O que Deus deseja que você saiba

Texto: Isaias 1:13-20

Introdução

Cada parte da Bíblia é uma inspiração para nós. Por isso não é diferente o texto que acabamos de ler. Precisamos saber que Deus nos ama e quer o melhor para nossas vidas “Porque Eu bem sei os planos que tenho a vosso respeito” e Jó reconheceu isso quando confessou: “Bem sei eu que tudo podes e que nenhum de teus propósitos pode ser impedido” Jó 42:2. teríamos muitos exemplos bíblicos de planos que foram elaborados por Deus, e executados, mesmo diante da impossibilidade aos olhos humanos. Quando Deus formou o homem no jardim do Èdem, à sua imagem e semelhança o fez. Soprou em suas narinas o fôlego da vida e o tornou alma vivente, depois fez a mulher para que seu plano se completasse. E viu Deus o que havia feito e eis que era muito bom.
Mas daí por diante não diz mais assim: O homem, obra prima de suas mãos, pecou, quebrou os seus mandamentos e passou a ter prazer no mal “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente” Gen. 6:5. Com isso foi expulso do paraíso (daquele lugar de paz e harmonia; de felicidade), e depois disso entrou a dor, a morte e o luto; a mentira o engano, a violência e tudo que vemos de ruim, que tira um pouco da beleza do planeta e da felicidade das pessoas. Deus viu que a maldade se multiplicava e tentou consertar o mundo com o dilúvio, separando Noé e sua família para a execução do projeto. Durante 120 anos a mensagem de arrependimento fora anunciada, o as pessoas não quiseram mudar de vida; somente Noé e sua família entraram na arca e aquela civilização fora destruída. Novamente as pessoas começaram a se multiplicar e também o pecado. Mais adiante percebemos que os homens não queriam ouvir a voz de Deus e resolveram chegar ao céu através de esforços próprios e constroem uma torre (a torre de Babel) e querem que o topo chegue ao céu, mas Deus os confunde através das línguas. O pecado continuou ocupando o coração das pessoas. Mais tarde Deus visitou Sodoma e Gomorra, onde o homossexualismo havia corrompido àquelas pessoas, e as cidades foram destruídas com fogo e enxofre. Muitas civilizações poderosas foram completamente destruídas por causa da perversão sexual.
Agora chegamos ao livro de Isaias. Diz que o profeta estava pregando, 700 anos antes de Jesus nascer, e disse que Deus estava com nojo (náuseas) da vida religiosa do povo daquela época; Deus não podia mais suportar a hipocrisia daquelas pessoas, que se reuniam para adorar, eles cantavam e louvavam, mas Deus disse que não podia mais ouvir suas orações, porque com os lábios falavam, mas o coração estava cheio de pecado. Deus então mandou dizer através do profeta que não adiantava eles levantarem suas mãos para Ele, porque eram mãos cheias de sangue, e disse: “Quando levantai as vossas mãos, esconderei de vós o meu rosto, porque as vossas mãos estão cheias de sangue” E ainda disse: “Não olharei mais para vós”. Mas pela sua longanimidade, Ele enviou seu filho ao mundo, para através dele resgatar o homem. Jesus pregava com amor e compaixão: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ….vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos”. Mesmo assim os homens foram tão maus que o crucificaram na cruz.
Deus continua vendo a situação espiritual da humanidade e diz: “Vinde, arguí-me diz o Senhor: Ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”. È Deus que está dizendo isso! Então abra o seu coração nesta hora e entenda que Deus te ama. Que Deus tem propósitos para tua vida! Que Deus quer salva-lo de seus pecados e da condenação eterna. O que Deus deseja que você saiba nessa hora?

I- A primeira coisa que Deus quer que você saiba: “Você é um pecador”

Muitas pessoas acham que são boas e que por isso têm o direito de entrar no céu. Israel também se achava bonzinho. Achava que indo ao templo uma vez por semana já era o suficiente. Achava que pelo fato de serem bons maridos e boas esposas não tinham pecado. Hoje muitas pessoas pensam assim também. Mas essa não é a verdade que a Bíblia apresenta. A Bíblia diz que “todos pecaram e separados estão da glória de Deus”. Todas as pessoas que viveram, vivem e viverão neste mundo são pecadores diante de Deus. A Bíblia diz que “como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou por todos os homens, por isso todos pecaram”. Nunca alcançaremos a Deus por nossos méritos.
O rei Davi, era um homem segundo o coração de Deus, e quando escreveu o Salmo 51 disse: “Contra TI, contra TI somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos” v. 4. E depois disse: “Esconde o teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito estável” v. 9, 10. Reconheceu sua miséria e voltou-se para o Pai.
O filho pródigo deixou a casa de seu pai, abandonou o seu lar, pegou o dinheiro da herança e foi para o mundo, gastou tudo o que tinha e ficou na miséria material, moral e espiritual. Quando estava no fundo do poço e ninguém lhe dava nada; passando privações e teve que apascentar porcos, então, lembrou-se da casa paterna, da abundância que tinha na casa do pai e agora ninguém lhe dava nada. Levantou-se e foi para seu pai e lhe disse: “Pai, pequei contra o céu e perante Ti, não sou digno de ser chamado teu filho, mas trata-me como um de teus empregados. O pai o abraçou e o beijou e disse: Trazei sandálias para seus pés e matai o bezerro cevado; comamos e regozijamo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado”. Reconheceu sua miséria e voltou para o pai.
A maior tragédia na vida de uma pessoa é não reconhecer seu estado de miséria, de pecado. Há muitos mortos espirituais que pensam estar vivos. Há muita gente no fundo do poço mas não reconhece que a única saída é reconhecer seus pecados e confessá-los a Deus. Deus deseja que você reconheça seus pecados, suas fraquezas e coloque sua vida diante dele para que seja purificada.

II-A segunda coisa que Deus quer que você saiba:“Eu te amo, apesar de teus pecados”

Mas pastor, Deus não é santo? Os serafins não clamavam uns para os outros dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor Deus dos exércitos; toda a terra está cheia de sua glória! Isaias 6:3. Como pode um Deus santo, amar o pecador? Mas é exatamente isso que Deus está dizendo: Eu amo você. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3:16. Ou, “Mas Deus dá prova de seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” Romanos 5:8.
Suponhamos que uma mãe observa seu filhinho que está ficando muito doente; está passando mal; então leva-o ao médico. O médico examina e faz o diagnóstico. Aquela criança é portadora de uma doença muito ruim, incurável. O que aquela mãe faz? Joga fora a criança? Deixa de amá-la? Não, faz o contrário. Ela ama aquela criança muito mais; se dedica muito mais. A mãe odeia a doença, mas ama a criança. Assim Deus age conosco, Ele odeia nossos pecados, mas nos ama.
Você pode ser o pior de todos os pecadores, alguém que esteve preso, ou que viveu bêbado; pode ser alguém cujo lar está desmoronando, que deve a todo mundo; Deus ama você.
Você pode ser alguém que não sabe ler; que não assina o nome; alguém que usou ou usa drogas; Deus está dizendo que o ama. Jamais se ouviu dizer de tamanho amor! Disse o escritor sacro que mesmo que as águas do mar fossem tinta não se conseguiria descrever a dimensão desse amor.

III- A terceira coisa que Deus deseja que você saiba: “Eu não quero que você pereça”

Eu não quero que você morra espiritualmente. “Vivo eu, diz o Senhor; que não tenho prazer na morte do ímpio, mas, sim, que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que morrereis, ó casa de Israel?” Ezaquiel 33:11.
Há dois caminhos para definição espiritual, e só podemos andar em um deles. Pois ninguém consegue andar em dois caminhos ou duas direções ao mesmo tempo. Jesus disse que há um caminho estreito e apertado, que conduz a salvação; e poucos são os que andam por ele. E há outro caminho, que é largo e espaçoso, e são muitos que andam por ele. E Jesus disse que Ele é este caminho estreito: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” Jo 14:6.
O sábio Salomão disse: “Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles são caminhos de morte” Prov. 16:25. Você pode estar bem intencionado, estar andando sincera e honestamente, mas se o seu caminho não é Jesus, você está perdido. A Bíblia não aponta outro caminho, senão Jesus. “E nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devemos ser salvos” Atos 4:12 Só Jesus Cristo Salva. Deus não tem prazer na morte dos ímpios. Não quer que pessoas pereçam no inferno, por isso enviou seu filho para morrer na cruz em nosso lugar. Noé pregou 120 anos antes que o juízo viesse sobre àquela civilização; Os anjos foram enviados a Sodoma para avisar sobre a destruição; Babilônia fora avisada; Jerusalém fora avisada; e hoje há Igrejas por toda parte convidando as pessoas a tomar uma posição diante do evangelho de Jesus Cristo. O mundo está sendo avisado a respeito do juízo de Deus que se aproxima.
“Preciosa é a vista do Senhor a morte de seus santos” Salmos 116:15. Por que aqueles que morrem com Cristo, a morte para eles não é morte, é apenas uma passagem para a eternidade. Deus não quer que você pereça; foi por isso que enviou Jesus para morrer em teu lugar. Deus fez tudo que podia fazer. Agora falta tua parte.

IV- A quarta coisa que Deus deseja que você saiba: “Eu te ofereço de graça a Salvação”

Ninguém merece a salvação! Todos merecemos a condenação eterna por causa de nossos pecados. Mas Deus nos ama e oferece de graça a salvação. “Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem de obras para que ninguém se glorie” Efésios 2;8,9.
O carcereiro de Filipos ouviu o evangelho por mais de seis horas consecutivas, e não quis abrir seu coração para Jesus. Foi preciso que Deus enviasse um terremoto naquele presídio, e sua vida fosse sacudida por dentro e por fora, aí então perguntou aos apóstolos o que precisava fazer para ser salvo. Eles responderam: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua família” Atos 16:31. Ele e todos os seus foram batizados naquela mesma noite.
Não sei quantas vezes você tem ouvido falar de Jesus Cristo! Não sei quantas horas você já ouviu a mensagem de salvação! Você sabe que a salvação nos é dada pela graça divina mediante a no filho de Deus e sua morte na cruz do calvário.
A quem muito lhe é dado, muito lhe será cobrado. Quanto mais oportunidades para ouvir, tanto maior será nossa responsabilidade diante de Deus.

Conclusão

Muitas outras coisas Deus gostaria que você soubesse, mas estas quatro são o suficiente para que você tome uma posição diante dEle. Sua salvação depende do conhecimento disso. Você é um pecador; Deus o ama apesar de teus pecados; Deus não quer que você pereça; Deus lhe oferece de graça a salvação. E qual sua resposta, diante de tantas verdades? Qual sua desculpa ou argumentação?

Você pode fazer duas coisas agora: Você pode dizer: Olha, Deus, não tenho interesse em nada disso; prefiro continuar em meus pecados.
Mas também pode dizer: Senhor, reconheço que tudo isso é verdadeiro e não posso continuar enganando a mim mesmo. Me ajude a crer em TI, me ajude renunciar meus pecados; Senhor, reconheço que sou pecador e peço que me perdoe agora.
Jesus está batendo à porta de seu coração e deseja lhe dar o perdão e a salvação eterna. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, então entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo” Apoc. 3:20. Você pode dizer não para Jesus e continuar perdido. Mas você pode dizer sim para Jesus e receber agora a vida eterna.

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

One Response to “O que Deus deseja que você saiba”

  1. Meu amado pastor… ao longo dos anos tenho visto bons sites e blog desaparecerem e deixarem seus seguidores e admiradores no vazio.
    Peço que Deus continue usando o senhor e deixando a plenitude de Deus ser favoravel pra com aqueles que dependem desta palavra

mais sermões