A maior tragédia que aconteceu

Texto: Genesis 3:6-19; Romanos 6:23.

Tema: A maior tragédia que aconteceu

Introdução: Tragédia é um acontecimento fora do comum, anormal, com repercussões negativas e prejuízos físicos, materiais e morais. Podemos olhar para história do mundo e encontraremos algumas tragédias registradas, mas qual é a maior de todas as tragédias que aconteceu no mundo? A maior tragédia deve ser classificada pelo prejuízo causado.

Será o naufrágio do Titanic em 1912 que deixou 1494 mortos? Será a primeira grande guerra mundial em 1914? Ou a segunda guerra mundial, 1930 a 1945? Há monumentos espalhados pelo mundo com o nome de milhares de soldados que morreram nestas guerras.

Será o grande suicídio coletivo do fanático Jim Jones com 900 fiéis mortos? O uso da bomba atômica pelos Estados Unidos e lançada sobre as cidades Japonesas de Hiroxima e Nagazake que sofrem as conseqüências até hoje? Será o ataque terrorista no dia 11 de setembro em Nova Iorque com mais de 6 mil mortos? Ou a Aids que se espalha no mundo de forma incontrolável que poderá dizimar a raça humana? A pneumonia asiática?

Estas tragédias têm ceifado muitas vidas, mas nenhuma delas pode ser classificada como sendo a maior. Nestas tragédias muitas pessoas foram e estão envolvidas, muitos são os prejuízos em mortes e perdas materiais: mas a maior de todas as tragédias que o mundo conheceu, foi a entrada do pecado no mundo, através da desobediência de Adão e Eva. É a maior tragédia porque envolve todas as pessoas, é universal. Todas as pessoas que nasceram até hoje e ainda as que nascerão herdam as conseqüências do pecado, envolve todas as pessoas em todos os aspectos da vida “Como por um homem, entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte: assim a morte passou por todos os homens e por isso todos pecaram. Todos pecaram e separados estão da glória de Deus”.

I – O pecado é uma tragédia moral.

Depois da desobediência o pecado espalhou-se; moralmente a humanidade caiu. Daí por diante, vemos a depravação moral do gênero humano. Ainda no livro de Gênesis a promiscuidade, a exploração do sexo chegou ao auge. “Então disse o Senhor: O meu Espírito não contenderá para sempre com o homem, pois este é carnal…Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau o desígnio do seu coração…” Gen.6:3 e 5.

Então o juízo Divino veio sobre aquele povo através do dilúvio, e apenas a família de Noé foi encontrada íntegra. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos, Noé andava com Deus. V.9. O dilúvio é uma figura do juízo Divino sobre o pecado. O pecado jamais ficará impune. A arqueologia encontrou camada de lama de 2,60 m em regiões da babilônia.

O que dizer de Sodoma e Gomorra? Cidades que perverteram a natureza humana, praticando naquela época o homossexualismo….Então o juízo de Deus veio em forma de fogo e enxofre, destruindo totalmente aquelas cidades. Gen 19:1-29.

Temos dois fatos bíblicos, comprovados cientificamente, que demonstram o juízo Divino sobre o pecado. Deus abomina o pecado! Mas o mundo está sendo varrido através da perversão sexual de homens, mulheres e crianças. Têm sido discutido em nosso país a regularização de casamentos entre homossexuais. Uma passeata aconteceu em São Paulo com 120 mil para pressionar o congresso nacional na aprovação da lei. Homossexualismo é pecado. É uma tragédia moral! É conseqüência da desobediência a Deus. Homossexualismo não é doença é pecado! E o único remédio é o sangue de Cristo. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. O sangue de Jesus seu filho, nos purifica de todo pecado”. João 8:32 e I Jo l:7b. “ Se o Filho pois vos libertar, verdadeiramente sereis livres” João 8:36. A perversão sexual tem crescido assustadoramente em nosso país, e a mídia é culpada pela perversão de milhares de crianças através de seus programas imorais , que as autoridades não estão vendo.

II – O pecado é uma tragédia econômica.

“Com o suor do teu rosto comerás o teu pão”. Que diferença? Antes do pecado a bênção de Deus estava sobre todos; mas agora uma tragédia econômica, a terra passou a produzir cardos e espinhos, muito inço, muitas pragas, para que o homem tivesse que trabalhar muito para colher pouco. Como está a agricultura hoje? A terra está fraca, só produz à base de produtos químicos, a lagarta, bicudo, gafanhoto e doenças nas plantas tira todo o lucro dos agricultores e viver na roça tornou-se inviável. O pouco que a terra produz é na base de agro -tóxicos. Diariamente estamos a ingerir veneno e a humanidade está condenada a morrer de CA. Previsão de 300 mil casos por ano só no Brasil com 8 mil mortes. Até crianças estão morrendo de CA.

Não há dúvida de que vivemos tempos difíceis, face aos problemas que o mundo vive, humilhado sob o peso angustiante das injustiças sociais, da pobreza dura e impiedosa e da fome cruel que tem martirizado 2/3 da raça humana. Hoje, mais de 4 bilhões de pessoas passam fome. É uma tragédia econômica. “No suor do teu rosto comerás o teu pão”. Conseqüência do pecado.

III – O pecado é uma tragédia física.

“Porque tu és pó e ao pó tornarás. Porque o salário do pecado é a morte” Gen. 3:19 e Rm.6:23. Deus está dizendo que o preço do pecado é a morte. Por causa do pecado todos morreremos…a morte é uma tragédia física. Matar tornou-se uma profissão rendosa, os presídios estão cheios, não há mais lugar. A nossa constituição foi mudada em 1988 mas o crime continua. Nossos deputados e senadores estão emendando ou reformando a constituição à 15 anos e as coisas estão cada dia pior. A falta de segurança, o crime organizado, os rombos nos cofres públicos está cada dia pior. Não existe lei que mude o caráter de um indivíduo, só o Espírito Santo de Deus, através do novo nascimento. Mas o homem natural não entende as coisas do espírito de Deus. As coisas do Espírito de Deus só podem ser entendidas pelo Espírito. Não adianta lei para pessoas que tem um caráter mau. A solução é Jesus Cristo. O pecado é uma tragédia física, e trás como conseqüência a morte e o sofrimento para toda humanidade. “ Quem tem o Filho de Deus tem a vida, mas quem não tem o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”

IV – O pecado é uma tragédia Espiritual.

“E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e porque estava nu tive medo, e escondi-me”. Gn. 3:9,10. A primeira e triste conseqüência do pecado foi esconder-se de Deus. O homem que vive em pecado não suporta a presença de Deus. Adão e Eva fugiram e esconderam-se, não suportavam a voz de Deus. A Bíblia é a voz de Deus e às pessoas continuam fugido dela. Há os que detestam a Bíblia…a pregação do evangelho….porque Deus fala.

O pecado é uma tragédia espiritual. Há muita gente morta hoje, sem rumo,sem vida, estão mortos espiritualmente e não sabem. Estão adorando falsos deuses, imagens esculpidas pela própria mão humana, que tem boca mas não falam, tem olhos mas não vêem….Isso é pecado. Adorar outros deuses é abominação ao Senhor, é fruto desta tragédia espiritual que o mundo vive. “ E, em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu não há outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12.

Conclusão: Qualquer acidente ou incidente chama atenção do mundo, impacta as pessoas. Terremoto, queda de avião, incêndio, furação, etc. No entanto é o pecado que mais destrói vidas e famílias inteiras, mas isso não chama atenção das pessoas, ou da imprensa. Os presídios estão superlotados de vítimas do pecado, no entanto, esta tragédia não tem sido tratada como deveria, as pessoas vivem como se tudo fosse mentira, como se Deus estivesse brincando. Se você soubesse que uma pessoa de sua família fosse portador do HIV ficaria preocupado e até desesperado, mas sabe que são pecadores e não se importa. O pecado é pior do que a AIDS ou do CA.

O pecado é uma tragédia moral; é uma tragédia econômica; é uma tragédia física e uma tragédia espiritual. É a maior de todas as tragédias que o mundo já experimentou, e só existe um remédio: Jesus Cristo. “Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor” Rm 6:23b. Só Jesus tem poder para transformar sua vida. Entregue-se a Ele agora.

Pr.Cirino Refosco

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões