As dimensões de uma vida completa

Texto: Apocalipse 21:9,10 e 16



Introdução

O apóstolo João, exilado na ilha de Patmos, encontrava-se privado de toda liberdade. Exceto a de pensar. Por isso gastou seu tempo meditando. Lembrou-se do antigo sistema político e as injustiças que continha; meditou sobre a Jerusalém antiga e sua devoção superficial e aquele ritualismo ultrapassado. Mas em meio a estas visões antigas foi-lhe dado uma nova visão, de algo novo e grandioso. Viu uma Jerusalém nova e Santa descer do céu, vinda de Deus. Era uma cidade plena, completa em todas as suas dimensões. Ao descrevê-la João diz: “O seu comprimento, largura e altura são iguais” Entendemos que nunca poderia haver desequilíbrio na nova cidade, tinha que ser completa em todos os seus aspectos. O livro de apocalipse é, para muita gente, um livro estranho e de difícil de interpretação, mas encontramos nele verdades profundas. E esse texto que lemos inclui uma dessas verdades. Quando João fala da nova cidade, descreve uma cidade ideal, porque não dizer uma sociedade ideal, completa em todos os seus aspectos. É isso que as pessoas desejam! Este é o anseio de todos os povos e nações. Mas nossas vidas são imperfeitas. Há no mundo grandes homens e grandes mulheres, mas…todos são imperfeitos. Como conseguir uma sociedade perfeita se nós que a formamos somos imperfeitos? A civilização ocidental é uma grande civilização, que enriqueceu o mundo com suas magníficas criações do renascimento com doces acordes de Hendel, a majestade suave de Bethoven, e a revolução industrial; mas quantos males o colonialismo causou a este povo? Muitas pessoas foram prejudicadas. Quase sempre após uma declaração de grandeza há uma virgula, mostrando as imperfeições. Alguns aspectos foram grandes e outros mesquinhos. A vida, porém, deveria ser perfeita em todos os seus aspectos. Mas para ser completa precisa das três dimensões citadas neste texto. Comprimento, largura e altura. O comprimento da vida é o caminho interior que cada um de nós segue, a fim de realizarmos os objetivos e as ambições pessoais; é a preocupação intima pelo bem estar pessoal e pelas próprias responsabilidades. A largura é a preocupação exterior pelo bem estar dos outros. A altura da vida é o caminho para Deus. A vida perfeita forma um triângulo coerente. Sem o desenvolvimento de cada parte do triângulo, nenhuma vida pode ser completa. Nenhum crente pode ser discípulo.

I- O comprimento da vida


Num certo sentido é a forma egoísta da vida, mas existe um interesse pessoal que é sadio. Uma pessoa que não se ama, não tem condições de amar ao próximo. Muita gente mergulha no abismo do fatalismo porque não sabe amar a si próprio. Todos temos obrigação de sentir amor por nós mesmos, como temos a missão de descobrir nossa missão na vida. Deus dá a toda pessoa a faculdade de realizar alguma coisa. Deus não deixou ninguém sem talento algum. Existem dentro de nós forças criadoras em potencial e temos obrigação de colocar isso em prática. Quando descobrimos nossos talentos, devemos empregar os maiores esforços no sentido de realizar esse objetivo e procurar executá-lo melhor do que ninguém. Devemos realiza-lo como se Deus nos tivesse chamado especialmente para isso. Ninguém pode prestar grande contribuição para humanidade sem esse grandioso sentido da responsabilidade e uma obstinada determinação. Ninguém poderá alcançar realmente a sua potencialidade, sem esse intenso impulso interior. Isso deve ser um desafio para todos nós. As portas da oportunidade estão abertas para todos, principalmente adolescentes e jovens que estão nos colégios. O tempo de vocês é este! Vocês estão tendo oportunidade que vossos pais nunca tiveram. Todos precisam descobrir para que foram criados e devem trabalhar sem descanso para atingir o alvo de vossas vidas. Pois se um homem conseguir escrever um livro, pregar um sermão ou armar uma ratoeira melhor do que o seu visinho, pode viver isolado no meio de uma floresta, que as pessoas abrirão caminho para chegar até ela. Isso é profundamente verdadeiro. O que você faz, faça-o bem feito, então você prestará grande serviço à sociedade. É bom lembrar que nenhum trabalho é insignificante, quando bem feito. Todo trabalho que contribui para elevar a humanidade é digno e importante e deve ser executado com a máxima perfeição. Se uma pessoa é chamada para ser varredor de rua, deve varre-la com o mesmo cuidado que Miguel Ângelo pintou seus quadros. Precisa fazer seu serviço tão perfeito para que todos exclamem: Eis aqui um grande varredor de rua, perfeito no seu trabalho. Esse é o comprimento da vida humana. O que mais falta na sociedade é o senso de uma missão a ser desempenhada. Por isso as coisas são feitas de qualquer forma. O grande problema é o desinteresse, por isso as coisas são mal feitas e as vidas improdutivas.

II- A largura da vida

Há pessoas que não vão além dessa primeira dimensão. Podem até ser pessoas brilhantes, que desenvolvem bem os seus dotes íntimos, mas estão presos em seu egocentrismo. Vivem confinados em suas ambições e desejos pessoais. Uma vida completa leva o indivíduo a interessar-se pelas condições de vida dos outros. Ninguém pode saber o que é viver sem sair dos limites de seus próprios interesses para se lançar nos interesses de toda humanidade. A pessoa nunca pode ser ela própria sem as outras pessoas; nunca podemos ser alguém, sem nos relacionarmos com os outros. Nenhum individuo pode viver isolado. Nenhum homem é uma ilha encerrada em si mesmo; cada um é uma peça do continente, uma parte do todo. Um marido não pode ser feliz se a sua esposa e filhos não o são. A nossa felicidade depende da felicidade dos outros, principalmente dos que estão ao nosso redor. Um Pastor não pode ser feliz se sua Igreja não o é. Precisamos estar preocupados com o grau de satisfação das pessoas que vivem ao nosso redor. Isso é qualidade total. O reconhecimento da unidade entre os homens e da necessidade de uma preocupação fraterna, pelo bem estar dos outros, é a largura da vida humana. Jesus nos ensinou a amar as pessoas que vivem em nossa volta, a estar preocupados com nosso próximo. Quem é o nosso próximo, foi a pergunta feita a Jesus e Ele respondeu com a parábola do bom samaritano.

III- A altura da vida

Esta é outra dimensão que faltava para completar a vida. É o esforço para atingir algo mais alto do que a humanidade. Temos que nos elevar acima da terra e estabelecer aliança com o Ser Supremo, que é a origem e o fundamento de toda realidade – DEUS. Juntando estas três dimensões temos uma vida completa. Há pessoas que vivem tão agarradas com o terreno, que esquecem dessa terceira dimensão da vida. Tentam viver sem o céu. Muitas pessoas não são ateus na teoria, mas o são na prática; não negam a existência de Deus nas palavras, mas negam-na em suas vidas, pois vivem como se Deus não existisse. Outros estão tão preocupados com as coisas deste mundo que, inconscientemente se deixam arrastar pelo materialismo. Deus continua presente no universo, mas as pessoas precisam dar prioridade a Ele em suas vidas, precisam buscar a Deus antes que seja tarde. Há muita gente infeliz, destruindo suas vidas porque estão tentando viver sem Deus. Quem não tem uma fé firme em Deus, ficará sem defesa diante das dificuldades. Sem Deus, todos os nossos esforços se desfazem; sem Ele a vida é um drama sem sentido…mas unidos a Ele tornamo-nos aptos para atingir as alturas sublimes da paz interior. E aqui podemos usar as palavras de santo Agostinho: “Foi para Ti que nos criastes, e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti” Certa vez um pregador perguntou a um adolescente: O que pretendes alcançar com tua vida? Desejo estudar e concluir o ensino médio, disse ele. E depois? E depois? Olhando-o o pregador disse: Meu rapaz, os teus planos são bem modestos. Só podem durar uns 70 a 100 anos. Tens de alarga-los bastante para Deus caber dentro deles e prolonga-los de forma a neles caber a eternidade. Qual é o seu projeto de vida? O que pretendes alcançar com tua vida? Se Deus não estiver dentro de Teus projetos, tua vida será muito superficial e vazia. Não vale a pena!

Conclusão

Talvez você tenha estado preocupado com o comprimento de sua vida, apenas consigo próprio. Ou então com o comprimento e a largura, consigo e as pessoas que vivem à sua volta, a humanidade. Isso é muito bom, mas está você preocupado com a altura de sua vida? Você precisa encontrar-se com Deus. Mas onde encontra-lo? Num tubo de ensaio? Não! Só podemos encontra-lo em Jesus, que é o Cristo, o verbo que se fez carne e habitou entre nós. Não podemos esquecer, uma vida só é completa quando desenvolvida nas três dimensões aqui apresentadas, comprimento, largura e altura. Ame a si mesmo; ame o seu próximo como a si mesmo; mas ame a Deus de todo teu coração, toda tua alma, todo teu entendimento e com todas tuas forças. Para alcançar uma vida completa, como muitas pessoas estão buscando, é necessário desenvolver estas três dimensões. Seu comprimento, largura e altura são iguais.

 

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões