Os riscos do fracasso na fé

Texto: Romanos 12:3-5

Introdução

Somos membros do corpo de Cristo e todos nós temos uma missão especifica no reino de Deus e na Igreja local. Não podemos estar fora do corpo e muito menos inativos, prejudicando a obra do reino de Deus. Muitas pessoas, hoje, não contribuem em nada com o reino de Deus; outras já foram grandemente usadas, mas agora estão completamente afastadas e presas por laços destrutivos. Conheço pessoas que foram bênçãos e hoje são maldição, pedra de tropeço, para pessoas que desejam conhecer Jesus. Nós, servos de Deus, não podemos perder de vista que somos membros uns dos outros. Isso significa que nossos fracassos atingem outras pessoas. Assim como um membro enfermo afeta o corpo todo, a derrota de um membro da Igreja, corpo de Cristo, afeta a Igreja toda, e pode levar a Igreja local à morte. A Bíblia refere-se aos heróis da fé, mas menciona também os que fracassaram na fé.Muito falamos sobre os heróis da fé, aqueles que venceram em suas vidas; convém refletir também sobre a experiência desses que fracassaram, procurando tirar lições para evitarmos o fracasso. O que teria levado estas pessoas ao fracasso espiritual? Quais as causas do fracasso?

I- O fracasso é causado pelo amor as coisas materiais


Um desses que fracassaram em suas vidas foi Acã. O livro de Josué narra sua história. “Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel” Jos. 7:1. Israel havia sido vitorioso sobre Jericó; Deus havia entregue a Josué aquela cidade com seu rei e seus valentes. Israel simplesmente havia rodeado a cidade 6 dias, uma vez ao dia e no sétimo dia rodeou 7 vezes e gritou fortemente e os sacerdotes tocaram as trombetas, e o muro caiu. Josué 6:20,21. Houve uma grande vitória, mas esqueceram da ordem divina. “A cidade, porém, com tudo quanto nela houver, será anátema ao Senhor…Mas quanto a vós, guardai-vos do anátema….” 6:17,18. Todo ouro e utensílios de bronze e de ferro deveriam ser consagrados ao Senhor e levados ao seu tesouro. Contudo Acã tomou para si coisas condenadas. “Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente, pequei contra o Senhor, Deus de Israel, e eis o que fiz: quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos ciclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de 50 ciclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa” Jos. 7:20,21. Isso foi o suficiente para que Israel fosse derrotado por um pequeno exército da cidade de AI, que ficou envergonhado. Acã pecou e Israel foi derrotado. Para que a benção do Senhor retornasse foi preciso que o anátema fosse retirado do meio do povo.Acã e toda sua família foram apedrejados até a morte e queimados. Acã pecou e Israel ficou totalmente contaminado. Acã fracassou em sua vida por causa da ganância, por causa de seu amor aquela capa babilônica, as moedas de prata e a cunha de ouro, e traiu a maldição sobre todo Israel.

II- O fracasso é causado pela vaidade

Outro exemplo de fracasso foi Gideão. A Bíblia diz que o povo de Israel estava sofrendo muito por causa dos medianitas, dos amalequitas e também de outros povo do oriente. Israel clamou ao Senhor e o Senhor enviou Gideão para livra-lo. Gideão foi grandemente usado por Deus e com apenas 300 soldados venceu os medianitas com 135.000 soldados fortemente armados. Contudo, a vitória foi parcial porque ele não perseverou e nem vigiou. Gideão tinha um exercito de 32.000 soldados; mas Deus mandou que apregoasse, dizendo: Quem for covarde ou medroso, volte para casa. Voltaram 22.000 soldados. Deus ainda achou muito 10.000 soldados e fez um teste no ribeiro onde apenas 300 foram aprovados e Deus contou com estes e entregou os medianitas em suas mãos. Depois desses grandes feitos o povo o convidou para ser o seu rei. Disse que não seria rei mas pediu ao povo as arrecadas do despojo….e foi o peso das arrecadas de ouro que ele pediu 1700 ciclos de ouro, afora os crescentes, as cadeias e as vestes de púrpura que os reis de Midiã trajavam, afora as correntes que os camelos traziam ao pescoço. Disso fez um éfode (santuário para culto idólatra) e o pos na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ele; e foi um laço para Gideão e para sua casa. Juizes 8:23-27. Gideão não cultivou a vigilância e a dependência de Deus e consequentemente teve um fim terrível. Ele foi posto de lado e o povo escravizado. A liderança caiu e o povo também. Quantos já foram usados por Deus, mas que hoje se encontram destruídos, fracassados. Quantos fizeram voto de obediência, mas que não cumpriram! Se deixaram prender pelo pecado, pela opressão maligna, pelo ouro…cuidado com a vaidade, com o orgulho. Após uma grande vitória, poderá vir uma grande derrota. Precisamos ter bases firmes e sólidas para agüentar as pressões internas e externas, humanas e espirituais. Muitos seguidores de Jesus também o abandonaram. “Por causa disso muitos de seus discipulos voltaram para trás e não andavam mais com Ele” Jo. 6:66. Precisamos orar e vigiar para não entrar em tentação. Mateus 26:41. Em toda história, encontramos aqueles que abandonaram a fé. II Tim, 1:15 e 4:10.

III- A luta contra a tentação

O fracasso de alguns não significa que todos têm que fracassar. A palavra de Deus diz que todos que quiserem viver piamente padecerão perseguições. “E, na verdade, todos que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” II Tim. 3:12. Perseguições terríveis vindas do inferno, dos homens maus, do mundo e da própria Igreja quando esta se afasta de Deus e perde a visão de Jesus como Senhor. Mas o servo de Deus pode sair vitorioso de todas as perseguições. A decisão de viver uma vida comprometida com Deus, geralmente não confere com a opinião da maioria das pessoas, então vem a perseguição. Quando Daniel propôs em seu coração não se contaminar com as iguarias da mesa do rei, foi parar na cova dos leões; quando Sadraque, Mesaque e Abdenego propuseram não dobrar seus joelhos diante da estatua de Nabucodonazor, foram parar na fornalha de fogo ardente; quando João Batista resolveu pregar condenando o pecado, sua cabeça foi decepada e colocada numa bandeja; quando José resolveu não ceder ao assedio de sua patroa, foi parar na masmorra na prisão; quando Jesus começou a condenar a hipocrisia religiosa, foi parar no calvário, pregado em uma cruz. Mas nada disso pode frustrar os planos de Deus. Ele cumpre os seus propósitos e sua vontade nunca será frustrada. “Certa vez um rapaz se fantasiou de diabo/demônio para uma festa à fantasia. Aquele rapaz pos chifres, pintou-se de verde, colocou dois dentes grandes e esquisitos, vestiu uma capa e saiu. Começou a relampejar e chover e ele precisava se abrigar em algum lugar. Havia uma Igreja evangélica no caminho, de onde se ouviam cânticos do povo reunido. O rapaz fantasiado escondeu-se debaixo da marquise do templo a fim de se proteger da chuva. Acabou a energia elétrica e ele com medo entrou no templo. As pessoas que estavam no templo começaram a gritar: Olhem o diabo, vamos embora daqui, corram todos. Muitas pessoas foram atropeladas e outros pularam pela janela. E o pastor perguntava: O que está acontecendo? Não saiam! Mas continuavam a gritar: olhem o diabo! Olhem o diabo! Havia uma jovem tocando órgão e o rapaz fantasiado começou a andar em sua direção e foi aproximando-se dela meio confuso, sem saber o que estava acontecendo então ela disse: Não vem não! Eu nunca incomodei você; nunca chamei você; nunca fiz nada contra você; nunca falei mal de você”. É natural que isso nos faça rir! Mas as vezes acontece coisas piores conosco; alimentamos o medo, o receio, e nos sentimos impotentes diante de espíritos enganadores. Há pessoas que nunca são perseguidas, porque não incomodam ninguém, são acomodadas, frias, afastadas de Deus, são falsos crentes. Mas os verdadeiros crentes são alvos do tentador.

Conclusão

Muitos fracassaram; muitos fracassam e muitos vão fracassar. Porque descuidaram e descuidam de sua comunhão com Deus. E o fracasso de um membro da Igreja atinge a Igreja. Mas você pode viver uma vida de vitória em Cristo Jesus!

Pr.Cirino Refosco cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões