Exemplos de Fé – Abel

Introdução: Já vimos a importância da fé na vida cristã, sem ela nada somos, pois a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Fé é ver o invisível; fé é acreditar por antecipação.

Queremos dar continuidade ao estudo sobre a fé analisando a vida de homens e mulheres de fé, que tiveram como característica principal a fé, e por isso foram colocados na galeria dos que servem de exemplo de fé. São os heróis da fé.

Vamos falar sobre Abel, segunda pessoa que nasceu neste mundo, sendo o primeiro seu irmão Caim. Há pessoas que  criticam a Bíblia, e querem saber mais do que o próprio Deus, dizendo que esta história da criação do mundo é uma lenda. Para aqueles que olham sem a fé pode até ser uma lenda, mas não para aqueles que tem os olhos da fé, que vêem o invisível. Portanto, Abel é uma pessoa, e o primeiro a aparecer entre os heróis, porque se trata de um homem de fé, citado nas escrituras até mesmo por Jesus Cristo. Fosse Abel um mito, Jesus o saberia mais do que qualquer intelectual que tem aparecido em nossos dias e jamais o citaria em seus sermões.

Jesus disse: “Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel o justo” Mt. 23:35

O escritor aos Hebreus 11:4 diz: “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo que alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela (a fé) depois de morto ainda fala”. Abel foi um homem de fé e serve-nos como exemplo de uma vida de fé.

I – A Visão que Abel tinha de Deus

Não viveu uma vida longa, mas uma vida que se prolongou até hoje. Abel foi o primeiro a ser assassinado, e o foi exatamente por causa da visão que tinha. Enquanto isso Caim demonstrava sua ignorância espiritual.

Na visão de Abel, Deus é Deus, o Ser supremo, acima de tudo e de todos, Senhor da vida, espírito presente, que deve ser adorado e honrado e respeitado como Deus. Que bênção maior poderia ter sido Abel se tivesse tido oportunidade de viver mais anos? Que bênção seria para a humanidade com a visão que tinha de Deus e seu reino?

A Bíblia diz que onde não há visão o povo perece, se corrompe. E esta é uma grande verdade, quando falta uma visão real de Deus o homem se afunda no pecado; ele passa a ver a vida só até o cemitério. E vê a morte, como um fim trágico. O homem sem visão de Deus vive os seus poucos dias desesperadamente, fazendo tudo o que pode e acha que tem direito, se atola nos vícios, na prostituição e é  infeliz e ainda não consegue ver que o grande tribunal de Deus o espera para a prestação de contas.

Pela falta de uma visão real de Deus, também lhe falta uma visão real da vida, vive como um irracional e em alguns aspectos pior.

Não sei qual a tua visão de Deus! Talvez creias em um Deus distante, sem nenhuma força para resolver problemas aqui. Ou então crês num deus de madeira ou pedra feito por mãos humanas. Sendo assim és um coitado, pois não tens uma visão verdadeira de Deus. Gostaria de convidá-lo a levantar os olhos e ter uma visão real de Deus e também o terás da vida. E serás alguém de fé!

II – A Visão do compromisso com Deus

Eram dois irmãos, ambos haviam recebido a vida, saúde e condições de trabalhar. Cada um podia escolher sua profissão. Abel foi ovinicultor e Caim agricultor. Ambos foram abençoados em seu trabalho, ambos criam em Deus, mas a visão do compromisso foi diferente.

Abel com sua visão magnífica de Deus, escolheu a melhor ovelha para oferecer em sacrifício ao Senhor e com alegria prestou a Deus o seu culto, dando-lhe o melhor.

Caim por sua vez lembrou-se do culto, mas não preocupou-se em dar o melhor, pegou qualquer coisa dos produtos da terra e ofertou ao Senhor, Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim, que se enfureceu contra Abel, matando-o mais tarde.

O compromisso proveniente da fé foi a grande característica na vida de Abel que soube dar o melhor para Deus. A fé é demonstrada na maneira que cultuamos a Deus e entregamos nossos dízimos e ofertas.

Não é o suficiente estar no culto, é preciso ter visão de nosso compromisso. A questão não é o sacrifício, mas a maneira de apresenta-lo. O próprio Deus reclama do comportamento ou forma de culto. Is. 1:11-15 “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor, já estou farto…quando virdes para comparecerdes perante mim, quem requereu isso das vossas mãos? Que viésseis pisar os meus átrios? Não tragais mais ofertas debalde; o incenso é para mim abominação, e as luas novas e os sábados e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo o ajuntamento solene. As vossas luas novas e as vossas solenidades as aborrece a minha alma; já me são pesados; já estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue”.

Este texto trata da condição para o culto. As mãos precisam estar limpas. Deus não aceita o louvor e nem ouve orações de pessoas que vivem no pecado; de pessoas sem fé. Isso o Salvador rejeita. Foi o que aconteceu com Caim.

Conclusão: Como tem sido teu culto? Teu louvor? Tuas orações? Existe a fé ou estás aqui porque não tens para onde ir? Precisamos de uma visão correta de nosso Deus e de nossa responsabilidade. Abel teve como característica a fé, e com fé em seu coração, teve uma visão correta de Deus e também da vida.

“A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus…”.


Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org
http://sermoesonline.pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões