Quatro medidas de suma importância

Texto: II Crônicas 34:29 – 35:2



Introdução

Israel é um povo que experimentou muitos altos e baixos na vida e a maior influência deve-se aos reis que tiveram, pois o povo ia muito pela cabeça de seus governantes. Alguns foram bons, mas outros foram péssimos. Salomão teve grandes problemas com suas esposas, levantando altares para seus deuses. Manasses também se comprometeu com a idolatria… mas Josias, tinha no coração o desejo ardente de agradar a DEUS, começou a reinar com apenas 8 anos de idade, mas era um crente fiel e dedicado. Reinou em Israel por 30 anos. Logo no início encontrou um povo triste, desanimado, distante de Deus e privado de suas bênçãos. Mas durante os anos que governou Israel houve uma grande mudança na vida de seu povo, onde voltaram a sentir alegria e bom ânimo. Isso se deu devido algumas medidas que foram tomadas e que o povo aceitou. Medidas estas, que todo cristão precisa tomar, toda Igreja deve tomar para ter uma vida de alegria, para ser animada e abençoada por Deus. Esta palavra trás ânimo aos desanimados, coragem e incentivo aos desmotivados… Vejamos as quatro medidas importantes que precisam ser tomadas.

I- Primeira medida – Ler a palavra de Deus. V. 29,30

“Então o rei convocou e ajuntou a todos os anciãos de Jerusalém e Judá. E o rei subiu à casa do Senhor, com todos os homens de Judá, e os habitantes de Jerusalém, e os sacerdotes e os levitas, e todo o povo, desde o maior até o mais pequeno; e ele leu aos ouvidos de todo o povo as palavras do livro do concerto, que se tinha achado da Casa do Senhor.” O princípio de ânimo, de encorajamento, de motivação, veio com a leitura da palavra de Deus. O LIVRO ESTAVA PERDIDO – Os sacerdotes e os levitas haviam perdido o livro da lei. Não podiam ler e nem observar as leis e por isso o povo andava desordenadamente. Não podemos andar na vontade de Deus sem conhecê-la; e não podemos conhecê-la sem antes ler a sua palavra. Havia certa vez, uma irmã que estava muito desanimada e porque não lia a Bíblia a alguns meses. Não lia porque havia perdido o óculos. O pastor foi visitá-la afim de ajuda-la; então pediu para que lhe trouxesse a Bíblia afim de lê-la, e quando abriu a Bíblia, lá estava o óculos da irmã, dentro da Bíblia. O LIVRO FOI ACHADO E LIDO AO REI JOSIAS (ler 34:14, 15, 18-21) – O livro da lei não foi achado antes por falta de interesse. O rei ouviu a palavra de Deus atentamente e estas palavras causaram mudanças em sua vida. Ele arrependeu-se, rasgando as suas vestes e um novo ânimo tomou conta de sua vida o que o levou a incentivar seu povo a ouvir aquelas palavras. O LIVRO FOI LIDO A TODO POVO COMO DECRETO DO REI – Todos foram convocados para ouvir, desde os sacerdotes, levitas e anciãos e até o menor em Israel. (v.29, 30)

II- Segunda medida – Obedecer a palavra de Deus. V. 31,32


A segunda medida tomada que trouxe ânimo e motivação ao povo foi a obediência à Palavra de Deus. Depois de ouvirem atentamente decidiram guardar os mandamentos do Senhor. E esta decisão foi tomada com grande alegria no coração “de todo coração e alma”. O que mais dificulta a vida cristã é o desânimo, a falta de alegria e de prazer nas coisas de Deus. Como disse Tiago “Não devemos ser somente ouvintes, mas também praticantes da palavra” (1:22). Devemos obedecer com sinceridade, de todo coração.

III- Terceira medida – Buscar a separação. V. 33

“E Josias tirou todas as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel, a todos quantos se acharam em Israel obrigou a que servissem ao Senhor”. A busca da separação do mal, do pecado, foi outra atitude que trouxe motivação ao povo. O rei tirou toda abominação da terra de Israel. Procurou fazer com que o povo não se contaminasse com o pecado. Da mesma forma, devemos tirar o pecado de nossas vidas. E afastar de nós tudo que poderá nos fazer pecar. Isso vai restaurar a alegria, o ânimo na vida do crente, pois o pecado entristece e desanima. O pecado limita as bênçãos de Deus em nossas vidas.

IV- Quarta medida – Servir a Deus. 35:2

Esta foi mais uma medida importante. O rei animou o povo a servir ao Senhor. “E estabeleceu os sacerdotes nos seus cargos, e os animou ao ministério da Casa do Senhor”. Cada sacerdote voltou a ocupar o seu lugar e servia ao Senhor alegremente e com fidelidade. E todo o povo veio à Casa de Deus e atentamente ouviram a palavra de Deus. O povo começou a se animar. E a palavra de Deus causa mudança em suas vidas. Se queremos experimentar as mesmas coisas, precisamos tomar as mesmas atitudes. Toda motivação na vida de um crente está na palavra de Deus. Pois Israel se alegrou quando foi ao templo para ouvir a leitura da palavra de Deus. Raiou um novo dia, uma nova esperança na história do povo. Os crentes mais desanimados, são os que mais faltam as reuniões no templo. Hb. 10:25 “Não deixando nossa congregação como é costume de alguns”. Todos nós somos sacerdotes de Deus e precisamos serví-lo com todo coração e com todas nossas forças.

Conclusão

Toda vez que o povo de Deus se encontrou desanimado, desencorajado e sofrendo foi pela ausência destas medidas. Mas toda vez que o povo foi reavivado, animado, encorajado, foi porque tomaram a resolução de ler a palavra, obedecer a palavra, separando-se do mal servindo ao Senhor.  

Pr.Cirino Refosco cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões