Integração da Familia

Texto: Gen. 2:21-24

Não só os evangélicos, mas as autoridades também estão preocupadas com a família. As revistas trazem artigos importantes sobre a família. Alguns estudiosos do assunto dizem que a família estará morta… a família desaparecerá…

Já temos conversado com algumas pessoas sobre nossa preocupação com as famílias dos crentes. Sentimos que há filhos de crentes, não convertidos. Porque não são convertidos?

Nós sabemos que nossos filhos serão a Igreja do futuro, por isso precisamos levá-los à uma experiência com Cristo.

Para Deus a família é de grande importância, e isso está destacado através das páginas da Bíblia. Deus veio ao mundo através de uma família. Deus está interessado naquilo que sua família acredita.

A Bíblia indica que Deus tinha pelo menos 3 propósitos quando fez o homem e a mulher com capacidade para a reprodução através do casamento.

a) Deus estava comprometido com a continuação da raça humana

b) Deus visava a felicidade de um perfeito relacionamento – físico, emocional e espiritual.

c) O casamento tem por objetivo demonstrar o amor divino. Deus queria que o marido e a mulher se amassem de tal maneira que o mundo pudesse se lembrar do amor divino.

A família não é nossa, mas de Deus. O casamento não é nosso, mas de Deus. Os filhos não são nossos, mas de Deus.

A família cristã deve ser definida como uma família que vive junto com Jesus. Três coisas queremos destacar:

I – O RELACIONAMENTO MARIDO E MULHER.

O elemento mais importante num lar é o amor na sua completa interpretação. Não é só um sentimento de atração (éros), mas amizade (Filia) e companheirismo (ágape) é dar-se, sem esperar nada em troca. Lembre-se que o amor maior (ágape) cura feridas e mágoas, dissipa anseios, acaba com os ressentimentos e rancores.

A felicidade familiar é construída tijolo por tijolo, dia após dia. É preciso que as duas personalidades se harmonizem.

Sempre que duas pessoas chegam a conclusão que nasceram um para o outro, então casam-se. Terminada a viagem de núpcias a maioria dos casais passa por uma crise que consiste na descoberta dos defeitos do outro.

Aos poucos os parceiros vão chegando a realidade: Ele não é tão trabalhador como eu pensava… Ela não é tão econômica como eu gostaria… Ela quer que ele lave os pratos, mas ele não acha graça nisso… Ele entra em casa com os sapatos sujos…

Cada um terá que ir aceitando o outro, procurando corrigir com amor até ambos chegarem ao estado de equilíbrio.

Não podemos admitir que num lar cristão o marido ataque a esposa com palavras grosseiras e agressões físicas; nem que a mulher irrite o marido com ciúmes doentios. O lar cristão é regido pelo amor e presença do Espírito Santo.

1) Duas pequenas coisas concorrem para um ambiente desagradável: mau humor e grosseria. Em geral os casamentos terminam por causa de pequenas amarguras acumuladas…

2) O que cada marido precisa saber: I Pd. 3:7 “Maridos, vós, igualmente,vivei a vida comum do lar, com discernimento; tendo consideração com a mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam vossas orações”. Deus quer que os maridos tratem as esposas com honra e entendimento. Amar a mulher como Cristo amou a Igreja. Amor ágape, que dá, que se sacrifica… se não as orações não serão ouvidas.

3) O que cada mulher precisa saber: I Pd. 3:1 “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece a palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa”. Além de amar o marido, sua responsabilidade principal é obedecer e isso envolve submissão. Quando a mulher ridiculariza seu marido comparando com outros desfavoravelmente – não está respeitando-o.

Obedecer crente ou não crente… vestir-se e apresentar-se bem… isto não é tudo, mas ajuda muito. O interior é mais importante. Compete à mulher fazer o marido e o lar felizes. (Prov.31)

II – O RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS.

Ef. 6:1-3 “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.”

1) Os pais precisam saber que não podem exigir dos filhos de uma hora para outra a mesma perfeição que eles aprenderam em 30 ou 40 anos… ninguém nasce sabendo.

2) Os pais devem ser equilibrados mantendo uma constante corrente afetiva com os filhos. Não proteger muito – porque tira a capacidade de iniciativa. Não dar muita liberdade – porque dá ao filho insegurança.

3) Os pais precisam ser justos nos seus procedimentos. Para isso é necessário que o pai e a mãe se harmonizem nos princípios educacionais. (você vai ver quando seu pai chegar…) resolva.

4) Os pais devem levar os filhos a entenderem o erro por si próprios – diálogo. (Vem cá, sente-se…)

5) Estabelecer horários para comer, brincar, estudar e dormir.

6) Seja equilibrado. Seu filho se vê em você. Ele percebe seu gesto, inquietação, desânimo, insatisfação e ódio.

7) Decisões em conjunto – a falta de acordo provoca dúvida no filho. Os filhos precisam entender com naturalidade que os pais se amam… é de lares desajustados que se formam os viciados e criminosos.

III – AS TAREFAS DO LAR CRISTÃO.

1) Cultuar a Deus – Os dois lugares para adorar a Deus é a Igreja e o lar. São ambas instituições divinas. Você precisa ensinar a seu filho a necessidade do culto. Mas não é ficando em casa e mandando o filho na Igreja que você estará ensinando-o.

Já ouvimos pais batendo no peito dizendo que seus filhos foram criados na Igreja – hoje afastados. Não se lembram que os filhos ficavam no pátio da Igreja na hora do culto.

Não podemos falar de integração da família sem citar o culto doméstico. Lembre-se que seu filho passa 2 ou 3 horas por semana na Igreja e dezenas de horas em casa… Não fique descansando no Pr. ou nos professores da EBD – a responsabilidade maior é sua, seus filhos passam mais tempo com você.

Escolher um horário melhor para a família, o culto deve ser levado a sério…

2) Ensinar a fé – Todos querem ver seus filhos convertidos – não basta desejar, precisa trabalhar. Cabe aos pais ensinar a fé.

Quem diz é o próprio Deus:

Deut. 6:6 “Estas palavras que hoje te ordeno,estarão no teu coração”. ninguém pode ensinar o que não sabe. Precisamos antes cultivar e desenvolver nossa fé. Nada penetra tão profundamente como o exemplo. Coisa triste é alguém transmitir o que não vive…

Verso 7 “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te”.

Sentado – momento quando a família está em culto doméstico.

Sempre ensinando…

Não há idade estabelecida para se ensinar a vida cristã… desde criancinha tem condições para aprendizagem…

Quando coloca um prato de papinha – mãos sobre os olhos… ou amém, amém, …

3) Evangelizar os membros da família – Dona Maria freqüentava a Igreja alguns anos – O Pr. foi conversar com ela sobre o Batismo – A resposta foi: “Não quero ser membro da Igreja de meu marido” O seu lar era um verdadeiro inferno. E o seu lar, como é?

Não é através da violência que vamos conquistar alguém. Deus nos conquistou pelo seu grande amor. Nós também podemos ser instrumentos nas mãos de Deus para conquistar nossos familiares.

Analisemos nosso comportamento no lar: O amor de Deus se expressa através de você no seu lar?

Nós desejamos ganhar nossos familiares para Cristo e isso se torna uma tarefa fácil quando o crente é um verdadeiro exemplo de Cristo no seu lar. Eles precisam ver Cristo em você.

a) Você precisa ter uma atitude correta – humildade e amor;

b) Orar sempre e confiar em Deus;

c) Testemunhar pessoalmente;

d) Ter paciência;

e) Ser o mais perfeito exemplo de Cristo no lar.

4) Viver a fé – Você quer ver sua família integrada, então viva a fé. E viver é conseqüência do culto a Deus. Viver é aplicação da mensagem na vida diária… Sede cumpridores e não somente ouvintes.

Pais bons crentes – filhos bons crentes. Os filhos vêem a vida dos pais… A oração é um assunto apenas para conversa ou é o primeiro passo na solução dos problemas?

Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça é apenas um verso bonito para se decorar ou é a atitude dos pais em todas as áreas da vida?

Sua vida faz com que seus familiares sintam o desejo de viver como você? Ou os afasta de Deus?

Com a palavra de Deus e o Espírito de Deus presentes no lar através do culto doméstico e da fé sendo demonstrada – a conversão e integração dos outros membros da família vem como resultado natural…

Cansaço, desentendimento e desânimo são percebidos pelos filhos, pais, visinhos, etc. Devemos nos sentir alegres ao sair para o culto e não desanimados… Se vivemos a fé, amamos a Igreja…

Falar sempre a verdade, não comentar a vida alheia, cuidado com a língua no lar. Se a Igreja não está boa, é porque seu lar não está bem. Bons lares – boas Igrejas.

A integração da família depende de você. Como está sua vida de testemunho? Da maneira que você vive dá para ganhar os seus? Como está sua família, meu querido visitante? Não está faltando Cristo? Você pode aceita-lo agora…

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org
http://sermoesonline.pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões