Uma vida que agrada a Deus

Texto: Jó 1:1



Introdução

O livro de Jó fala de um homem muito especial. Ele é apresentado no início da história como um servo de Deus admirável, abençoado com muitas riquezas e uma família maravilhosa. Deus tinha muito prazer na vida de Jó! Certo dia satanás estava rodeando a terra, “pois anda em derredor bramado como leão, buscando a quem possa tragar”, então Deus lhe disse: “Viste o meu servo Jó? Ninguém há na terra semelhante a ele.” E satanás insinuou que sua fidelidade a Deus estava condicionada às bênçãos de Deus sobre sua vida. Então Deus permitiu que Jó fosse provado, testado em sua fé.
Apesar de sua fé e sua dignidade, de uma hora para outra, foi despojado de suas riquezas, de sua família e de sua saúde.
Ele não sabia por que estava acontecendo tudo aquilo. Nós sabemos que Deus estava mostrando a satanás que a fé de Jó era genuína, verdadeira.
Três amigos vieram consolá-lo em sua desgraça; e os quatro se envolveram numa grande discussão, que resultou no livro de Jó. Os amigos de Jó queriam convencê-lo de que seu sofrimento era conseqüência de algum pecado; ele rejeitou o argumento deles e tentou mostrar sua inocência. Depois o próprio Deus se dirigiu a Jó que O escutou com um coração quebrantado e contrito. Finalmente, Deus declarou a inocência de Jó, repreendeu seus amigos e mandou que Jó orasse por eles. E o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuia, dez filhos e muita saúde.
Ao ler esta história, somos impactados pelo seu testemunho. Sua vida de fé e obediência é uma inspiração para todos nós. Viveu uma vida agradável a Deus. Veremos como deve ser uma vida que agrada a Deus.

I- Uma vida comprometida com a integridade moral


O texto diz que Jó era íntegro e reto. Integro significa inteiro, completo. Essa é uma referencia à sua retidão moral e a nobreza de seu caráter. Ele era completamente honesto.
Sua vida resistia a qualquer investigação….Poucas são as pessoas em nossa sociedade que resistiriam uma investigação…..
Vivemos em um mundo onde a falta de caráter tem sido marca registrada de muitas pessoas. Compromisso com os princípios morais é coisa que muita gente não tem interesse em assumir. E por isso nossa sociedade vai sendo corroída, minada, destruída por pessoas sem moral, sem caráter, que se colocam a serviço do mal.
Mais do que nunca, precisamos de homens e mulheres como Jó, que possam ser testados, provados e reconhecidos pela sua nobreza de caráter e integridade moral.

II- Uma vida que se desvia do mal

Deus se agrada de uma vida que se afasta, se desvia do mal. Ao ressaltar a integridade de Jó, o texto diz que ele se desviava do mal. Isso significa que seu estilo de vida era o resultado de uma atitude. Ele se esforçava para se manter íntegro. Sabia que não estava imunizado contra o erro e que precisava estar atento o tempo todo para não cair, não se corromper.
Muito diferente foi a vida de Ló, que sabia que os moradores de Sodoma eram grandes pecadores contra o Senhor Gen. 13:13, mas foi armando a sua tenda até chegar naquela cidade e ali se estabeleceu, rejeitando a ajuda dos anjos para tira-lo daquele meio perverso, pois havia se acostumado com o mal. Foi salvo da destruição porque os anjos foram insistentes e o arrastaram para fora da cidade.
No Salmo 40:12 Davi diz que estava cercado pelo mal “Males sem número me cercam”. Daí a necessidade que temos de nos desviar do mal, ao contrário seremos alcançados por ele, e teremos nosso caráter comprometido, manchado, corrompido. O cristão está cercado pelo mal e precisa viver como Jó, desviando-se do mal.
O ímpio é muito diferente! A Bíblia declara que o mal está em seu coração, Salmo 28:3 “Não me arrastes juntamente cós os ímpios e com os que praticam a iniqüidade, que falam de paz ao seu próximo, mas tem o mal no coração”.

III- Uma vida comprometida com Deus

Deus deseja que sejamos comprometidos com Ele. Isso é diferente de ser apenas religioso. Milhões de pessoas são religiosas, mas não tem qualquer compromisso com Deus.
O texto diz que Jó era temente a Deus. TEMER é tributar reverência e respeito. Isso significa que Jó era um servo de Deus consciente do seu papel; tinha uma vida devota e submissa. Seu prazer era amar ao Senhor e obedecer a sua palavra.
Em Eclesiastes 12:13 lemos “Temer a Deus e guardar seus mandamentos é todo o dever do homem”.
Mas, o que é TEMER ao Senhor? Temer a Deus não é ter medo, mas é perceber a grandeza de Deus, perceber quem ELE é. E isso depende de conhecê-lo. “Conheçamos e prossigamos em conhecer” é o desafio de Sua palavra. Por isso há tanta ênfase nas escrituras ao temer a Deus. “O temor do Senhor é o principio da sabedoria”. O conhecer a Deus é o principio do saber, pois só assim podemos conhecer a nós mesmos. Ninguém se conhece se não conhecer a Deus, e esse é o grande problema da humanidade. Pois só nos conhecendo é que descobriremos quem nós realmente somos, e com essa descoberta nos encontramos, achamos a nós mesmos. Enquanto uma pessoa não se acha, ela está perdida em si mesma e no mundo. E não existe tragédia maior do que estar perdido em si mesmo. Pensar que é o que não é. Há muita gente pensando que é grande, que é poderoso, porque não conhece a si mesmo. Por isso o principio de todo saber está no Temor do Senhor. Pois quando O conhecemos, também nos conhecemos e sabemos que somos pó, “O que eu sei é que nada sei” como disse Paulo. Ou “Miserável homem que sou”. Quanto mais alguém conhece a Deus, mas humilde e dependente se torna. Quando olhamos para uma pessoa, sabemos se teme ou não ao Senhor. “Assim, pois, a Igreja de toda Judéia, Galiléia e Samaria tinha paz, sendo edificada, e andando no TEMOR do Senhor…se multiplicava” Atos 9:31.
E Deut. 10:12 confirma este dever “E agora, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas ao Senhor teu Deus, que Andes em seus caminhos, e O AMES, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo teu coração e de toda tua alma?”
Jó amava a Deus. Vemos isso quando foi incitado por sua esposa a blasfemar contra Deus e morrer. Ele respondeu: “Falas como qualquer doida, temos recebido o bem de Deus e não receberíamos o mal? Porque eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra” Jó 2:10 e 19:25. Esta é sem dúvida uma declaração de fé.
Jó era amigo de Deus. Não é o nome que define nosso caráter mas nosso compromisso com Deus.
Independente de qualquer coisa, você pode decidir obedecer a Deus e servi-lo sempre, tendo assim uma vida que agrada a Deus.

Conclusão

Como está sua vida? Acha que está agradando ao Senhor? Que tal deixar tudo de lado e se entregar ao Senhor de todo seu coração, de toda sua alma, e com toda a força de sua vida? Ele vai ajudar você a ter um bom caráter, a se desviar do mal. Em Cristo você poderá ter uma vida nova. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” II Cor. 5:17.
Além da transformação que Ele opera em sua vida aqui neste mundo, Ele garante a você a vida eterna….
Você deseja ter uma vida que agrade a Deus? Então pratique o que acabou de ouvir. Tenha uma vida íntegra e reta; desvia-te do mal; e tema a Deus, amando-o de todo coração, alma, entendimento e forças.

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

2 Responses to “Uma vida que agrada a Deus”

  1. luis carlos 21. out, 2008 at 6:52

    os sermoes são otimos, como não poderia deixar de ser, vindo de um homem de Deus,que é o pastor cirino. com sua vida no altar, sua experiencia,e inteligencia. Mas lembremos que sãootimos para ouvir, ler e aplicar em nossas vidas.

  2. EStes sermões foram muito confortantes e com certeza vão ajudar muita gente…


Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/af/49/pibja1/public_html/extra/sermoesonline/wp-content/themes/headlines/single.php on line 74
mais sermões