Aprendendo a pescar de forma correta

Texto: Lucas 5:1-11 e João 21:1-11

Quando Jesus iniciou seu ministério, Lucas 5, encontrou alguns homens no lago de Genezaré, nas primeiras horas da manhã e estavam lavando as redes, pois haviam trabalhado a noite toda e sem sucesso. Jesus pediu permissão para entrar no barco de Simão e pediu para que o mesmo fosse afastado um pouco da margem e ensinava as multidões. E acabando de ensinar pediu a Pedro que fosse um pouco mais à frente e lançasse as redes. Ao que Pedro respondeu: Mestre, trabalhamos a noite toda e nada apanhamos; mas sobre tua palavra lançarei as redes. E apanharam uma grande quantidade de peixes que as redes se rompiam e os barcos vinham quase afundando.

Aqueles homens ficaram espantados, atemorizados. Simão Pedro percebeu o que havia acontecido, caiu de joelhos diante de Jesus e disse: “Oh, Senhor, deixa-nos por favor – eu sou pecador demais para andar do seu lado”v.8. Mas Jesus lhes disse: “Não tenham medo, de agora em diante vocês serão pescadores de homens…. e seguiram a Jesus”. Aprenderam como pescar de forma correta, peixes e homens.

Três anos se passaram! Eles tinham andado com Jesus, aprenderam dEle, e testemunharam de seu poder. Eles viram Jesus curar doentes, expulsar demônios, restaurar muitos à sanidade mental e espiritual e anunciar o reino de Deus. Imaginemos o quanto eles aprenderam nesses 3 anos e meio de ministério?
Apesar disso, esses homens, após a morte de Jesus, voltaram às suas antigas ocupações – foram pescar! É como se eles dissessem a si mesmos: “Esses anos foram bons, vimos coisas maravilhosas, mas tudo acabou”. Vamos pescar! Passaram a noite tentando, mas nada apanharam.

Exatamente como da primeira vez, Jesus os encontrou pescando; eles haviam trabalhado a noite toda e nada apanharam. E Jesus ordena que lancem a rede do outro lado do barco, e fizeram como Jesus ordenou e capturaram 153 grande peixes. João 21:1-11. A obediência a Jesus sempre traz resultados maravilhosos.

Obs.: Este sermão introdutório faz parte da antiga coletânia de sermões do Pr.Cirino Refosco.

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões