O Salvador cansado

Texto: João 4:3-6 e Isaias 1:14



Introdução

Nosso Senhor é o maior exemplo de trabalho e paixão pelas almas perdidas; pois ninguém se atreveria andar a pé tanto tempo como nosso mestre andou. Jesus saiu da Judéia com destino a Galiléia, e teria que passar por Samaria. São três províncias, que correspondem a três estados. Agora se encontrava junto ao poço que Jacó dera a José, e seu corpo estava cansado. O cansaço físico maltrata, mas o repouso repõe as energias. Muito pior é o cansaço emocional ou intelectual. Você já ficou cansado com alguém? As vezes é aquela pessoa que você tentou ajudar mas não valeu seu esforço! Quantas horas de conversa, mas tudo em vão. Não tem coisa pior do que ensinar alguém, mas a pessoa não aprende! Então você diz: Já estou cansado de te ensinar porque você não aprende. Os erros repetidos de uma pessoa também nos cansam. Quantas oportunidades você dá para uma pessoa e as vezes não adianta. Isso cansa muito. Cansa mais do que o trabalho. Pensemos então no quanto nossos pecados tem cansado nosso salvador? Jesus tinha fome e sede de abençoar as pessoas, mas eles rejeitavam o pão da vida. Jesus deve ter se cansado com a hipocrisia dos fariseus, deve ter se cansado com o legalismo dos escribas, deve ter se cansado com a incredulidade dos Judeus a ponto de chorar sobre Jerusalém “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados, quantas vezes eu quis ajuntar-te como a galinha ajunta os pintinhos debaixo das asas e tu não quiseste.” Jesus deve ter se cansado com a falta de fé dos discípulos “Homens de pouca fé, até quando vos hei de suportar?” Sim, o pecado, a difamação, a dureza de coração deve ter-lhe causado canseira… O que pensa Jesus da Igreja do século XXI? O que pensa de nossas Igrejas e de nossas vidas em particular? Deixemos que nosso salvador nos diga o que sente de nossa realidade. Precisamos traçar um quadro de nossa realidade espiritual…

I- O Salvador deve estar cansado com nossos cultos


Primeiro porque há um conceito errado de culto. Muitas pessoas acham que Deus precisa de culto, e por isso não se preocupam em cultuar. Mas a verdade é que nós precisamos do culto; é nosso alimento; é nossa vida. Não podemos viver sem cultuar a Deus. Para as pessoas que acham que Deus precisa do culto, tanto faz estar na Igreja como estar na praia. A Igreja primitiva sentia necessidade de cultuar a Deus e aí estava o segredo de seu poder espiritual. “Todos os dias no templo e nas casas não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo” Atos 5:42. Esta Igreja que valorizava a comunhão com Deus foi a Igreja que revolucionou o mundo daquela época. O evangelho chegou a quase todo o mundo habitado. A Congregação de Israel também sentia necessidade do culto…o culto lhes dava crescimento espiritual, a comunhão com Deus lhes dava poder para vencer o pecado e lhes dava maior conhecimento de Deus. Em Neemias 8 temos um exemplo desta reunião solene: Esdras leu o livro da lei desde a alva até o meio dia…e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. V.3. Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo…e abrindo ele o livro o povo se pôs em pé e todo o povo respondeu amém e amém. E adoraram ao Senhor com o rosto em terra.vv.5,6. Havia reverência à leitura do livro sagrado. Esdras pediu ao povo que não chorasse, pois era um dia consagrado ao Senhor; pois todo o povo chorava ao ouvir a leitura do livro da lei. V.9. Percebemos sensibilidade do povo ao ouvir a palavra de Deus. Uma das coisas que falta em nossos dias. Nos preocupa a forma como muitas pessoas estão prestando culto à Deus e também a falta de reverência à palavra. Cada vez que nos apresentamos diante de Deus para cultua-lo precisamos ter interesse, respeito, sensibilidade e desejo de ouvir e obedecer Sua voz. Nosso culto é de acordo com a visão que temos de Deus. Salomão diz que onde não há visão o pode perece, se corrompe. Ao entrarmos no templo precisamos ter a visão do profeta Isaias; que ouviu a voz dos Serafins dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos e toda a terra está cheia de sua glória…então sentiu seus pecados e confessou: Ai de mim que estou perecendo, pois sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos. Isaias 6:1-8. O povo de Judá havia passado por uma crise espiritual, onde Deus condenou sua atitude no culto. Isaias 1:14 diz: “As vossas luas novas, e as vossas solenidades as aborrece a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.” Este texto refere-se aos cultos daquele povo. E Deus está dizendo que eram insuportáveis. Por causa de sua hipocrisia, e formalidades. Deus queria algo espontâneo e que expressasse o que estava no coração daquele povo. “Este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honram, mas o seu coração se afasta para longe de mim.” Isaias 29:13. Precisamos fazer uma avaliação de nossos cultos. Não sei se podemos chamar de cultos ou shows. No culto Deus é exaltado, nos shows os participantes são exaltados. Muitas pessoas depois do show musical saem do templo, não querem ouvir a palavra de Deus. Em muitas Igrejas não há mais cultos só panacéias.

II- O Salvador está cansado com nossa imaturidade espiritual

Da mesma maneira que uma pessoa se desenvolve fisicamente, espera-se também que alcance maturidade espiritual, sabe-se, entretanto, que nem sempre isso acontece. A longa história religiosa comprova que nem todos que professam a fé cristã alcançam a maturidade religiosa; nem todos podem dizer como o apóstolo Paulo “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” I Cor. 13:11. Infelizmente a grande maioria dos crentes continuam a falar como menino, sentir como menino e pensar como menino; nunca crescem em sua vida espiritual, nunca amadurecem, tem uma vida de menino (intrigas, desentendimentos,ofensas,etc). São crentes antigos, mas que por qualquer problema estão discutindo, brigando e saindo da Igreja. Isso revela uma grande falta de maturidade religiosa. “Irmãos, não sejais meninos no juízo…quanto ao juízo, sede amadurecidos” I Cor. 14:20. “Para que não mais sejais como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina…” Efésios 4:14. A imaturidade espiritual do povo de Israel cansou o Senhor, que em inúmeras vezes demonstrou isso através de suas palavras aos profetas. “Já me são pesadas, já estou cansado de as sofrer” Isaias 1. A imaturidade dos crentes tem sido um grande obstáculo no avanço do evangelho, e isso já preocupava os apóstolos: “Porque devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feitos tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento” Hebreus 5:12. Imaturidade cansa! Nada pior para os pais do que um filho imaturo; nada pior para um Professor do que um aluno imaturo; nada pior para um pastor do que um crente imaturo. A imaturidade cansa. A Igreja de hoje é uma Igreja imatura, sem responsabilidade, com raras exceções. Mas há muitas pessoas da liderança que também são imaturos. O teólogo Dr. R. A. Torrey disse: 99 em cada 100 crentes estão apenas brincando de estudar a Bíblia; e por isso, 99 em cada 100 crentes são anões espirituais, quando poderiam ser gigantes tanto na vida cristã como no serviço. O conhecimento Bíblico é necessário para o crescimento espiritual. Jesus afirmou: “Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus”. Não sei o que aconteceria se tivéssemos que fazer um vestibular para entrar no céu? (Um teste de conhecimento bíblico). A fraqueza espiritual se dá pela falta de alimento espiritual, como disse Jesus “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Como está seu crescimento espiritual? Que nota você daria? A falta de crescimento cansa nosso Senhor.

III- O Salvador está cansado com nossa negligência na causa

Jesus entregou a bandeira do evangelho a seus apóstolos, que posteriormente passaram a Igreja primitiva e agora está em nossas mãos. A ordem de Jesus é ir…pregar…ensinar… “E recebereis a virtude do Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia, Samaria e até os confins da terra” Atos 1:8. Foi com muito derramamento de sangue que o evangelho chegou até nós, e a responsabilidade é nossa agora. Muitas vezes estamos como que fora de nós e pensamos que estamos fazendo muito; temos que admitir que estamos perdendo campo para as seitas satânicas, as religiões do diabo crescem mais do que o cristianismo. Um Teólogo, Dr. E. J. Daniels lamentou: “temos que admitir que nós na qualidade de cristãos e Igreja da atualidade, não estamos conseguindo a penetração do poder salvador de Cristo nos corações das massas deste mundo. Em 1850, 5 cristãos levavam um ano para conduzir uma alma a Cristo; em 1900, eram preciso 14 cristãos para faze-lo em um ano; em 1919 eram preciso 21 cristãos um ano para levar uma alma a Cristo; hoje mais de 35 cristãos levam um ano para conduzir uma alma a Cristo. Esta estatística mostra que a cada ano estamos regredindo e não avançando. Nascem muito mais pessoas do que se convertem, e a cada ano que passa o número de perdidos é maior. O que dizer da negligência no testemunho? Cada crente devia brilhar através de seu viver, mas temos visto e ouvido sobre muitos escândalos. “Se a luz que há em ti são trevas, quão terríveis são tais trevas”. Antigamente os crentes eram reconhecidos na multidão, mas hoje é pouca ou quase nada a diferença; esqueceram que são filhos de Deus e querem acompanhar os filhos do diabo. O salvador está cansado com nossa negligência no testemunho. “Pelo tempo devíeis ser mestres, mas ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos da palavra de Deus…”. Como Igreja, não estamos dando conta do recado, ainda há muito para fazer…que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Conclusão

Se queremos avançar no desenvolvimento da causa, precisamos atentar para as orientações de nosso Senhor, quanto a forma de cultuar, pois nossos cultos devem ser de acordo com o padrão bíblico: “Deus é Espírito e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em Espírito e em verdade”. Precisamos ter sensibilidade para sentir a presença de Deus no culto e reverenciá-lo em nosso meio. Precisamos investir na capacitação dos crentes para que se tornem maduros em sua experiência de fé.Temos que acabar com tanta imaturidade em nosso meio. E precisamos assumir o compromisso com o reino de Deus e levar seu evangelho até aos confins da terra. Precisamos tomar uma nova postura diante da palavra de Deus e consertar o que está errado em nossas vidas e Igrejas. Não vale a pena continuar como estamos, pois sem medo de errar, a vida da Igreja hoje, tem cansado nosso salvador; Ele está esperando muito mais do que temos feito, e precisamos reconhecer nossa negligência na causa. Se perdemos o primeiro amor só há uma coisa que podemos fazer: Voltar ao primeiro amor!

Pr. Cirino Refosco cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões