Elementos distintivos da Igreja

Texto: Mateus 16:18

Introdução: Nas últimas semanas o mundo inteiro presenciou o falecimento do Papa João Paulo 2º que chefiou a Igreja católica por 26 anos, sua luta maior foi em propagar a Paz, apesar de não poder vê-la, pois as guerras do Oriente Médio continuaram e principalmente a grande guerra no Iraque; os terroristas abalaram o mundo com suas guerrilhas na Colômbia e a destruição das duas torres nos USA em 11 de setembro 2003. Ele foi também o mentor do ecumenismo entre as religiões, o que acho simplesmente impossível, seria como ter um partido único concorrendo as eleições em nosso país, ficaríamos sem opção. Pediu perdão ao mundo pelo massacre realizado por sua Igreja no período da “Santa Inquisição”.

Mas o que mais nos chamou atenção nestes dias, com a eleição do Cardeal Joseph Ratzinger e sua posse como Papa Bento XVI, foi a divulgação da mídia de que o Papa é o sucessor de Pedro que foi sucessor de Cristo. O mundo inteiro está acreditando nisso, com exceção dos que estudam a Biblia. O texto bíblico mais usado foi este que acabamos de ler, onde se fundamenta a doutrina romana da sucessão apostólica. E como ministro do evangelho me sinto na obrigação de trazer alguns esclarecimentos sobre a interpretação do texto.

1 – Cristo não tem e nem precisa de sucessor, pois ele continua vivo. Jesus ressuscitou dentre os mortos e está vivo pelos séculos dos séculos….. doutrina base do cristianismo.

2 – Pedro nunca foi sucessor de Jesus, apenas cooperador na obra de evangelização, como eu e você somos. Jesus continua dirigindo sua Igreja.

3 – A Bíblia se interpreta pela Bíblia. As cartas apostólicas e as cartas gerais são nada mais e nada menos que a interpretação que os apóstolos deram ao evangelho de Jesus Cristo. Eles escreveram o que entenderam do evangelho.

Existem no mundo muitas organizações que merecem nosso respeito pelo trabalho que realizam em favor do bem estar social. Podemos citar os hospitais, os centros de pesquisas médicas, os laboratórios, a ONU que luta para preservar a paz mundial; etc.

Mas é a Igreja de Jesus a maior de todas as instituições, porque é Divina. Foi Jesus quem criou, fundou a Igreja. Nós devemos respeito e amor à Igreja de Jesus Cristo. Fazemos parte dela e ao mesmo tempo devemos ser defensores. Por isso tantos deram suas vidas em defesa do evangelho e morreram martirizados porque amaram a noiva de Cristo – a Igreja.

Jesus havia perguntado aos discípulos qual era a opinião do povo a seu respeito. Uns diziam que era Elias; outros, João Batista; e outros, diziam que era um dos profetas. Depois perguntou aos discípulos sobre sua opinião. E Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo. Esta resposta foi elogiada por Jesus, pois era uma expressão clara de que Deus havia usado Pedro para testemunhar desta verdade. E Jesus começou a falar da maneira como usaria Pedro para o fortalecimento e expansão da Igreja.

Sabemos do esforço da Igreja católica em usar e interpretar este texto para chamar Pedro de  primeiro Papa. “Porém, te digo; que tu és Pedro e sobre esta Pedro edificarei a minha Igreja”.

Mas nada melhor do que ouvir o que o próprio Pedro disse: “Chegando-vos para Ele a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Por isso está na escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum envergonhado”. I Pedro 2:4 a 6.

E Paulo também testemunhou: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que está posto, o qual é Jesus Cristo. E beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.” I Cor. 3:11 e 10:4.

A Igreja não foi edificada sobre Pedro, mas sobre Cristo.

I – A Igreja tem um dono Divino.

Nosso Senhor Jesus Cristo não deixa dúvidas a esse respeito. Ele diz: A minha Igreja. A Igreja é de Jesus Cristo. A Igreja não pertence ao pastor ou ao irmão fulano ou a família tal. Jesus afirmou que a Igreja é dele; e muitos textos nos ajudam a entender que Ele a comprou com seu próprio sangue. Pedro fala que nós somos povo de propriedade exclusiva de Deus.

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” I Pedro 2:9.

E ainda diz que não foi com prata ou ouro, que fomos resgatados do nosso fútil procedimento, mas pelo precioso sangue de Cristo. I Pedro 1:18 e 19.

Paulo escrevendo aos Coríntios diz duas vezes: fostes comprados por preço. “Porque fostes comprados por preço. Agora pois, glorificai a Deus no vosso corpo. Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens”. I Cor. 6:20 e 7:23

Em apocalipse 5:9, no cântico que os 24 anciãos cantaram diz: “…com o teu sangue compraste para Deus, os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.”

A Igreja foi comprada, tem um dono divino, a Igreja pertence a Jesus Cristo. Que benção pertencer a Jesus!

II – A Igreja tem um Edificador Divino.

Jesus disse: “Edificarei a minha Igreja”. Como você percebe a Igreja não foi edificada por homens, é Jesus quem a edifica. Pedro podia ser uma pedra viva como eu e você. Mas a Pedra angular que dá base e sustentação a todo edifício é ELE. “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” Efésios 2:20. E Paulo desenvolve mais o assunto quando escreve aos Corintios: “Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isso conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento.” I Corintios 3:5 a 7.

Mas como Ele faz isto? Paulo responde: “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do Dom de Cristo… Ele mesmo concedeu uns para Apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.” Efésios 4:7, 11 e 12.

Jesus é a base da Igreja e também o edificador da Igreja, isto é, seu evangelho, sua palavra é o alimento para sua Igreja. Ele abençoa a pregação de sua palavra e dEle vem a capacidade para realizarmos o trabalho.

Na Igreja não deve haver orgulho humano. “Eu fiz isto” Porque é Jesus que edifica sua Igreja.

III – A Igreja é vitoriosa na batalha contra o inferno.

A Igreja nunca será vencida pelas forças do inferno: “E as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. A Igreja não será vencida enquanto Jesus for o Senhor (o dono).

A Igreja é a única instituição, ou organização que luta contra o inferno e contra satanás.

A Igreja tem como função resgatar almas do inferno! Quando Cristo morreu na cruz nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino de seu filho de amor. Col.1:13.

Esse é o papel da Igreja, e se cumpre quando prega o evangelho resgatando almas das trevas e do inferno.

Quando os 70 foram enviados por Jesus para pregar o evangelho; voltaram possuídos de grande alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome. Mateus 10:17.

Satanás não se importa com Igrejas paradas, que vivem dentro de quatro paredes; que não oram e não estudam a Bíblia. Mas fica furioso quando a Igreja vai em busca dos perdidos, e fará tudo para impedir. Quando a Igreja ora, satanás treme.  As portas do inferno não prevalecerão contra a minha Igreja.

Satanás procura envolver a Igreja  em coisas secundárias para que ela não cumpra sua missão principal – a obra missionária através da evangelização e a oração. Muitas Igrejas estão envolvidas em colégios, obras sociais, e esqueceram da missão principal.

Conclusão: Não há duvidas que estamos diante de duas Igrejas: Uma é a Igreja de Cristo, que ele mesmo comprou, é o dono, o edificador, é a Igreja que se guia pelo evangelho de Jesus Cristo. A outra é a Igreja onde Bento XVI é o dono, é o edificador, é a Igreja que lhe obedece, que não importa com os ensinos bíblicos, pois o mais importante é a tradição e o ensino que procedem daqueles que tomaram o lugar de Cristo na vida das pessoas.

Mas aprendemos hoje que Jesus é o dono da Igreja, que Ele mesmo é quem faz crescer e desenvolver. É Ele que dá vitória à sua Igreja por isso subsistiu todo aquele período de perseguição na “Santa Inquisição”. Isso nos leva a louvar a Deus pela sua grandeza e pelas obras maravilhosas que continua fazendo hoje.

A Igreja começou com onze homens, numa parte insignificante do mundo, a Galiléia. Mas produziu uma comunidade vibrante e operante. A Igreja com todas suas dificuldades naturais e perseguições,  deixa escrita a história mais linda que o mundo já conheceu.

Devemos continuar reafirmando nossa confiança na Igreja, pois ela pertence a Deus. Devemos dar nossa vida para o desenvolvimento do reino de Deus, cumprindo nossa missão. Resgatando almas do inferno.

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@gmail.com

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões