Enfrentando os desapontamentos

Texto: Êxodo 15:22-27



Introdução

Muitas vezes as praias da vida ficam sujas com os destroços das desilusões. Há hoje muitas pessoas que enfrentam algum tipo de desapontamento e perderam completamente o ânimo para prosseguir; se tornaram vidas paradas, sem nenhuma perspectiva. Thomas A. Edson queria fazer uma bateria de níquel, ferro e alcalina. Ele fez 50 mil experiências, e falhou 50 mil vezes. Alguém lhe perguntou: Você não fica frustrado com todos esses fracassos? De forma alguma disse ele, pois aprendi 50 mil formas pelas quais a bateria não pode ser feita, e por conseqüente, estou 50 mil vezes mais perto da experiência que, por fim terá êxito. Edson usava os desapontamentos em seu próprio beneficio. Disse alguém: “O homem deve ficar desiludido com as coisas menores da vida antes de poder compreender o valor total das maiores”. Em êxodo 15, dois milhões de pessoas estavam marchando da terra da escravidão para a terra da bênção. Estavam peregrinando a 3 dias sem encontrar água. O primeiro desses 3 dias provavelmente se passou como uma novidade, mas quando se passaram o 2o. e o 3o. dia, os seus cânticos se transformaram em suspiros…haviam deixado a verde fertilidade do Nilo, e agora enfrentavam o silêncio do deserto. Ao caminhar penosamente do mar para a terra de Sur, defrontaram-se com uma das muitas provas a que Deus os submeteu enquanto os levava para a terra da fartura…ao longo da fila, fez-se ouvir a notícia de que havia água logo adiante. Já com as gargantas ressecadas e os pés cansados, eles apressaram o passo, mas os primeiros se ajoelharam à beira da água e a levaram à boca e ouviu-se então um clamor de angústia: A água é amarga! O que você faria se estivesse lá? Ou, o que você faz quando as coisas dão erradas em sua vida? Gostaria de compartilhar com você 3 sugestões para quando o desapontamento vier! Desapontamento é uma expectativa frustrada.

I- Procure descobrir o propósito que está por trás do desapontamento


No verso 25 lemos: “Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança e ali os provou…” Por todo o caminho, desde o Egito até Canaã, Deus não cessou de provar o seu povo, não para o mal, mas para seu próprio bem. Ele o estava preparando para Canaã. O escocês Samuel Rutherford disse: “Precisamos procurar ler as mensagens de Deus através do envelope em que elas vêm.” Por exemplo: “Se Phillips Brooks tivesse tido sucesso como professor, o mundo teria sido privado de um de seus maiores pregadores”. Eu desejava fazer Ciências Contábeis, era minha paixão, não tive dinheiro para continuar no cursinho e para pagar faculdade. Se eu tivesse sido bem sucedido nesta área não teria vindo para o sertão como missionário. Mas na época eu fiquei desapontado! Quando vêm o desapontamento, precisamos descobrir o propósito de Deus para nós, pois nada do que Deus faz deixa de ter um propósito. Quando lemos : “Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” é exatamente isso que Deus está dizendo. Há coisas que acontecem conosco e que na hora, nos deixam sem ação, ou completamente desapontados. Então precisamos descobrir o que Deus está querendo nos ensinar. Só a partir desta descoberta é que podemos transformar os desapontamentos em bênçãos para nossa vida.

II- Procure descobrir a pessoa que está por trás do desapontamento

No verso 24 diz: “E o povo murmurou contra Moisés…” Isso é comum. Quando há um desapontamento, uma frustração, a murmuração é contra a pessoa que está mais perto de nós, embora ela não seja necessariamente a pessoas culpada. É certo que alguns desapontamentos acontecem como resultado das ações de outras pessoas; mas outras decorrem como resultado de nossas próprias ações. Precisamos ter pelo menos capacidade para identificar a causa do desapontamento e humildade para reconhecer quando nós somos os causadores das tragédias em nossas vidas. Não há nenhum problema sem que tenha havido uma causa. Os desapontamentos acontecem devido a vontade permissiva de Deus. Ele pode permitir que o espinho da carne permaneça, se necessário. O apóstolo Paulo teve uma experiência neste sentido, teve uma visão celestial, motivo para se gloriar ou até considerar-se superior aos demais apóstolos, mas para que isso não acontecesse, foi -lhe dado um espinho na carne. Não sei do que se tratava, mas ele estava desapontado com o problema que o Senhor lhe deu, não sei se uma fraqueza, ou uma doença, ou um problema familiar, mas reconheceu que o desapontamento vinha do próprio Deus; e disse: “E, para que não me exaltasse pelas experiências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” II Cor. 12:7. Paulo orou 3 vezes para que o problema se desviasse dele, mas Deus tinha algo diferente para sua vida, e lhe fez lembrar que a sua graça está disponível para nos ajudar a superar os desapontamentos. “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. II Cor. 12:9. Quantas vezes criamos problemas para nós mesmos? Queremos nos exaltar, achamos que podemos tudo, achamos que somos os melhores, e começamos assim nos tornar auto-suficientes; aí Deus permite um desapontamento. Nos derruba por terra, nos humilha, deseja que mudemos de posição…. foi isso que aconteceu com Paulo. Teve revelações extraordinárias da vida cristã, e ele começou a se encher, se achar melhor que os outros, o orgulho espiritual invadiu seu coração e então veio o espinho na carne para que ele entendesse que só Deus é grande e que nós todos, sem distinção, somos míseros pecadores e Paulo reconheceu isso. “Cristo morreu pelos pecadores, dos quais eu sou o pior”. Tenho medo de pessoas que ficam a se orgulhar de suas vidas, que pensam que são melhores do que os outros, são pessoas sem nenhuma experiência na vida. E o desapontamento virá, e se necessário Deus colocará um espinho na carne para que nunca mais se exalte diante dos outros. Quanto maior nossa comunhão com Deus, mais dependentes nos tornamos e mais pecadores nos julgamos. E Paulo conclui: “De boa vontade me gloriaria nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte” II Cor. 12:9,10.

III- Procure empregar o processo de Deus para vencer o desapontamento

E lemos no verso 25 “Clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore” Os comentaristas dizem que não havia árvores naquela região, mas Deus providenciou uma árvore. Deus é o Deus dos impossíveis, Ele realizou um milagre, e as águas amargas se tornaram doces. Vale a pena abrirmos aqui um parêntesis. Gostaria de lhe fazer uma pergunta: Como está sua vida? Talvez você tenha vivido amargurado, sua vida tem sido amarga. É possível que você tenha algum tipo de desapontamento, na área da saúde, estudantil, profissional, emocional, familiar? Você está vivendo momentos de amargura em alguma destas áreas? Você está desapontado? Procure descobrir a causa de tudo isso, e empregue o processo de Deus para vencer o desapontamento. Eis a receita: “Moisés clamou ao Senhor” Clamar ao Senhor é a solução. Diz um de nossos hinos: “Oh! Que paz perdemos sempre, oh! Que dor no coração, só porque nós não levamos tudo a Deus em Oração. O Senhor é quem nos cura. Ele disse no verso 26: “Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá, sobre ti, das que enviei sobre os egipcios; pois eu sou o Senhor que te sara.” Com Deus por perto, o mal não tem peso e as lágrimas não tem amargura. Um pouco adiante das águas amargas de Mara estava Elim, onde havia 12 fontes de águas e setenta palmeiras. Depois da amargura Deus coloca um OASIS de refrigério em pleno deserto.

Conclusão

O convite de Deus é para que enfrentemos com sabedoria os desapontamentos da vida. Primeiro: descobrindo o propósito que está por trás do desapontamento, pois Deus sempre tem propósitos e um deles é contribuir para o nosso crescimento espiritual. Segundo: devemos descobrir a pessoa que está por trás…normalmente é Deus. Terceiro: Devemos empregar o processo de Deus para vencer o desapontamento. Ele deseja nos levar a vitória. Clamar a Ele é a solução.

 

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões