Por quê creio em Cristo!

Texto: Colossenses 2:8

Introdução

Você crê em Jesus Cristo? Mas por quê você crê? Seria por causa de alguma emoção, ou algum desejo de crer naquilo que achas não ser verdadeiro? Existe alguma evidência real de Cristo? Posso garantir que o cristianismo é a única religião que se baseia em evidências históricas. A Bíblia nunca nos convida para uma fé cega, mas sim para uma fé naquelas coisas estabelecidas pela evidência; e as evidências sobre Jesus são esmagadoras. Ninguém pode dizer que descrê em Jesus por falta de evidências. E a grande questão no mundo é se cremos ou não em Jesus Cristo. Os incrédulos raramente são convencidos por argumentos porque a fonte da incredulidade está no coração e não na mente. A mente e o coração depravados produzem palavras, obras e ações ímpias. Que diremos sobre Jesus Cristo? Ele é o fundador da maior religião de toda história da humanidade. O cristianismo conta com 1.320.000.000 de adeptos. Alguns dizem que Ele foi apenas um mito; que nunca existiu. Mas a questão não é só falar, alguém conseguiu até hoje provar que Jesus Cristo não existiu? Esta pode ser uma hipótese, mas a fé cristã não se baseia em hipóteses, mas em evidências. Hipótese é algo não provado ou comprovado ao passo que as evidências são as provas. Há hipóteses que são absurdas. Nenhum historiador de renome, em toda história do cristianismo, jamais conseguiu negar a existência de Jesus Cristo. As evidências históricas da existência de Jesus Cristo são maiores do que as evidências que sustentam qualquer outro evento da história antiga. Quais, por exemplo, as evidências de que Pedro Álvares Cabral tenha descoberto o Brasil? Só a carta de Pero Vaz de Caminha. Nós aceitamos esta hipótese, mas existem outras que não são analisadas.

I-Como sabermos que Jesus Cristo realmente existiu?

Simplesmente porque a Bíblia assim diz? Poderia ser, pois só na Bíblia encontramos 4 biografias de Jesus Cristo sem nenhuma contradição. Mas além dos evangelhos temos o testemunho de outros historiadores que é bem mais exato e detalhado do que qualquer historiador secular. Além das 4 biografias e o testemunho dos historiadores do novo testamento, como Pedro, Paulo, Tiago, e João, (não o evangelista); temos historiadores seculares que falam a respeito de Jesus. Mas existe algum escritor antigo que mencione a pessoa de Jesus Cristo? As pessoas que pensam que não existe, estão completamente equivocados, pois entre os historiadores seculares podemos citar mais de uma dezena, dos mais renomados, que escreveram sobre Jesus. Temos motivos suficientes na história Bíblica para crer na existência de Jesus, mas vamos ver também o que outras pessoas escreveram: Pôncio Pilatos, governador da Judéia, que condenou Jesus Cristo à morte, escreveu sobre extraordinárias atividades a seu superior, o imperador Tibério César e num relato bem conhecido de outros historiadores foi encontrado o seguinte: “E Herodes, Arquelau, Filipe, Anás e Caifás, com todo o povo, entregaram-me Jesus, fazendo grande alarde contra mim, que eu deveria julga-lo. Eu, portanto, dei ordens para que Ele fosse crucificado, tendo primeiro mandado açoitá-lo, sem ter achado nEle nenhuma causa para as acusações. Quando Ele foi crucificado houve trevas por todo o mundo, tendo o sol escurecido ao meio dia…até as três horas da tarde.” Este é um testemunho do próprio Poncio Pilatos, escrito com o seu punho. E exatamente como escrito pelos historiadores Bíblicos. E Tácito, historiador, relembra que Jesus Cristo foi crucificado por Poncio Pilatos durante o reinado de Tibério Casar. Outros historiadores tentaram convencer o povo de que houve um eclipse, entretanto, sabe-se que Jesus Cristo foi morto por ocasião da Páscoa e que era tempo de lua cheia, e que não pode haver um eclipse do sol com lua cheia. Grande parte dos historiadores apontam para Cristo como o fundador do cristianismo, no primeiro século de nossa era. Lembrando que a Igreja Católica surgiu no século IV, como desvio dos ensinos evangélicos. E que a Igreja protestante surgiu no século XVI. Mas a Igreja evangélica vem do primeiro século. Muitos tentaram de todas as formas destruir o cristianismo, mas nunca o conseguiram, como o imperador Juliano, que puxou sua espada e apontou para o céu, e derrotado na luta para reerguer o paganismo, ferido ajuntou o seu próprio sangue, jogou para o alto e clamou: Venceste Galileu. Temos muitas evidência da existência de Jesus Cristo, por isso podemos crer em seu nome de olhos fechados; Ele existiu, existe e continuará existindo. Ele continua fazendo uma obra extraordinária na vida de milhares de pessoas. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente” Hebreus 13:8.

II-Que diremos do caráter de Jesus Cristo?

Pelo estudo das biografias dos homens e mulheres que pisaram este planeta chegaremos a seguinte conclusão: Quanto mais se estuda a vida de uma pessoa, tanto mais descobriremos os seus defeitos e empalidece o seu fulgor. Não importa o quão grande o herói possa ter sido, se você o examina de perto, vê os seus pés de barro; vê suas fraquezas; todos os seus pontos fracos…mas se tratando de Jesus Cristo, quanto mais se examina sua vida, quanto mais se estuda, Cristo se torna mais puro, mais sagrado e mais amável. Não existe em toda história do mundo um paralelo. Quanto mais sua vida é estudada, mais impressionante se torna. Apenas pessoas ignorantes poderiam dizer algo negativo sobre Jesus. Jesus é o Cristo transparente. Ele é aquele que nunca fez nada errado, o único que ninguém jamais encontrou erro algum. Ele é a única pessoa que pode desafiar: “Quem dentre vós me convence de pecado?” Ele é o homem perfeito, exemplo para humanidade. Há pessoas que dizem: Evangelho é para pessoas ignorantes, gentinha, só estas pessoas poderiam acreditar em Jesus Cristo. Isso é engano! Ignorante é aquele que não crê, porque não conhece. Gostaria de apresentar o que algumas pessoas, das mais cultas do mundo, disseram sobre Jesus: Rousseau (Russô), gênio francês disse: Não há comparação para Cristo. Paul Friedrich: Jesus é o mais puro entre os poderosos e o mais poderoso entre os puros. Renan: Quaisquer que sejam as surpresas do futuro, Jesus jamais será ultrapassado. Nunca existiu e nem existirá alguém que chegue pelo menos perto de Jesus no que diz respeito ao seu caráter. Lamentamos o número de pessoas, que nada sabem a respeito de Jesus, e estão tentando manchar o seu caráter, desfazer sua obra, mas isso ninguém conseguiu e nem conseguirá. Mentes superficiais dizem muita besteira, mas mentes profundas são as que pensam antes de falar, para não ser tido como ignorante. Um desses exemplos foi o escritor e ator Russo que fez o filme “a última tentação de Cristo” Assistir este filme causa náuseas, revela a ignorância total do artista, sua falta de conhecimento de Cristo. Uma prova disso é que o filme está mofando nas locadoras. Isso é falta de sabedoria, pois o sábio sabe mais do que diz, mas o tolo diz mais do que sabe. Existem muitas religiões no mundo, mas nenhum de seus fundadores pode se igualar a Cristo, fundador do cristianismo. Diga alguma coisa sobre Buda, Confúcio, Maomé, Alancardec, Josef Smitt, Russell? Todos pobres pecadores, sem ter nada a oferecer para as pessoas senão engano e mentira. Todos de caráter manchado; processos na Justiça, amantes, roubos, etc. Jesus não tem manchas, seu caráter é intocável.

Conclusão

Leon Toltoí, grande gênio das letras Russas, que foi um ateu dos mais extremados, disse o seguinte: Durante 35 anos eu fui um homem que não cria em nada, um socialista revolucionário; mas faz agora 5 anos que a fé aconteceu em minha vida. Eu passei a crer na doutrina de Jesus Cristo, e toda a minha vida sofreu uma transformação repentina. Jesus é mais do que tudo que as pessoas podem pensar dele. Ele é o Deus encarnado. Jesus Cristo é real e um dia veremos que isso é fato, pois diante dEle, todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Senhor. Temos motivos infindáveis para crer em Jesus. Você precisa, antes que seja tarde demais, colocar sua fé em Jesus. Pois este é o tempo que Deus lhe dá como oportunidade para crer em Jesus, não jogue fora este presente de Deus. Coloque diante de Deus tua incredulidade e confesse diante de todos que Jesus Cristo é o SENHOR para glória de Deus Pai. O Espírito Santo lhe convida agora e de forma irresistível para você vir a Ele agora e assim conhecer e crer no Cristo vivo.

Pr. Cirino Refosco

2 Responses to “Por quê creio em Cristo!”

  1. preciso de estudar sobre sermões de libertação

  2. Pr. CARLOS ROCHA 25. jan, 2011 at 21:12

    QUE DEUS ABENÇOE A SUA VIDA POR ESSAS MATERIAS .COISAS QUE ESTAO FAZENDO ME MEDITAR E TRATAR COM ALGUMAS COISAS QUE NOS DEPARAMOS NO DIA A DIA DAS NOSSAS VIDAS E DO MINISTERIO.JA BAIXEI ALGUMAS VOU REPASSAR OUTRAS OUTRAS VOU EXPO LAS NO CELOTEX DO MEU TRABALHO …OBRIGADO


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões