Marcas notáveis de um crente espiritual

Gêneses 12:1-4

“O CRENTE ESPIRITUAL É UMA BÊNÇÃO”. Não há bênção maior do que ser crente e Deus abençoa de maneira maravilhosa aqueles a quem chama das trevas para a luz. Toda pessoa que aceita a Cristo tem algo bom para contar e para compartilhar com todos. Ele pode compartilhar daquilo que Deus fez em sua vida. Alguns têm experiências mais dramáticas do que outros, mas todos podem contar coisas grandiosas que Deus tem feito em suas vidas.
Assim foi com Abraão. Deus o convocou para que deixasse sua terra e sua parentela e a casa de seu pai, indo para a terra que ainda lhe mostraria e promete a Abraão faria dele uma bênção, dando-lhe filhos e engrandecendo seu nome entre todas as nações da terra; prometendo abençoar os que lhe abençoassem e amaldiçoar os que lhe amaldiçoassem; prometeu abençoar todas as famílias da terra através de sua vida. Contava Abraão com 75 anos nesta época, mas não exitou em obedecer a palavra de Deus. Saíram de Harã e foram para Canaã.
Abraão e Sara tornaram-se os pais do povo hebreu. É o pai dos judeus e todas as famílias da terra foram abençoadas com a vinda de Jesus Cristo que também é descendente de Abraão. Abraão é reconhecido na Bíblia como o pai da fé. Foi ele o primeiro a acreditar no invisível, que saiu de Harã sem saber para onde ia. Acreditou na palavra de Deus e tornou-se uma bênção para todas as famílias da terra.
O crente espiritual sempre é uma bênção para todas as pessoas que estão ao seu redor. Mas, quando falta a espiritualidade torna-se uma pedra de tropeço para o evangelho de Jesus Cristo, pois onde passa cria embaraço para os outros.
Concluindo essa série de sermões, queremos analisar mais esta marca notável do crente espiritual. Pois o crente espiritual é uma bênção: “E tu sê uma bênção” – foi a pro-messa de Deus. Analisemos alguns aspectos dessa bênção.

I – O CRENTE ESPIRITUAL É UMA BÊNÇÃO PARA SUA FAMÍLIA.
Todos nós sabemos da importância da família, é ela a primeira instituição Divina; é a família a base para a sociedade. O diabo tem atacado a família e seu desejo é destruí-la. Mais do que nunca precisamos fortalecer a família cristã, porque é através da família que Deus pode abençoar o mundo. Preservando a família salvaremos o mundo. Que o Senhor nos ajude a ser bênçãos dentro de nossos lares.
Como crentes precisamos ser bênçãos para nossa família, pois é isso que todos es-peram de nós. Se não somos capazes de exercer influência positiva dentro de nossos lares, então perderemos o sabor, deixamos de ser sal. E o sal tanto conserva como dá sabor e esta é nossa função. Agora, se não estamos cumprindo nosso dever, então precisamos pedir as misericórdias de Deus sobre nossas vidas. Diz a Bíblia: Se o sal for insípido, para nada mais presta, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. Nosso papel é muito importante dentro do nosso lar.
E o que temos que lamentar com pesar é o testemunho negativo de alguns crentes dentro de seus lares. Vivem tão erradamente que afastam seus familiares de Cristo. Nin-guém nos conhece melhor do que nossa família. O lar é o lugar onde vivemos a vida mais real. Precisamos ser bênçãos dentro de nossos lares e não maldição como muitos tem sido. O crente espiritual é uma bênção para sua família. Bênção como pai, como mãe e como filho!

II – O CRENTE ESPIRITUAL É UMA BÊNÇÃO PARA SEUS VIZINHOS.
O nosso relacionamento com nossos vizinhos deve ser o melhor possível, devemos ser agradáveis para com todos, tratar bem, respeitando cada um inclusive em sua religiosi-dade. Não é discutindo que vamos conseguir alguma coisa, muito menos brigando. Deus nos colocou na rua onde moramos com propósitos elevados. Ele deseja que conquistemos nossos vizinhos para Cristo. É uma tarefa que exige dedicação, mas é para isso que Deus nos colocou ali. Devemos proporcionar aos nossos vizinhos a oportunidade para ouvirem a mensagem do evangelho. Se cada crente se preocupar em falar de Jesus para seus vizinhos em pouco tempo a cidade estaria evangelizada. Podemos começar convidando para o culto doméstico em nosso lar, ou oferecer um estudo bíblico em seus lares, convidar para visitar nossa igreja e outras formas que podemos criar para evangelizá-los.
É claro que a aceitação depende em maior parte de nosso comportamento no dia a dia. Mas o grande e grave problema é que há crentes afastando seus vizinhos da igreja. Seu relacionamento é tão ruim que as pessoas chegam a blasfemar de Deus e da igreja por causa dele. Normalmente os vizinhos observam nosso viver diário e acabam muitas por desa-creditar no poder do evangelho pelo mau comportamento do vizinho crente, quando o tes-temunho é negativo. Mas Deus tem usado o testemunho positivo para salvar vidas. Deus nos colocou neste mundo para sermos bênçãos e não maldição.

III – O CRENTE ESPIRITUAL É UMA BÊNÇÃO PARA SEUS COLEGAS.
Temos nossos colegas de trabalho e também no colégio. São nossos colegas os que trabalham conosco e também os que estudam conosco e é muito importante nosso relacio-namento com estas pessoas. Nossa convivência precisa deixar marcas profundas na vida destas pessoas, mas que sejam marcas positivas e não negativas. Devemos lembrar que Deus nos colocou naquele trabalho ou naquele colégio para que sejamos bênçãos para nos-sos colegas. Por isso, todo cuidado é pouco, pois qualquer coisa errada deixa impressão negativa. E Deus nos colocou ali para que sejamos bênçãos na vida deles. Infelizmente muitos têm sido maldição, afastando cada dia mais seus colegas de Cristo. Como tem sido seu comportamento. Vale a pena ser bênção! Deus deseja marcar positivamente todas as pessoas que estão ao nosso redor, pois somos a carta de Cristo, conhecida e lida por todos os homens.

IV – O CRENTE ESPIRITUAL É UMA BÊNÇÃO PARA SUA IGREJA E PARA O REINO DE DEUS.
Louvamos a Deus por aqueles que tem sido bênçãos, pois temos em nossas igrejas verdadeiros soldados de Jesus Cristo, crentes valorosos, pessoas que participam de tudo, amam a igreja, trabalham para o reino de Deus, são dizimistas, dão testemunho positivo e o nome de Deus está sendo glorificado através de suas vidas. São verdadeiramente colunas da Igreja de Cristo e para a pregação do evangelho. Mas infelizmente temos aqueles que são maldição para o Reino de Deus e para a Igreja, melhor seria que nunca tivessem con-fessado a Jesus.
Quando o crente é bênção no Reino de Deus e é também na igreja, na escola, no trabalho, na vizinhança e na família. Mas quando não é bênção para o Reino de Deus, também não o é nas demais esferas de sua vida. Há muitos hoje que se dizem crentes, mas suas vidas são maculadas, sujas, que só atrapalham o Reino de Deus e o trabalho da igreja. O crente espiritual é uma benção para sua igreja e para o Reino de Deus. Não vive criando embaraço através de seu viver pecaminoso.

CONCLUSÃO

Deus nos colocou neste mundo para ser bênçãos. Disse: “E tu serás uma bênção por onde quer que andares”. Que o Senhor faça de cada um de nós esta bênção e assim estaremos salvando o mundo!

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões