Porque cremos na Bíblia

Deut. 18:18–22

Dentre as razões por quê cremos na Bíblia, colocamos a forma como foi revelada aos escritores. Deus os levantou e colocou neles a Sua palavra. Muitas pessoas tem reivindicado estarem falando em nome de Deus; mas estão mesmo falando por Deus ou são falsos profetas? Deus diz que existe um meio de saber. “Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou…Eu sou Deus e não há outro semelhante a mim; que anuncia o fim desde o princípio e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam” Isaias 46:9 e 10.
As escrituras recomendam: “Não desprezeis as profecias, mas ponde tudo a prova. Retende o que é bom. I Tessal. 5:20 e 21.
Muitas pessoas tem menosprezado as profecias de Deus porque nunca examinaram ou testaram essas profecias para ver se são verdadeiras e merecem confiança. As profecias Bíblicas são reais, são genuinas e especificas. Não existe semelhantes em nenhuma parte.
Em todos os escritos de Buda ou Confúcio você não encontrará uma única predição de coisas a acontecerem no futuro e que tenham sido verdadeiras. É bem diferente quando se trata da Bíblia, pois nenhuma profecia falhou ou falhará.

I- É Importante examinar antes de crer.
Muitos dos chamados profetas de nossa era, tem falado mentiras no decorrer da história. Alguns apareceram marcando a data da segunda vinda de Cristo e falharam. Mórmons, adventistas, testemunhas de Jeová,etc. Falharam porque não estão comprometidos com a palavra de Deus. Quem é de Deus não mente.
Jeane Dixon: uma das mais famosas videntes de nossos dias fez previsões inteligentes, previu os candidatos e os partidos que seriam eleitos nos USA. Errou em tudo todas as vezes.
Dez dos principais videntes americanos fizeram 61 previsões de fatos que aconteceriam no segundo semestre de 1980. Erraram todas. Tantos videntes nos USA e não fizeram a previsão do ataque terrorista em 11/09/01. Onde estavam os videntes daquele pais? Nada sabem a respeito do futuro.
Uma famosa vidente de Brasília, orientadora do presidente Collor, fez as melhores e mais bonitas previsões para seu governo. Disse que governaria até o fim de seu mandato e resolveria os problemas da nação. Errou em tudo!
Maxcêncio, imperador de Roma, diz ter consultado um dos oráculos Sibelinos para saber o que aconteceria se ele atacasse o exército de Constantino que se aproximava de Roma. A resposta foi que o inimigo de Roma seria derrotado. Mas aconteceu o contrário: Maxcêncio foi derrotado por Constantino.
Poderíamos citar muitos outros exemplos desses falsos profetas que tem aparecido em nossos dias, mas uma profetiza nos chamou atenção: Trata-se de uma pregadora de TV que profetizou a cura da esposas de um pastor amigo, que depois veio a falecer; profetizou a ressurreição de uma pessoa em fortaleza e depois teve que ser enterrada por mandado Judicial pois já cheirava mal. Pregou que a doença é do diabo e consequência da infidelidade a Deus, depois esteve doente.
Não podemos acreditar sem examinar. Deus diz que se uma profecia não se cumprir é porque o profeta esta mentindo, falando em nome de Deus, mas não é de Deus. Jesus nos advertiu para que tivéssemos cuidado com os falsos profetas no final dos tempos.

II- Porque cremos na Bíblia.
Porque suas profecias são específicas e detalhadas e estão sendo cumpridas com exatidão e nos mínimos detalhes. As profecias não podem ser apenas um bom palpite, porque elas se referem a fatos inesperados. Quando a profecia foi feita, ninguém esperava que tal coisa pudesse acontecer. Em centenas de casos as profecias se cumpriram séculos após a morte dos profetas.
Podemos crer na Bíblia porque ao analisar as profecias, percebemos que são verdadeiras. Vejamos algumas dessas profecias:
CIDADE DE TIRO: localizada na costa leste do mar mediterrâneo; o profeta de Deus disse que esta cidade seria destruída para nunca mais ser reerguida e jamais seria habitada novamente. Ezequiel 26:19 – 21. Anos depois dessa profecia, Nabucodonozor invadiu a cidade e ela foi arrasada. Milhares de pessoas fugiram de barco para uma ilha a 1 km de distância e começaram a construir uma nova TIRO. Mas Deus havia dito que o pó da terra seria varrido e lançado ao mar Ezequiel 26:3 a 5. A cidade havia sido destruida mas milhões de toneladas de escombros ainda permaneciam ali até que 250 anos mais tarde apareceu Alexandre Magno para completar a profecia. Depois de algumas guerras contra o rei da Pérsia decidiu anular os efeitos da marinha persa e fechou os portos ao leste do mediterrâneo. Chegou a nova cidade de TIRO e ordenou que se rendesse, eles riram. Mas Alexandre com o engenheiro Díades fizeram um plano de construção de uma passagem da velha cidade até a ilha onde estava a nova cidade. Onde achariam material para tamanho empreendimento? Foi dada a ordem e lançaram ao mar os muros, pedras, madeira, escombros, troncos e até o pó da antiga TIRO foi varrido para o mar e assim a profecia foi cumprida nos mínimos detalhes.
CIDADE DE JERUSALEM: Jeremias 24:9 e 35:17. Era a capital do reino do sul, de Judá, e quando estava no auge, os profetas declararam que Jerusalém seria destruída e seus moradores levados em cativeiro para Babilônia e também suas muralhas seriam destruídas. Tudo aconteceu conforme a profecia. Mas os profetas também anunciaram sua reconstrução antes da destruição e assim aconteceu. Isaias 4:3 a 6.
A CIDADE DE SAMARIA: Miquéias 1:6. Samaria era capital do reino do norte, também estava no auge de sua prosperidade, Mas os profetas anunciaram sua destruição, os muros seriam derribados e a cidade ia ser transformada em um vinhedo e os seus alicerces ficariam descobertos. Exatamente assim se encontra a cidade até hoje. As grandes pedras rolaram para o vale e lá se encontram amontoadas, pertenceram no passado aos muros de Samaria; e no local da cidade se encontram plantações de vinhas e há em determinados lugares escavações no solo com cerca de 10 metros de profundidade mostrando a grande fortaleza que fora aquela cidade.
A CIDADE DE BABILÔNIA: Trata-se de uma das maiores cidades dos tempos antigos. Sua muralha tinha cerca de 23 km de comprimento; 500 km quadrados da mais bela arquitetura, jardins suspensos e palácios, templos e torres. Abastecia-se a si mesmo sem precisar importar nada. Inventou o alfabeto, resolvia problemas de aritmética, inventou instrumento de medir o tempo e avançou na ciência. Era a maior cidade do mundo antigo. Existem mais de 100 profecias sobre Babilônia e seu destino. Sua muralha tina 61 metros de altura com torres de 92 metros e sua espessura era de 57 metros.
Deus disse que a cidade seria destruída e jamais reconstruída. Isaias 13:19; Jeremias 51:60 – 62 e Jeremias 50:13 e 39. Hoje é impossível encontrar qualquer vestígio das muralhas de Babilônia. A profecia diz que a cidade não seria novamente habitada, mas se tornaria em dessolação…Babilônia é hoje um ermo intransitável de terreno irregular, cheio de montículos onde habitam víboras e escorpiões.
Os campos de Babilônia eram os mais férteis do mundo, Heródoto se negou a descreve-los com receio de que o considerassem como louco de tão férteis que eram. Hoje não existe uma folha de capim verde, é um deserto estéril porque Deus condenou esta área por dessolação perpétua, e disse que a cidade jamais seria reedificada. No entanto, o homem mais poderoso do mundo, Alexandre o Grande, decidiu reconstruir Babilônia. Ao atravessar suas ruínas, decidiu que ali seria o centro de seu império. Deu ordens para a reconstrução, e imediatamente caiu morto com 23 anos de idade, e todo empreendimento foi abandonado. Porque Deus o disse e assim aconteceu.

Cremos na Bíblia porque a mãos que a escreveu foi do próprio Deus, como que segurando a mãos de homens e mulheres. Ele disse aos profetas aquilo que deveriam escrever. Por isso não há no mundo secular ou mesmo religioso literatura que tenha a precisão que a Bíblia tem. Há 2000 profecias no Antigo Testamento que foram cumpridas.
Pessoas que dizem ser a Bíblia de autoria humana, estão somente demonstrando sua ignorância no assunto. Pois Deus deseja que creiamos em suas promessas. O que prometeu está cumprido ou há de se cumprir. Ele também prometeu que aquele que crê no Filho tem a vida Eterna, jamais morrerá, e aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele para sempre. Promessas que serão cumpridas. Você precisa depositar nEle a sua confiança, pois não poderá culpar ninguém por sua destruição, senão a si próprio. A Bíblia é a palavra de Deus, creia nisso. Deus nunca falhou e nunca falhará.

Pr. Cirino Refosco

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões