Elementos que conduzem à vitória

Texto: I Samuel 17:32 a 47

Tema: Elementos que conduzem à vitória

Introdução: Vitória é uma palavra das mais agradáveis de nosso vocabulário; vitória é o que todas as pessoas desejam. Mas é necessário que nos conscientizemos que não existem vitórias sem as lutas; e por isso somos desafiados a lutar todos os dias de nossa vida, lutar e vencer. Viver a vida não é fácil, pois viver é lutar contra todas as coisas que se nos opõe; uns lutam mais e outros menos. Mas quem luta vence.

Nossa luta é contra as circunstâncias da vida, e algumas se nos apresentam como verdadeiros gigantes; as vezes olhamos e trememos, achamos que é demais para nós, que é insuportável, e queremos esmorecer.

A palavra de ordem é: Vá em frente, pois a vitória é certa…

Na vida de Davi, a melhor fase foi a juventude. Ele foi um jovem temente a Deus, em tudo procurou obedecê-lo sendo submisso à sua vontade. Teve grandes lutas em sua vida, enfrentou dificuldades terríveis. Uma de suas batalhas foi contra o gigante Golias, diante do qual todos tremiam ao ouvir sua voz desafiadora. Até mesmo os soldados mais experientes não tiveram coragem de enfrentá-lo.

Davi era um jovem franzino, mas temente a Deus; por isso aceitou o desafio, lutou, e derrotou o gigante filisteu. Como Davi, nós precisamos aprender a lição, precisamos vencer o inimigo que se nos opõe, lembrando que, quanto maior for a luta,maior será a vitória, e que não há impossíveis para o Senhor. Mas para que a vitória seja certa, alguns elementos são necessários. Eles fizeram parte da vida de Davi. Atente para os elementos que conduzem a vitória.

I-O primeiro elemento que conduz à vitória é a DETERMINAÇÃO.

Israel vinha passando um período muito critico, Saul havia desobedecido à ordem Divina – destruir os Amalequitas – conservando em vida o rei Agague. Foi severamente repreendido por Deus na voz de Samuel, que em seguida ungiu a Davi rei de Israel. E Saul ficou possesso de um espírito maligno, que o atormentava. Foi neste período critico que os Filisteus desafiaram Israel para a grande batalha. Enquanto o exército de Israel estava na expectativa da guerra, Davi estava no campo, apascentando as ovelhas de seu pai. Seus irmãos haviam sido convocados para a guerra.

Depois de alguns dias Davi fora enviado por Jessé para levar comida e saber como estavam seus irmãos; foi quando ouviu o grito do gigante Filisteu, que desafiava Israel para a peleja, mas não havia um homem em Israel com coragem para enfrentá-lo. Davi achou isso um absurdo! Onde estava a fé daquele povo?

“Então Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele, teu servo irá e pelejará contra este Filisteu” V. 32.

Davi era um jovem DETERMINADO. Teu servo irá. A determinação é um dos elementos mais importantes na vida de uma pessoa. É elemento essencial para que alguém alcance a vitória. Não há luta enquanto não determinamos lutar. Precisamos determinar o que queremos em nossas vidas.

Eu determinei que ia estudar…..meu pai havia dito que não, mas eu insisti.Consegui uma grande vitória em minha vida.

Nosso viver é de grandes lutas, mas somos nós que determinamos os alvos a serem alcançados. É você que determina o que vai fazer com sua vida. Se você tiver como alvo ser um mendigo, o será; se tiver como alvo ser um médico, o será. É você que determina o que vai fazer com a própria vida. Infelizmente, muitas pessoas estão escolhendo para si uma vida de derrotas, porque tem como alvo as drogas, a vadiagem, a leviandade; quando poderiam estar fazendo grandes coisas. Determine agora o que você quer de sua vida!

II- O segundo elemento que conduz à vitória é a CORAGEM.

Davi era pastor de ovelhas e defendia seu rebanho. Vinha o leão e tomava uma ovelha; ele ia após o leão e o matava. Vinha o urso e ele o matava. Davi era um jovem de coragem.

“Disse Saul a Davi: contra este Filisteu não poderás ir para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade”. V,33.

“Assim feriu o teu servo o leão como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo”. V.36

No reino de Deus não há lugar para medrosos; o crente por natureza da causa que abraçou, precisa ser uma pessoa de coragem. Precisa ter coragem para enfrentar qualquer problema que venha sobre sua vida. Precisa ter coragem para enfrentar criticas, zombarias, os familiares, a tradição, coragem para enfrentar colegas e amigos, coragem para dizer não ao pecado, para dizer não às ofertas do mundo, precisa ter coragem para tomar cada decisão e coragem para derrotar satanás.

Para ser crente é preciso ter coragem, pois os medrosos não entrarão no reino de Deus. Apocalipse 21:8. Precisamos lutar contra tudo que se opõe a santidade.

III- O terceiro elemento que conduz a vitória é a FÉ.

Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:1 e 6

Davi tinha sua fé posta em Deus; Davi era um homem de experiência com Deus. Tinha certeza que o mesmo Deus que o livrara do leão e do urso, o havia de livrar do gigante Golias. Eis mais um elemento indispensável para se obter a vitória. A FÉ.

“O Senhor me livrou da mão do leão e do urso, Ele me livrará também da mão deste filisteu”v.37.

A confiança se adquire pela experiência, a fé nos é acrescentada pela comunhão que mantemos com Deus. “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.

Romanos 10:17.

Vale aqui uma análise de nossa vida de fé; até que ponto, cremos que o Senhor nos ajudará a vencer as nossas lutas? Jesus nos lembra de um detalhe importante: “Sem mim nada podeis fazer” João 15:5b. E o apóstolo Paulo confirma esta verdade ao dizer: “ Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Fil. 4:13.

A vitória de milhares de homens e mulheres está ligada à sua vida de fé. Pois a fé conduz a submissão. Davi lutava com o inimigo em nome do Senhor.

“Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel a quem afrontaste. Hoje mesmo o Senhor te entregou na minha mão…Vs 45 e 46.”

Precisamos crescer em nossa vida de fé se queremos alcançar a vitória em nossas vidas.

IV- O quarto elemento  que conduz a vitória é a PERSEVERANÇA.

Davi não esperou sentado e nem fugiu; ele foi ao encontro do inimigo. “E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos no ribeiro…e foi-se chegando ao filisteu” v.40. Percebemos que ele não desanimou contra aquele gigante que estava a sua frente, ao contrario, foi ao seu encontro. A perseverança é uma qualidade indispensável para quem deseja a vitória. Podemos ter outras virtudes, mas se faltar esta, nada conseguiremos. Quantos que começam bem, mas que param no meio do caminho, porque lhe falta a perseverança. Quantos chegaram perto da vitória, mas desanimaram e desistiram. Quantos que corriam bem, mas pela falta de perseverança, hoje caídos estão? O que dizer de tantos que um dia começaram na luta contra o pecado e contra satanás, mas que hoje se encontram derrotados e sem vigor? O que dizer daqueles que cantavam vitória sobre o mundo e seus desejos carnais, mas que hoje derrotados estão, sem fé e sem razão de viver? Tudo deve-se a falta de perseverança.

Precisamos perseverar até o fim, e ao fim dizer como Paulo: “Combati no bom combate; acabei a carreira e guardei a fé”. Em outras palavras: perseverei até o fim.

Conclusão: A vitória é um alvo a ser alcançado, mas para isso precisamos desenvolver estes elementos em nosso viver. Determinação, coragem, fé e perseverança.

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@gmail.com

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões