Princípios para uma vida de santidade

Texto: Colossenses 3:1-17



Introdução

O mundo todo está saturado de perversão, imoralidade, inversão de valores, corrupção, desonestidade, falsidade, mentiras, hipocrisia, motivos egoístas ocultos, destrutivos do outro; que refletem sensivelmente nos relacionamentos pessoais, na família, na Igreja, no trabalho, na sociedade de modo geral, com resultados catastróficos e destruidores para todos. Deus, no entanto, não idealizou isso para ninguém! Toda esta perversão que está aí, tem como causa o vírus do pecado na vida humana, a rebeldia da natureza adâmica e a ação de satanás e seus demônios na vida do ser humano, levando-o a viver uma vida distanciada de Deus e dos valores centrados em Sua Palavra! Tenho plena convicção de que este quadro pode ser revertido na vida das pessoas e na sociedade como um todo, mediante a experiência da conversão, da busca por uma vida de santificação, e pela vivência dos princípios imutáveis de Deus conforme expostos em Sua Palavra. O apóstolo Paulo neste texto, direciona nossas mentes e corações para os princípios imutáveis para conquistar uma vida de santidade. Quais são estes princípios?

I-Estabecer como alvo principal, um viver dominado pela vida de Cristo

Quando vivemos movidos pela vida de Cristo, nossos valores mudam: 1- Buscamos as coisas do alto, onde Cristo vive, assentado a direita de Deus. Nossa mente é direcionada para as coisas espirituais. “Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está, assentado à destra de Deus” v.1. 2- Pensamos nas coisas do alto e não nas que são aqui da terra. Vivemos aqui na terra mas nossos corações estão na direção do reino de Deus. “Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra” v.2. 3- Estamos identificados com Cristo em Sua morte e ressurreição e Sua vida nos move a viver aqui na terra refletindo a vida de Cristo e com a consciência de que esta vida será manifesta na eternidade. “porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória” v.3,4. A busca por uma vida de santidade nos leva a viver refletindo a vida de Cristo. A experiência na índia – Sadu Sundar Singer

II- Rejeitar toda a carga da vida velha não lhe fazendo mais nenhuma concessão


O Espírito Santo enumera as coisas da vida velha que devem ser rejeitadas e abandonadas. 1- Imoralidade e idolatria. “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vêm a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” v.5,6. Há sempre uma relação entre imoralidade e idolatria, uma vez que idolatria é colocar qualquer coisa ou pessoa no lugar de Deus. Toda cidade que é centro de idolatria tem um alto índice de prostituição. Juazeiro, Canindé, etc. Ouve as histórias de homens e mulheres e suas aventuras durante as romarias. São João! E viver assim atraí a ira de Deus. 2- Ira, raiva cultivada, difamação e linguagem obscena. “mas agora despojai-vos também de tudo isso: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca” v.8. Não é possível viver assim e ainda dizer que tem comunhão com Deus. 3- A Mentira que está estritamente relacionada com o diabo. “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com seus feitos” v.9. “Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o principio, e nunca se firmou na verdade; quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso e pai da mentira” Jô 8:44. Não é possível haver santificação com este tipo de vida! A busca por uma vida de santidade nos leva a abandonar tudo o que diz respeito a vida velha no pecado, antes da conversão.

III- Cultivar como alvo supremo atitudes que reflitam a nova vida

Estas atitudes são delineadas: 1- Uma nova natureza Cristificada, dominada por Cristo. “E vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou: onde não há grego e nem judeu, circuncisão e nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos” v. 10,11. 2- Compaixão, bondade, humildade, gentileza, paciência “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade” v.12. 3- Perdão e amor. “Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra o outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isso, revesti-vos do amor, que é o vinculo da perfeição’ V. 13,14. 4- Paz e gratidão a Deus por todos os feitos. “E a paz de Cristo para a qual fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações: e sede agradecidos” v. 15 5- A habitação permanente da Palavra de deus em nossos corações e tudo o que fizermos deve sempre ser feito em nome de Jesus, dando graças a Deus. V. 16,17. A busca de uma vida de santidade nos leva ao cultivo de atitudes que sinalizam a realidade de Cristo em nós na Pessoa do Espírito Santo.

Conclusão

O mundo em que vivemos está numa caminhada rumo a destruição moral e espiritual, em função da perversão e inversão dos valores com reflexos na vida pessoal, conjugal, familiar e em todos os segmentos da sociedade. Este quadro só pode ser revertido se houver uma genuína experiência de conversão nos corações e a busca por uma vida de santificação: Que envolve um viver dominado pela vida de Cristo, a rejeição à velha vida e o cultivo de atitudes que reflitam a nova vida em Cristo. Tudo começa com uma experiência pessoal com Cristo em sua morte e ressurreição. Peça a misericórdia de Deus e curve-se diante do poder do Espírito Santo.

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões