Discipulado

Texto: Lucas 14:25-33



Introdução

2002 foi o ano da capacitação do cristão e todos estamos ou pelo menos deveríamos estar preocupados com a capacitação dos membros do corpo de Cristo. E, sem dúvida, o Pastor é a pessoa que Deus colocou à frente da Igreja local para capacitar as pessoas que se achegam mediante a fé em Jesus. Capacitar é completar a obra. É, portanto, o principal trabalho da Igreja; é mais do que ter um grupo de pessoas no culto. Fazer discípulos é treina-los; essa é a nossa missão. Na parábola da grande ceia – texto anterior – deve ter motivado alguns a encherem a casa sem critérios, e outros se engajaram sem avaliar a seriedade do discipulado. Veja que nesta parábola fez uma afirmação “Bem aventurado aquele que comer pão no reino de Deus” E Jesus contou a parábola da grande ceia. Onde certo homem mandou convidar as pessoas para uma ceia. Não obstante, todos começaram a escusar-se…cada um tinha sua desculpa. E então ordenou aos servos que saíssem depressa pelas ruas e becos da cidade e devia trazer os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. Mas percebeu que ainda havia lugar. Então ordenou aos servos que saíssem pelos caminhos e atalhos e que obrigassem a todos a entrar, até que a casa ficasse cheia….Casa cheia é o que almejamos….casa cheia é nosso desejo…. Mas não podemos confundir a graça que a todos convida com o liberalismo que ai está, promovido por um discipulado frouxo. No texto que lemos como base para nossa meditação revela que há critérios para quem deseja seguir Jesus. A parábola da ceia apresenta o convite para a salvação e esse texto é um convite para a capacitação, para o discipulado. Nem todas as pessoas que estão na Igreja são discípulos de Jesus. Discípulo é aquele que aprende, assimila e segue os conselhos do mestre com disciplina, visando aplicar os conhecimentos adquiridos de modo prático e eficiente em consonância com o aprendizado ministrado. Ser discípulo é mais do que aprender – assimilar – praticar mecânico – é viver. O aprendizado capaz de mudar a nossa vida é aquele que advém das experiências diárias. A palavra discípulo no grego, significa aprendiz, aluno. E a relação entre mestres e discípulos era uma característica comum do tempo antigo, ou do mundo antigo, onde os filósofos gregos e os rabinos judeus reuniam em torno de si grupos de aprendizes. No novo testamento a palavra tem a mesma conotação e significa em geral, aqueles que aceitavam os ensinos de outro. “Vieram, depois, os discípulos de João e lhe perguntaram: Por que jejuamos nós e os fariseus, e teus discípulos não jejuam?” Mat. 9:14. Portanto, capacitação é discipulado. E o Brasil Batista está empenhado este ano com o discipulado. Há pastores reconhecendo que nunca foram discipulados, e que precisam ser discipulados para fazer isso em suas Igrejas. Há grupos de discipulado em toda parte…

I- O DISCIPULADO DE JESUS É QUANTITATIVO E QUALITATIVO


Depois do convite para a grande ceia, Jesus estava rodeado de grandes multidões, e ele voltando-se lhes disse: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” V.26. Não apenas quantidade e entusiasmo, mas seriedade de propósito e consciência da vocação. É muito fácil, num programa especial levar pessoas a Cristo e até multidões, mas isso não é discipulado. Na hora do entusiasmo, qualquer pessoa levanta a mão, mas isso não significa que se tornaram discípulos de Jesus. Jesus percebeu a grande multidão, o entusiasmo daquelas pessoas, afinal era festa. “ Jesus porém disse”. Ele advertiu aquelas pessoas quanto à seriedade de ser um discípulo. Vocês estão achando que é fácil ser crente? Acham que é só festa? Estão enganados! Há renuncias, há trabalho duro. Ser discípulo é arranjar tempo para estudar a palavra de Deus; é viver em comunhão com Deus; é abandonar o pecado e tudo que não condiz com a vida cristã; é deixar aquilo que sabemos ser contrario ao ensino bíblico.

II- AS CONDIÇÕES PARA O DISCIPULADO

1-Para ser um discípulo verdadeiro, Jesus tem que ser teu maior amor, tua maior paixão. “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” V. 26. A palavra aborrecer não é odiar, mas é amar menos do que a Jesus. “Quem ama a seu pai ou a sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou filha mais do que a mim, não é digno de mim.” Mateus 10:37. Muitos não podem ser discípulos por causa do amor demasiado à família, aos amigos, aos pecados,etc. Veja que Jesus não manda deixar de amar, mas diz que Deus precisa estar em primeiro lugar. “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça…” Mat. 6:33. 2-O morrer diário deve ser o estilo de vida do discípulo. “ E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” V.27. Os discípulos entendiam perfeitamente o que isso significava; as pessoas que estavam à sua volta também sabiam o significado das palavras pronunciadas por Jesus; pois naqueles dias a pena de morte era a cruz. Seguir a Jesus implicava em morrer, em correr risco de vida. Para seguir a Jesus, nosso EGO precisa morrer; é priorizar o Senhor perante tudo; inclusive diante de si mesmo.

III- REFLEXÕES SOBRE O DISCIPULADO

1-Discipulado é um alto investimento. “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos que a virem zombem dele dizendo: Este homem começou a construir e não pode acabar” V. 28-30. Viver a vida cristã é como construir uma torre; só termina no fim do projeto. Muitos abandonam no início e outros no meio. Para ser discípulo de Jesus, é necessário parar e calcular. Ver o que serve ou não serve. Ver o que tem que ser jogado fora, o que tem que ser abandonado…. Não entre para ser crente sem antes calcular, pois erramos quando somos levados só pela emoção, pelo entusiasmo. 2-Discipulado é uma guerra na qual só se entra para vencer. “Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.” V. 31-32. O discipulado é uma guerra contra os principados e contra as potestades, mas acima de tudo, contra o nosso mais feroz inimigo, é uma guerra contra nós mesmos, é uma guerra contra meu EGO, minha natureza carnal. Não tenho medo de satanás, tenho medo de mim mesmo. Entrar no discipulado é estar preparado para esta batalha contra o meu EGO. A maioria das pessoas, quando aceitam Jesus, vão para uma festa; e não deu tempo de parar para calcular o que significa ser discípulo de Jesus. Talvez nós pregadores temos culpa, porque só apresentamos a salvação e não o discipulado. Não avisamos as pessoas acerca do discipulado. Mas gostaria que você parasse agora. Vou lhe fazer uma pergunta: Você quer ser um discípulo de Jesus? Você está pronto para investir no discipulado? Você está pronto para jogar fora tudo que está lhe atrapalhando de ser uma bênção? Você está disposto a amar a Jesus acima de tudo? Coloca-lo em primeiro lugar em sua vida? Então você pode fazer esta opção agora mesmo, ainda que tenha sido batizado um dia. Se você não quer ser um verdadeiro discípulo, não quer abandonar o pecado, não quer se envolver no reino de Deus, então você tem uma chance para desistir…. Desista ou assuma…É necessário estar preparado para a batalha.

IV- QUEM É COVOCADO PARA O DISCIPULADO

Quem são os homens e mulheres que Deus desafia? Jesus observa as pessoas que chama, Jesus viu a todos e percebeu quem eram. Marcos 1: 16-20 1-Chamou pessoas comprometidas. Não eram eruditos e nem teólogos, mas pessoas simples, dispostas ao trabalho, dispostas a assumir responsabilidades. Não eram pessoas ociosas. Não eram pessoas que estavam em busca de receber alguma coisa.v.16 2-Chamou pessoas com sede de Deus. Não eram religiosas, mas buscavam o reino de Deus. “Achamos o Messias” gritaram. 3-Chamou pessoas com ambição. Eram pescadores, dispostos a enfrentar o mar. E Jesus aumentou a expectativa deles mostrando que o mar, agora seria o mundo; e os peixes, seriam os homens e mulheres. Pescadores são pessoas valentes, dispostas a enfrentar os ondas e as tempestades. Jesus sabia que estas pessoas seriam excelentes discípulos. Valentes. V.17 4-Chamou pessoas capazes de aceitar desafios. Ser discípulo de Jesus é aceitar os desafios da obra missionária, e não viver pensando só em si….nem casa para morar eles tinham, e Jesus não lhes prometeu nada. Disse: “As raposas tem covis, e as aves ninho, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. V.18 Foram chamados para dar e não para receber. Muita gente vai à Igreja só para receber.

Conclusão

A palavra chave para o discipulado é a renúncia. Uma pessoa só permanecerá no cristianismo se houver renúncia. Renúncia é o fator da vitória na vida cristã. “ Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” V.33. Quando se renuncia, adquire-se os meus para a construção da torre, e cria-se recursos para vencer a guerra.

 

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões