jamais conseguirão viver a vida cristã e nem conhecerão o poder de Deus. Ser cristão é muito mais do que ser membro de uma Igreja ou viver em busca de bênçãos materiais. A vida de uma pessoa, nos ensina Jesus, não consiste em sua aparência exterior, mas naquilo que está dentro de seu coração. A pessoa pode ser um artista e representar muito bem a vida cristã, mas isso não a faz uma cristã. Cada um é, na verdade, o que está dentro de seu coração, ou pensamentos. Na Bíblia a palavra coração é de extensão mais abrangente do que pensamento. A Bíblia trata das coisas com muita profundidade, e às vezes não alcançamos tudo o que o Senhor deseja nos ensinar. A palavra nos diz que o perverso de coração nunca alcançará o bem. “Abomináveis para o Senhor são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer” Prov. 11:20. Graças a capacidade psíquica, o ser humano dispõe daquilo que se chama livre arbítrio, mediante o qual lhe é conferido o poder de opção. Isso quer dizer que o ser humano pode compreender e escolher o bom ou o mau, o bem ou o mal., o que é benéfico ou maléfico. Tudo na vida de uma pessoa são reflexos de seus pensamentos. Quem vive deliberadamente anarquizando, traduz a anarquia que tem dentro de si. Dessa forma a manifestação exterior vem a ser apenas conseqüência de uma situação interior. Isso é o que diz também a psicologia. A Bíblia existe antes da psicologia.

I- Uma árvore boa produz bons frutos assim como uma árvore má produz maus frutos


“Não há arvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Portanto, cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas” V.43, 44. Creio que todos que me ouvem, entendem um pouco de árvores; sabem que existem árvores boas e árvores más. Não podemos esquecer, no entanto, que a aparência, às vezes, engana. Nem sempre àquela árvore bonita produz bons frutos. A doçura do fruto não depende do tamanho e nem da beleza de uma árvore, mas sim de sua natureza, espécie. O que Jesus queria ensinar com isso? Usou esta figura para ilustrar a vida de uma pessoa cristã. Nem sempre a aparência de alguém condiz com o que está em seu coração. Muitas pessoas podem usar máscaras, podem ser artistas e representar muito bem a vida cristã, mas isso não diz que sejam cristãs. Uma pessoa é conhecida pelos seus frutos. Você é aquilo que está em sua natureza – pecador. Por isso é necessário o novo nascimento. Quando Deus enviou Samuel para ungir um novo rei para Israel, disse: “Não atentes para a sua aparência, nem para a altura de sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o que está diante de seus olhos, porém, o Senhor vê o coração” I Samuel 16:7. Saul, era forte e esbelto, mas havia sido rejeitado por Deus. A vida de uma pessoa, depende do que está em seu coração. Seu comportamento, seu testemunho, é o fruto de sua vida. Quem teria de colocar para fora o que está em seu coração?

II- O coração é um tesouro de onde procedem as saídas da vida

“O homem bom, do bom tesouro tira o bem, e o mau, do mau tesouro do coração tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração” v. 45. Como vemos, o coração é um tesouro. Deus fala ao coração. Esta é uma palavra dirigida ao coração. Por isso a Bíblia declara que o coração precisa ser mudado e, então todas as atitudes mudam. “Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne” Ez. 36:26. Tirarei o coração insensível e vos darei um coração sensível. Jesus disse: “Porque do coração do homem procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, maus testemunhos, blasfêmias, avareza, maldades, engano, inveja, soberba, loucura; todos estes males procedem do coração e contaminam o homem” Marcos 7:21 – 23. Entendemos, portanto, que o coração do homem precisa ser mudado. “Porque o perverso de coração nunca achará o bem”. Veja o que mais Deus disse: “Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e criai em vós um coração novo e um espírito novo” Ez. 11:31. E mais: “Então espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificareis. E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos e os observeis” Ezeq. 36:25-27.

III- A obediência vem do coração e não da lei

“Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos mando” V. 46. Para aqueles que não querem obedecer, não há como faze-lo. Existem leis e penas para os infratores ou transgressores. Mas apesar de tantos códigos- penal, de transito – para punir os infratores, sabemos que quando soltos, grande parte retorna ao mundo do crime. Porque as leis não conseguem mudar o coração do homem. A Bíblia declara que o coração do homem é perverso. Tentamos cercar as pessoas de leis mas pouco ou quase nenhum resultado conseguimos. Os pais que tentam fazer com que os filhos lhe obedeçam através de rígidas determinações, quase nada conseguem. Para que a vitória seja certa, os pais precisam colocar no coração dos filhos o desejo de obedecer. Não adianta encher o espaço com placas fazendo proibições, com leis tentando regulamentar condutas. Isso nada adianta se a obediência não vem do coração. Obediência sob pressão não é duradoura. Devemos olhar para a Bíblia, seus ensinos, e coloca-los em pratica em nossa vida. Lembrando que a obediência precisa vir do coração. Os fariseus obedeciam regulamentos de sua religião, mas não com o coração; e Jesus os chamou de sepulcros caídos, cobras venenosas, hipócritas. Cada cristão precisa ter em seu coração o supremo desejo de obedecer ao Senhor. “dar-vos-ei um só coração, espírito novo podei dentro deles; tirarei de sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne” Ezeq. 11:19. Uma comparação abençoada: 1- “Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem prudente que edificando a sua casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pode abalar, por ter sido bem construída” V.47,48. Nossa fortaleza espiritual depende da obediência voluntária à palavra de Deus. Aquele que obedece, jamais será abalado; as tempestades deste mundo poderão bater com força sobre sua vida, mas não será abalado. A firmeza de nossa vida depende da maneira como estamos construindo. 2- “Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a areia, sem alicerces, e, arrojando-se a tempestade contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa” v. 49. Quem ouve a palavra de Deus e não obedece, não tem base, não tem alicerce, e vai cair; e será grande a sua queda.

Conclusão

Cabe aqui uma análise: Como está você construindo sua vida espiritual? Sua vida é de acordo com o que você tem em seu coração. Seu comportamento é de acordo com o que você é no seu interior. Se teu coração ainda não foi mudado, está em pecado; seus atos serão reprovados por Deus. Permita que teu coração seja transformado pelo poder de Deus nessa hora. Só Ele pode tirar seu coração de pedra (insensível) e colocar um coração de carne (sensível), obediente. Permita que o Espírito Santo trabalhe em sua vida… Obedecer é fundamental à vida. É a base da vida espiritual.

 

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões