Cura através da obediência

Texto: II Reis 5:1-17

Introdução

Uma das coisas mais lindas que encontramos sobre Deus, é que Ele não faz acepção de pessoas. Isso entra em choque com nossa sociedade, onde um dos grandes obstáculos para o bem estar social é a acepção de pessoas. Vivemos em um país onde há discriminação de raça, discriminação social (posição econômica, intelectual) e descriminação religiosa. A Igreja evangélica não tem sido vista com bons olhos por algumas classes de nossa sociedade. Há pessoas que acham que evangelho é para gente pobre. Mas Deus não faz acepção de pessoas, para Ele todas as pessoas são iguais. Temos nessa história, a conversão de uma alma além da cura de uma enfermidade terrível, na época – a lepra. Milhares de pessoas morriam abandonadas em cavernas e lugares de isolamento. Morriam aos poucos e em grande agonia e sofrimento. Para você ter uma idéia da gravidade dessa enfermidade aconselho ver o filme Ben-Hur, um jovem contemporâneo de Jesus Cristo. Naamã era comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. (v.1). Em certa ocasião o exército do rei da Síria invadiu Israel e levou cativa uma menina que ficou a serviço da esposa de Naamã; que vendo o sofrimento de seu patrão, certo dia em conversa com sua patroa, disse: “Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o curaria de sua lepra.(v. 3). Essa conversa chegou aos ouvidos de Naamã e depois aos ouvidos do rei que escreveu uma carta ao rei de Israel pedindo que curasse Naamã, portador da carta e acompanhado de grande comitiva com seus oficiais.(v.6).

I- Naamã não conhecia o verdadeiro Deus, mas reconhecia a gravidade de sua doença

Os Sírios nada sabiam da mensagem salvadora e de igual modo Naamã. Eles não conheciam o Deus verdadeiro, que age, que tem poder, que faz maravilhas, que cura, que luta, e que defende seu povo. Naamã estava preso a preconceitos de seu país; envolvido com deuses falsos, cultuava ídolos e nada conhecia a respeito do Deus de Israel. Naamã tinha orgulho de ser o comandante do exército Sírio, em ascensão na época; era portanto, respeitado por todos de seu país e paises vizinhos. Era uma pessoa de alta sociedade, querido de todos e muito bem sucedido na vida. Mas não conhecia a Deus. Naquele tempo não havia cura para lepra, é como a AIDS em nossos dias. Ouviu a mensagem da boca de uma menina raptada em Israel e que fora levada cativa para Síria. A menina conhecia o Deus de Israel, sabia que em sua terra havia um homem de Deus; e que era o profeta Eliseu que morava em Samaria e transmitiu essa mensagem ao seu senhor. Estava em terra estranha, mas não teve medo de testemunhar de seu Deus, que também era o Deus de seu povo. Naamã por sua vez, dirigiu-se ao profeta em busca de instrução; e por fim obedeceu a ordem, embora com restrições mentais.

II- A ordem do Profeta Eliseu foi simples e fácil

O rei de Israel, ao receber a carta do rei da Síria, rasgou suas vestes dizendo: Sou eu Deus que possa matar e vivificar, para que este envie a mim um homem a fim de que eu o cure de sua lepra? (v.7). Mas quando o profeta ouviu que o rei havia rasgado suas vestes em protesto ao pedido, mandou dizer ao rei: Por que rasgastes as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saberá que há profeta em Israel. (v.8). Naamã foi enviado a Eliseu e parou com seus carros, cavalos e comitiva à porta da casa do Profeta (v.9). O comandante esperava ver profeta e conversar com ele, mas Eliseu nem apareceu, apenas mandou um recado, isso feriu seu orgulho militar. O mensageiro deu o recado: Vai e lava-te sete vezes no Jordão… e ficarás limpo. (v.10). Naamã porém, muito se indignou e se foi dizendo: “Pensava eu que ele sairia a ter comigo, por-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e me restauraria” (v.11). Disse ele: eu não estou precisando me lavar, os rios da Síria são muito melhores e mais limpos do que o rio Jordão, não poderia lavar-me no rio Abana e Farpar, melhores do que todas as águas de Israel? E voltou-se e foi indignado. (v.12) O orgulho de Naamã estava ferido, pois como comandante queria tratamento diferente, esperava que o profeta viesse até ele e colocasse a mão sobre a lepra. E a ordem do profeta foi simples e de fácil cumprimento e cabia a ele só cumprir a ordem e estaria curado. Assim é o evangelho de Jesus Cristo – simples e fácil. Talvez seja por isso que muitos intelectuais não aceitam. Gostariam de coisas mais difíceis – carregar pedra na cabeça, rebentar os joelhos subindo escadas, pagar grandes quantias em dinheiro. As coisas de Deus são simples e de fácil entendimento. E por isso Naamã ficou indignado.

III- Os servos foram mais compreensivos do que o comandante

Só pode entender as coisas simples, pessoas que tem coração simples. Os servos perceberam a indignação de seu senhor que ia embora. Então lhe disseram: “Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa dificil acaso não o farias? Quanto mais deves obedecer o que te disse: Lava-te e ficarás limpo.(13). Desceu ele, pois, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus ; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. (14). Muitas pessoas estão perdendo bênçãos porque não obedecem a orientação da palavra de Deus. Muitos crentes estão enfermos, doentes, vão morrer, porque não obedecem a Deus e a palavra de seus profetas. Quanto sofrimento poderia ser evitado pela obediência. É só fazer o que está escrito.

Conclusão

Algumas lições importantes precisamos destacar nesse texto: 1- O testemunho da menina. Embora vivesse entre estranhos não se esqueceu do seu Deus e de sua responsabilidade em dar testemunho. Cada crente tem compromisso em testemunhar de seu Deus, do evangelho, de Jesus. 2- O rei recusou o presente e rasgou suas vestes porque não era de sua competência curar. Hoje muitos recebem dinheiro e não curam coisa alguma, são enganadores. O rei foi honesto. 3- Eliseu curou Naamã mas não lhe cobrou coisa alguma- foi de graça, rejeitou o presente de Naamã.(16) Quando Deus age, não há necessidade de colocar a mão em cima do ferimento. 4- Eliseu só conversou com Naamã após sua disposição em obedecer. 5- Naamã foi curado, mas também converteu-se ao Senhor. Recebeu a cura da alma. “Eis que agora reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel” (v.15b). Deu testemunho de sua conversão: “Disse Naamã; Peço-te que a teu servo seja dado levar uma carga de terra de duas mulas; porque nunca mais oferecerá esse teu servo holocausto e nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor”.(17) As duas maiores bênçãos que uma pessoa pode receber – Naamã – recebeu – a cura da alma e a cura do corpo. A salvação é uma das coisas mais simples do mundo- basta reconhecer os pecados e crer em Jesus como Salvador e Senhor “Se com a tua boca confessares a Jesus e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo”.

 

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões