A árvore da curiosidade

Gen. 3:3, 6 e Lc. 19:4

As árvores foram criadas para nos fornecer acima de tudo, o oxigênio. Deus é um arquiteto perfeito. Não poucas vezes a Bíblia nos fala de árvores. Mas nunca tão diretamente as árvores tiveram envolvidas em episódios como as que encontramos nos textos lidos. Primeiro, uma árvore envolvida com a queda do homem. Quando o homem pecou, quando a raça humana se degradou, se corrompeu, uma árvore estava envolvida. No segundo texto Bíblico vemos uma árvore envolvida com a Salvação de Zaqueu. Um texto no Velho Testamento, mostrando a entrada do pecado no mundo; e o outro no Novo Testamento, mostrando a providência divina para Salvação do homem.

I – A CURIOSIDADE LEVOU EVA À DESTRUIÇÃO, OU QUEDA.

Quando Deus criou o universo, o mundo em que vivemos, Ele criou tudo perfeito, o mar, os rios, o sol, as nuvens, os répteis, as aves e também as árvores… as árvores foram criadas por Deus, sendo o homem e a mulher, o primeiro casal, a coroa da criação.

O homem foi criado livre e com liberdade de escolha. Deus criou o ser humano inteligente, sabendo o certo e o errado.

Por isso se você acordar um dia no inferno, Deus não tem culpa, a escolha é unicamente sua.

Em Genesis encontramos Deus apresentando o Jardim ao casal: Vocês poderão comer de toda a árvore do Jardim, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comereis, porque no dia em que dela comerdes certamente morrereis.

Deus disse que na árvore que estava no meio do Jardim, eles não poderiam tocar. Mas Eva duvidou da palavra de Deus, achou a árvore agradável aos olhos, boa para comer e desejável para dar entendimento – então comeu. A dúvida sempre leva ao pecado. Milhares tem ido para o inferno porque duvidam da palavra de Deus, porque duvidam dos ensinamentos de Jesus… talvez seja seu caso. A dúvida é prejudicial ao desenvolvimento à vida cristã.

A dúvida gera o pecado – e toda tragédia do pecado se deu em volta de uma árvore. E tudo que sofremos hoje, é conseqüência do pecado… A Bíblia diz que todos pecaram e separados estão de Deus. E o pecado gera os milhares de problemas encontrados na sociedade de hoje.

II – A CURIOSIDADE LEVOU ZAQUEU À SALVAÇÃO.

Jesus passava em Jericó, uma das cidades da Palestina pois Jesus andava curando e ensinando em toda Palestina, muitos cegos viram, coxos andaram e endemoninhados foram libertos.

Em Jericó morava Zaqueu, cobrador de impostos, homem muito rico, segundo nos ensina a Bíblia, o povo de Jericó não gostava de Zaqueu, pois ele roubava na cobrança de impostos, ele tinha ficado rico as custas dos moradores de Jericó…

A Bíblia também diz que era homem de pequena estatura, e por isso não podia ver a Jesus, uma vez que Jesus vivia com grande multidão ao seu redor. Ele queria ver quem era Jesus, por isso não mediu esforços, ele subiu a uma árvore.

Ele era rico, mas foi humilde, e subiu em uma árvore. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima viu-o, e disse: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. Eis aqui uma árvore envolvida na salvação de Zaqueu. Se não fosse aquela árvore Zaqueu não teria encontrado a Salvação. Não teria visto Jesus.

Em nosso bairro há muita gente que precisa subir a uma árvore para ver quem é Jesus… mas para isso precisa ser humilde.

Então Zaqueu se arrependeu e disse: Senhor, metade dos meus bens dou aos pobres, e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém o restituo quadruplicado… E Jesus disse: Hoje veio Salvação a esta casa…

Uma árvore envolvida na Salvação de Zaqueu.

Meu prezado ouvinte, duas coisas você aprendeu nesta hora, a primeira: Que a dúvida gera o pecado e o pecado o separa de Deus. Portanto peça a Deus que tire as dúvidas de seu coração. Faça esta oração: Senhor, eu quero crer. Em segundo lugar lemos que o arrependimento gera a Salvação. Ninguém é salvo, sem antes se arrepender de seus pecados e confessa-los a Deus. Se você quer a salvação agora, então reconheça que és um pecador, e que careces da graça de Deus.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I Jo. 1:9.


Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org
http://sermoesonline.pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões