Vivendo pelos valores de Deus

Texto: Efésios 5:1 – 21



Introdução

Em quase todos os lugares ouvimos a expressão: “As coisas estão muito diferentes, não são mais como eram antigamente” ou então “No meu tempo as coisas não eram assim”. É verdade, as coisas estão muito diferentes, pois o avanço tecnológico e cientifico de um modo geral, tem sido grande nos últimos anos. Mas o pecado jamais deixará de ser chamado de pecado. As pessoas mudam, mas os valores de Deus permanecem os mesmos. É inacreditável que o ser humano tenha caído tanto em sua moral, a ponto de tornar-se imoral. Há mães satisfeitas e elogiando seus filhos homossexuais e filhas lésbicas, dando cobertura a prostituição dentro de seus próprios lares, aconselhando o aborto de crianças inocentes. O ser humano tem caído tanto em sua vida pervertida e profana que em muitos casos se torna pior que os irracionais. Quantas vezes vi os “brutos” em desespero diante da morte de um filhote, tanto o pássaro, quanto uma vaca ou cachorra, gritando ou uivando o dia todo diante de uma cria morta; e vemos seres humanos planejando o assassinato de seus filhos. E não estamos aqui para consolar ninguém, mas para confrontar com a verdade. Estamos vivendo numa sociedade onde as pessoas, em função da inversão de valores ou da ausência de valores, estão se desintegrando, perdendo o rumo, a direção e entrando numa espécie de colapso moral; falta de respeito, amor próprio, amor ao próximo, e de temor a Deus! É só olhar para o comportamento das pessoas refletido em suas atitudes, ações e reações, e vemos de fato o resultado de uma vida distante do criador. Infelizmente esta inversão de valores vai permeando a vida de muitos filhos de Deus. No entanto, em meio a esta realidade agonizante, a palavra de Deus nos aponta o único meio de salvar as pessoas deste pântano destrutivo: Integrar, interiorizar, encarnar e viver pelos valores de Deus. Neste texto, o Espírito Santo nos revela os valores de Deus e nos desafia a vive-los no nosso dia a dia.

I- Os valores de Deus se caracterizam por uma vida dominada pelo amor e comprometida com a pureza moral


As pessoas se movem pelo ódio, pelas raízes de amargura, ressentimentos, mágoas, desejo de vingança, violência física, violência psicológica e por uma síndrome de imoralidade. No entanto, os valores de Deus nos direcionam para uma vida: 1- Dominada pelo amor, conforme ensinado por Cristo. “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” v. 1,2. 2- Dominada pela consciência e busca de santificação. “Mas a prostituição e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas estas que não convém; mas, antes, ações de graça. Pois bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus” v. 3-5. 3- Dominada pela certeza do que seja a vida cristã e não se enganar pela vida falsificada. “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles” v. 6, 7. O que mais encontramos hoje são os pregadores de um falso evangelho, que pouco ou nada tem a ver com os ensinos de nosso Senhor Jesus Cristo. Estão pregando um evangelho fácil, omitindo a necessidade de santificação, pureza e vida transformada. Precisamos observar o ensino de Paulo, apóstolo do Senhor: “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema” Gálatas 1:6 – 8. Malditas distorções do evangelho de Cristo que servem apenas para conduzir almas para o inferno, mantendo-as enganadas durante toda existência. Mas o amor de Deus fluindo e a vivencia da pureza moral, refletem os valores de Deus internalizados em nossas vidas. Assimilados, compreendidos por nós.

II- Os valores de Deus se caracterizam por uma vida agradável a Deus e centralizada na verdadeira sabedoria

Há tantas pessoas “vivendo” mas, ao mesmo tempo, desperdiçando suas vidas porque estão vivendo fora do foco de Deus. No entanto, ao pautarmos nossas vidas pelos valores de Deus, algumas coisas passam a acontecer: 1- Somos envolvidos pela consciência de como devemos viver. “Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz, provando o que é agradável ao Senhor” v.8,10. É inadmissível que um filho da luz ainda viva envolvido com as obras das trevas. 2- Somos envolvidos pela consciência de não nos tornarmos cúmplices do que é errado. “E não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz” v. 11- 13. 3- Somos dominados pela sabedoria que vem de Deus. “Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios” v. 14, 15. 4- Ficamos atentos às oportunidades proporcionadas por Deus. “Usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus” v. 16. Uma vida que busca agradar a Deus centralizada em Sua sabedoria, conforme explicitada em Sua palavra, na verdade é uma vida que integrou os valores de Deus.

III- Os valores de Deus se caracterizam por uma vida cheia do Espírito Santo

È na descoberta de uma vida cheia do Espírito Santo que está a nossa vitória. Todos os cristãos do passado, do presente e do futuro, tem no Espírito de Deus a sua fonte por excelência de vitória: 1- Por meio dele, descobrimos e vivemos a vontade de Deus, conforme descrita em sua Palavra. “Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito” v. 17, 18. 2- Por meio dele, evidenciamos os sinais do Seu domínio em nossas vidas. “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” v. 19 – 21. A busca constante por uma vida cheia do Espírito Santo não apenas reflete que os valores de Deus foram interiorizados, bem como, que este servo ou serva de Deus pôs os seus pés no caminho de uma vida para a glória de Deus.

Conclusão

Estamos vivendo numa sociedade onde as pessoas estão se desintegrando pela ausência de valores espirituais e morais, com reflexo na vida pessoal, conjugal, familiar, eclesiástica e secular. No entanto, todos aqueles que nasceram de novo em Cristo, somos chamados a viver dominados pelos valores de Deus, a fim de que vivamos com sentido, significado e acima de tudo para a glória de Deus. O Espírito Santo deseja encarnar em sua vida, os valores de Deus, e assim lhe proporcionar uma vida abundante, vitoriosa, engajada no reino de Deus e para sua glória.

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões