Exemplos de fé I – A importância da fé

Introdução

A fé é um dos elementos principais na vida de uma pessoa; ela é o estandarte, a coroa que brilha na cabeça do cristão. Por isso Deus ordenou em sua palavra que o justo viva pela fé. “ O justo viverá pela fé”
Em Gálatas 2:20 lemos “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” Em outras palavras: Os santos vivem pela fé. A religião evangélica exige fé e esse é um problema para muitas pessoas, porque não sabem o que é fé.
Paulo escreveu aos Romanos e disse: “Bem, pela sua incredulidade foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme. Andam nas pegadas daquela fé que teve Abraão, nosso pai” Rm 11:20 e 4:12. Nossa firmeza em Cristo depende da fé. Precisamos andar em fé como fez nosso pai Abraão.
E o escritor da carta aos Hebreus diz: “Porque por ela, antigos alcançaram testemunho” Homens e mulheres receberam destaque na história Bíblica por causa da fé.
É pela fé que o crente resiste ao diabo: “Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre vossos irmãos no mundo” I Pedro 5:9.
João diz que a nossa vitória depende da fé: “Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” I João 5:4.
Paulo escrevendo aos Efésios diz que a fé é nosso escudo de guerra: “Tomando sobretudo o escudo da fé com o qual podereis apagar os dardos inflamados do maligno” Efesios 6:16.
É pela fé que vencemos o mundo e é pela fé que vencemos a satanás. É pela fé que somos sustentados e é pela fé que somos capazes de morrer. A fé é importante, pois com fé podemos tudo e sem fé não somos nada. Por isso a fé deve tomar um lugar de destaque em nossas vidas. Queremos apresentar 4 coisas impossíveis de fazer sem fé.

I – Sem fé é impossível agradar a Deus

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” Hebreus 11:6 Deus quer que seus filhos creiam nEle. Tenham confiança absoluta em sua existência, sua Divindade, sua onipresença, oniciência e onipotência. Precisamos crer que Ele galardoa a todos que o buscam de todo coração. A fé em Deus precisa ser exercitada, só assim há crescimento. Numa certa vez os discípulos estavam atravessando o mar da Galiléia, houve uma tempestade e diante da aflição os discípulos tiveram medo. Então Jesus perguntou: “Porque estais com medo, homens de pouca fé?” Mateus 8:26.“Sem fé é impossível agradar a Deus” Outra ocasião os discípulos estavam no mar e Jesus foi até eles andando por cima da água. Eles gritaram pensando que fosse um fantasma; então Jesus se identificou. Pedro disse: Se és tu, manda-me andar sobre as águas. Começou andar e depois foi afundando e gritou pedindo socorro. E Jesus disse: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?” Mateus 14:31. Deus deseja encontrar em nós fé genuína; fé colocada em prática na vida diária. Quando não confiamos em Deus pecamos. A nossa incredulidade entristece a Deus, por isso, precisamos depositar nEle a nossa fé. Sem fé é impossível agradar a Deus.

II – Sem fé é impossível orar e obter resposta

“E tudo quanto pedirdes a Deus em oração, crendo recebereis” Mateus 21:22 “E se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a porém com fé, não duvidando, porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” Tiago 1:5 a 7. Não podemos esperar nada de Deus se nos falta a fé. Deus não pode responder orações que são feitas sem fé. Sem fé é impossível obter resposta de nossas orações. Em Mateus 8:5 a 10 e 13 encontramos uma fé exemplar. O centurião fez um pedido a Jesus, crendo de todo seu coração e Jesus o elogiou dizendo: “Nem mesmo em Israel encontrei tanta fé”. E foi atendido segundo sua fé. (Senhor o meu criado jaz em casa de cama, sofrendo horrivelmente. Jesus disse: irei cura-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.) É impossível obter qualquer favor de Deus sem fé.

III – Sem fé é impossível alcançar a Salvação

“Para que Cristo habite pela fé em vossos corações” Efesios 3: 17 “Quem crê será salvo” Marcos 16:16 Uma pessoa só poderá ser salva pela fé em Jesus. “Porque é pela graça que sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem de obras para que ninguém se glorie” Efesios 2: 8 e 9. Alcançamos a salvação pela fé em Jesus. Quem disse isso foi o próprio Deus. Tudo que existe no mundo diferente disso é mentira, é engano, é invenção de homens. A fé que salva é a fé na pessoa certa- Jesus. “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” Atos 16:31. Toda Bíblia aponta para Jesus Cristo. O carcereiro queria ser salvo, então os apóstolos apontaram para a pessoa certa- Jesus. E a condição é a fé. Jesus disse: “Quem crê no filho tem a vida eterna” João 3:36 “Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está a direita de Deus, e também intercede por nós” Romanos 8: 34.

IV – Sem fé é impossível alcançar vitórias

Todos que alcançaram vitórias no Velho e Novo testamentos o conseguiram pela fé. Abraão: Quando Deus lhe pediu o único filho em holocausto, ele saiu em direção ao monte, pronto para fazer o que o Senhor lhe pedira. Quando o menino lhe perguntou onde estava o cordeiro, pois o altar estava pronto. Ele respondeu: “Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto”. Por isso foi chamado de pai da fé. Genesis 22:7-12. Jônatas: quando da luta contra os filisteus, inimigo terrível, ele disse: “…porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.” I Sam. 14:6 Davi: Quando estava diante do gigante Golias disse: O Senhor me livrou do leão e do urso, também me livrará das mãos deste filisteu. I Sam. 17:37. Sadraque, Mesaque e Abdenego: Estavam diante da fornalha, aquecida 7 vezes mais do que o normal. Foram condenados por não se curvar diante da estatua de Nabucodonozor. Disseram: “Se o Senhor Deus a quem servimos quer livrar-nos Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e de tuas mãos oh rei.” Daniel 3: 17. Paulo: “Portanto, Senhores, tende bom ânimo, pois eu confio em Deus, que sucederá conforme me foi dito”. Atos 27: 25. Todos estes obteram vitórias pela fé. Portanto, aqui está o caminho para a vitória em sua vida, você deve ter fé em Deus; pois com esta fé você alcançará grandes vitórias em sua vida. Jesus disse aos dois cegos: “Seja-vos feito segundo a vossa fé”. As coisas acontecem de acordo com nossa fé. Sem fé é impossível agradar a Deus, sem fé é impossível alcançar vitórias.

Conclusão

Como vemos, a fé é o elemento indispensável em nossa vida, pois sem a fé verdadeira, em Jesus, não podemos agradar a Deus, não podemos obter resposta às nossas orações, não podemos alcançar a salvação e nem vitórias em nossas vidas. É hora de analisar nossa vida de fé e se ela nos falta, devemos pedir a Deus.

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões