Os que olham para o chão

Texto: Lucas 13: 10-13



Introdução

Não é muito comum em nossos dias, encontrar pessoas encurvadas, senão pessoas muito idosas; mas antigamente, no tempo de Jesus, era um problema sério na sociedade, e muitas pessoas tinham problemas na coluna e andavam completamente encurvadas, olhando para o chão. Isso me faz lembrar uma musica que meus avós cantavam com seus amigos em tempo de festas, “A fameia dei gobão”  Gôbo, na língua Italiana – encurvado,  olhando para o chão. Gôbo el pare e la maré, ey fioi anca ei parenty, tuti vethi sença dente que fá rider de crepar” Realmente, olhar para o chão é um problema sério, e precisa de solução. Não existe coisa pior do que viver olhando para o chão, para o pó. Fisicamente é uma doença, mas Jesus identifica esta doença como uma possessão demoníaca, o demônio leva as pessoas a viverem olhando para o chão, pois assim vive uma vida de derrotas, de desânimo. Deus nos fez para olhar para o alto, para o céu, para Ele mesmo, o Pai das luzes deve ser nosso alvo, mas satanás tem como objetivo nos desviar, nos cegar, II Cor. 4:4. Deus havia feito promessas a Abraão, e quando este estava desanimado achando que Deus não mais poderia cumprir suas promessas, perdendo as esperanças, então Deus o chamou para fora de sua casa e convidou-o para levantar os olhos para o céu e contar as estrelas, se o pudesse fazer. Deus queria que ele parasse de olhar para o chão, para o pó, para os problemas e dificuldades, para as circunstâncias da vida, e confiasse  nEle somente. O poder estava em Deus e não nas circunstâncias. Só Deus poderia fazer uma velha de 90 anos ficar grávida de um velho de 100 anos. Espiritualmente, olhar para o chão é uma tragédia na vida de uma pessoa. E o que me preocupa, é que tantos cristãos estejam hoje encurvados, olhando para o chão, perderam completamente a esperança, estão vivendo sem horizontes; não vêem nada  além dos problemas e não acreditam em nada mais do que derrotas. Se você está vivendo encurvado, espiritualmente falando, precisa entender que esta é uma obra de satanás em tua vida, é uma opressão que está destruindo sua fé e esperança; está destruindo teu entusiasmo para que você não viva uma vida plena, a vida abundante que Jesus tem para você. Há muita gente vivendo como esta mulher: uma vida pessimista, só olha para o chão, está encurvada, oprimida. E esta é uma obra maligna na vida das pessoas. Se você passa por problemas desta natureza clame a Deus. Clame a Deus! Queremos destacar algumas coisas que contribuem para que a pessoa permaneça olhando para o chão. São coisas que satanás usa para nos encurvar.

I- O materialismo


Ser materialista é viver em função de coisas materiais. É viver em busca de coisas deste mundo. É sacrificar tudo em função de coisas materiais. Vivemos em um mundo onde a maioria das pessoas vive em função do adquirir, do acumular. E estas pessoas nunca se satisfazem com o que tem, sempre estão em busca de mais. Acabam não aproveitando nada. É necessário transcender a este mundo e crer na realidade espiritual. Vivemos um tempo, onde o materialismo toma conta, até mesmo dos cristão. (muitos não tem coragem de entregar a Deus o dízimo, não investem absolutamente nada no reino de Deus). Estarão deixando para que a traça e a ferrugem comam ou consumam. A busca pelo material está na escala de valores como prioridade número um para muitas pessoas. Vivem em função do trabalho, não tendo se quer lugar para Deus. No seu trabalho secular nota 10, no trabalho da Igreja nota zero. Faz o possível e o impossível para cumprir suas obrigações seculares, e isso é louvável; mas está sempre cansado para as atividades espirituais.  Não há tempo para Deus! As pessoas estão excluindo Deus de suas vidas e isso tira a visão, encurva a pessoa. “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33. O mundo material nos deixa ansiosos, e este é um mal agravante nestes últimos anos… Jesus ilustra isso usando a figura de Marta e Maria. Lucas 10:38-42. Marta encontrava-se aflita e murmurando, porque sua preocupação primeira era a casa, o trabalho, enquanto Maria estava aos pés de Jesus ouvindo-º Jesus declarou que Maria havia escolhido a melhor parte, cuidando das coisas espirituais.

II- O negativismo

Negativismo é de fato olhar para o pó, é ver só as coisas negativas, nunca as coisas boas. Há muita gente que tem uma visão rasteira, o mais rasteira possível. Para eles nada dá certo,não existem coisas boas, não há boa perspectivas, não existem sonhos. São pessoas que só vêem coisas dando errado. São pessoas que se baseiam na lei de Murphy “O pão sempre cai com a parte da manteiga virada para baixo; se você tiver i chance em 10.000 de que algo dê errado, com certeza isso vai acontecer.” O negativismo é satânico; a pessoa negativista vive sob opressão. Pois há tantas coisas boas para  se ver e uma coisa ruim. A pessoa negativista só vê a ruim. Olha para uma pessoa e só vê coisas ruins; olha para a Igreja e só vê coisas ruins: olha para o mundo e só vê coisas ruins. Olha para uma pessoa cheia de virtudes, mas tem um defeito, só vê o defeito. Essa atitude leva a pessoa a pensar que nada presta, nada dá certo e vive uma vida de desânimo e derrotas. Isso é viver encurvado, olhando para o chão.

III- A opressão do pecado

O pecado e a culpa fazem as pessoas andarem encurvadas, cabisbaixas, envergonhadas, ou na defensiva todo o tempo. O pecado arrasa as pessoas, tira-lhe a visão de Deus e da vida espiritual. “Porque os vossos pecados fazem separação entre vós e o vosso Deus, e esconde o seu rosto de vós para que não vos ouça.” Isaias 59:2 O pecado conduz ao desânimo, faz perder a esperança, leva a pessoa ao fundo do poço. O pecado tira o interesse pelas coisas de Deus, tira interesse pela bíblia, pela oração, pela Igreja. O pecado tira a visão e onde não há visão o povo se corrompe. Onde não há visão de Deus o povo se auto-destrói. E é exatamente isso que temos visto em nossos dias. Pecado não é apenas matar, roubar, mas também mentir, agir com desonestidade, negligenciar a vida espiritual, falar negativamente dos outros, não viver de acordo com os propósitos de Deus também é pecado. O pecado deixa a pessoa encurvada, olhando para o chão, olhando para o pó. Sem interesse pelas coisas do espírito, sem amor a Deus e sua palavra. É triste viver oprimido pelo pecado, sem conseguir olhar no olho das pessoas.Opressão pelo pecado é o maior de todos os problemas que a sociedade enfrenta hoje. E a solução está no arrependimento e no perdão divino. Todas as pessoas que procuraram Jesus tiveram seus pecados perdoados antes de conseguirem levantar-se de seus problemas.

Conclusão

Você está olhando para o chão? Está vivendo encurvado? Qual o caminho que você andou para chegar onde chegou? Materialismo? Negativismo? O pecado? Ou todos? Aquela mulher identificou seu problema e procurou Jesus para resolvê-lo. Estava a 18 anos olhando para o chão, então Jesus mandou que Ela se endireitasse. Endireite-se. E ela se levantou e agora estava curada, podia olhar para o alto, para o céu, para Deus. E começou a dar glórias a Deus. Coitada daquela mulher! Dezoito anos de sofrimento, andando encurvada. Mas agora havia encontrado Jesus, aquele que endireita a vida das pessoas! Não sei quanto tempo você está vivendo torto espiritualmente? Errado em sua vida em seus conceitos, mas agora, em nome de Jesus, endireite-se! É hora de você jogar para trás tudo o que tem lhe perturbado e vir para Jesus. Ouvir sua voz e atender sua palavra. Jesus tem poder e deseja ajudar você a endireitar-se. Isso em todos os aspectos possíveis.

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões