O que devo fazer para me salvar

Texto: Atos 16:25-32



Introdução

O que é necessário que eu faça para me salvar? Esta foi a angustiante pergunta do carcereiro na famosa cidade de Filipos, na velha Grécia. Foi necessário que Deus mandasse um terremoto que sacudisse a prisão, para que ele tivesse interesse na salvação de sua alma. O carcereiro deve ter ficado assustado ao pensar nos seus pecados. Ele, agora, havia compreendido que os pregadores, Paulo e Silas, eram realmente servos de Deus e porta vozes da mensagem divina. Deus usa vários meios para despertar os homens e faze-los pensar seriamente nas coisas da eternidade. Deus pode usar um acidente, uma doença, a morte de um membro da família, e pode usar uma literatura que alguém entrega. E o próprio Espírito Santo fala de tal maneira no coração das pessoas, que não é possível escapar à Sua voz. A salvação da alma não é questão de sorte, nem é um jogo, mas depende exclusivamente da palavra de Deus. Foi a palavra de Deus que Paulo e Silas comunicaram ao carcereiro de Filipos: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo…” Há pessoas que podem não entender o que significa crer no Senhor Jesus Cristo, pois vivemos numa sociedade onde todas as pessoas dizem crer. Gostaria de ajuda-lo a entender o que significa crer em Jesus; e que o Espírito Santo o ajude a esclarecer isso em seu coração e mente. O que significa crer em Jesus?

I- Crer em Jesus Cristo é sentir necessidade dEle


Ninguém chama um médico a não ser que sinta necessidade dele. Ninguém grita por socorro a menos que reconheça que está em grande perigo. Pedro, o apóstolo, sempre foi um discípulo confiante em si próprio, mas certo dia estava no mar e Jesus apareceu andando sobre as águas; todos tiveram medo, pensando que fosse um fantasma. Então Jesus disse que não precisavam temer pois era Ele, Jesus. Pedro então disse: Se és tu, Senhor, manda que eu vá ter contigo sobre as águas. Jesus ordenou que ele andasse sobre as águas. Pouco depois começou a afundar e gritou: Senhor, socorre-me! Ele havia andado sobre as águas, mas de repente começou a correr perigo de vida, reconheceu a necessidade de Jesus para ajuda-lo. Para buscar realmente ao Senhor, é necessário sentir-se tal qual um perdido, como uma pessoa que nada pode fazer por si; a não ser confiar em Jesus. Cada pessoa precisa reconhecer a verdade Bíblica de que todos pecaram e separados estão da Glória de Deus. Romanos 3:23. Não há um justo, nenhum sequer. Como disse o profeta Isaias “As vossas justiças são como trapo de imundícia” Não temos qualquer mérito, somos pecadores e como tais condenados ao inferno. Nossa única saída é clamar por Jesus! Há pessoas que questionam e dizem não sentir nada disso. Nesse caso a situação é ainda pior. Como diz o ditado popular: “O pior cego é aquele que não quer ver”. O pior doente é aquele que acha que não está doente. O pior pecador é aquele que acha que não tem pecado, pois esse nunca reconhecerá seus pecados e nunca sentirá necessidade de perdão. De quem é a culpa de alguém não sentir necessidade de Cristo? Veja que qualquer pessoa sente medo quanto uma doença ataca! Sente tristeza quando morre um amigo! Mas quando compete avaliar a imensidão de seus pecados, então não sente vergonha. Quando se lembra do Cristo inocente que foi crucificado em seu lugar, não sente tristeza. Cada pecador precisa lembrar do terrível julgamento de Deus, diante do qual todos terão que comparecer. Você não sente receio disso? Deus não é culpado dessa insensibilidade das pessoas; cada um precisa avaliar sua vida e sentir a necessidade de Jesus Cristo, pois em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12. O sentimento de culpa ou tristeza pelo pecado só terá valor se nos conduzir a sentir necessidade de Jesus Cristo. Você precisa olhar para Jesus, então sentirá seus pecados, e o quanto estás longe de Deus. “Porque os nossos pecados fazem separação em nós e o nosso Deus” Isaias 59:2. Não tente se espelhar em outras pessoas, que muitas vezes são piores do que você… mas olhe para Jesus, e verás o quanto estás longe do que Deus deseja para sua vida.

II- Creia que Jesus Cristo pode salvar você

Pode ser que o diabo esteja dizendo que Jesus Cristo não pode salvar você, pois és um pecador infame. Não dê ouvidos, pois ele é mentiroso e pai da mentira. Desde o principio engana as pessoas. Não importa o quanto você tem pecado, Cristo é poderoso para perdoar todos os seus pecados, é o suficiente Salvador para redimir o mais vil pecador. “Portanto, pode salvar totalmente os que por Ele se achegam a Deus” Hebreus 7:25. Um Cristo morto não poderia salva-lo, mas o Cristo vivo, que ressuscitou dentre os mortos pode salvar você. Creia que Deus tem vontade de salva-lo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Certamente, o Deus que deu Seu filho deseja salvar todas as pessoas do mundo. Cristo também confirma esta verdade dizendo: “Aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora…” Não pense que você é pecador demais para ser salvo, pois isto não é verdade, pois para Deus nunca faltam recursos. Ele diz: “Vinde, argui-me diz o Senhor, ainda que os vossos pecados sejam como o escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Isaias 1:18. Não pense que para ser salvo, você precisa passar dias ou semanas em penitência, rezas ou outras atividades religiosas. Muita gente pensa que o perdão de Deus depende dessas coisas, da pessoa em si; isso está muito longe da verdade, esses pensamentos vem de satanás; pois ninguém poderá tornar-se melhor diante de Deus pelos seus esforços. Cada pessoa precisa reconhecer que só Jesus tem o poder para perdoar pecados e purificar a alma. Ninguém será salvo rejeitando a Jesus Cristo. Há pessoas que pensam que aceitar Jesus como salvador depende de alguma sensação de estar bem preparado para dar este passo. No entanto, não depende disso. Depende de uma decisão sua. Cristo te espera, venha sem demora, Jesus quer salvar você agora.

III- Crer é depositar em Cristo toda Esperança

Para isso é necessário renunciar toda esperança em si próprio. Você sabe que já fez tudo o que poderia fazer e nada conseguiu. Nada adianta pensar em outras coisas que você pode fazer para obter a esperança e o perdão para sua alma. Não é a justiça própria que o salvará, mas sim a justiça de Cristo. Paulo explica isso dizendo: “Vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção…” Em outras palavras: Cristo é a nossa Justiça! Deixe de tentar estabelecer a sua própria Justiça. Eu sou…eu sou…pois nada somos! Cristo é tudo. Um homem estava remando um barco e é levado pela correnteza e se aproxima de uma cachoeira que é bem alta, tudo está perdido; mas de repente alguém lança uma corda já próximo a cachoeira e diz: “Deixe os remos e agarre a corda…então puxa-a e consegue salva-lo. Nenhum conselho poderia salva-lo e nem seus esforço em remar…a única esperança foi aquela corda. A corda foi a única esperança! Assim Cristo é a única esperança para o pecador! Muitos são os conselhos e os caminhos apresentados. Muitas são as religiões, mas somente Cristo salva. Não adianta alguém gritar e dizer: Minha Igreja é o caminho! a caridade é o caminho! Penitencias! Rezas!….pegue a corda e solte os remos! Esta é a ordem de Jesus! Ele é o único caminho, é a única esperança. Solte tudo e agarre-se a Cristo.

Conclusão

Meu amigo, se você ainda não fez a grande pergunta: Que é necessário que eu faça para me salvar? Faça-a agora! E a resposta será a mesma dada ao carcereiro: Crê no Senhor Jesus Cristo e Serás salvo, tu e a tua casa. Pare de confiar em teus esforços pessoais e sinta a necessidade de Jesus. Pare de se estribar na religião e sinta a necessidade de Jesus. Creia que só Jesus pode salva-lo e deposite nEle toda sua esperança, então serás salvo.

 

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

One Response to “O que devo fazer para me salvar”

  1. JAYRO RICARDO 25. out, 2009 at 17:08

    QUE PREGAÇÃO LINDA, FUI EXTREMAMENTE ABENÇOADO. PEÇO-LHE PERMISSÃO PARA PREGÁ-LA NA MINHA IGREJA. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO GRANDEMENTE ESSE MINISTÉRIO!!!

mais sermões