A função pedagógica da Bíblia

II Timóteo 3:16, 17.

Esta foi a última epistola escrita por Paulo e isso aconteceu quando estava preso em Roma. Neste capitulo 3, depois de descrever os característicos dos homens dos últimos tempos e mostrar o contraste  deles com a vida  de seu filho na fé, Timóteo, passa agora a considerar, a utilidade da Escritura Sagrada, ou seja, a sua função pedagógica.

I- O fundamento da utilidade.

Fala de sua inspiração divina. A inspiração se estende a toda escritura “A Bíblia inteira nos foi dada pela inspiração de Deus e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em nossas vidas; ela nos endireita e nos ajuda a fazer o que é correto” v. 16. Precisamos ter consciência que a Bíblia  é diferente dos demais livros que encontramos no mundo, pois Deus é o seu autor; isso prova-se:

1-      Pela sua infalibilidade em matéria de religião e em matéria de moral;

2-      Pela majestade e sabedoria de seus ensinos;

3-      Pela verdade, pureza e sublimidade das doutrinas que elas nos apresentam, apresentando o melhor plano de salvação no ideal e na prática de Cristo;

4-      Pela harmonia de suas diversas partes. Escritores diferentes, em diferentes épocas as escreveram, e, no entanto, não se contradizem, antes, estão na mais completa harmonia de ensinos. Mais do que isso: há nas escrituras escritos de sábios e escritos de ignorantes, e, no entanto, eles se nivelam;

5-      Pelo seu poder e eficácia sobre as mentes de multidões que a estudam;

6-      Pelo cumprimento de muitíssimas profecias relacionadas às coisas futuras as épocas que foram escritas.

7-       Pelo insucesso dos planos dos homens. Voltaire, por exemplo, disse em sua época, que dentro de 50 anos não haveria mais quem cresse na Bíblia; entretanto, já são passados mais de 200 anos, desde que aquele cético francês proferiu essa blasfêmia, e, todavia, milhões são os exemplares da Bíblia que se editam e se vendem anualmente. E por ironia do destino, a casa em que morou Voltaire, em Paris, é hoje um depósito de Bíblias! De Deus não se zomba.

8-      Pela vastidão, sem limites, de seus ensinos. Há uma perfeição e riqueza sobrenaturais no conteúdo da Bíblia. É o livro mais lido e mais querido do mundo.

9-      Pela precisão sobre humana nos seus fatos e afirmativas. Foi o primeiro livro escrito e a quase de 2000 anos foi concluído. Durante esses anos a humanidade tem passado através de todas as fazes de progresso, de todas as mudanças, e este livro permanece o mesmo. Perfeitamente suficiente e eficiente para todas as necessidades de todos os tempos. Durante este período tem-se feito as maiores descobertas nas ciências, as maiores tentativas de aperfeiçoamento nas ciências, nas letras e nas artes, – porém, nunca os homens produziram  uma obra que superasse a Bíblia em belezas morais, espirituais e intelectuais;

10-  Pela sua adaptação sobrehumana a todas as necessidades espirituais da humanidade. Ela penetra tanto na cabana do humilde ignorante como no palácio do sábio – em todos derramando a luz divina da consolação, o alimento da virtude as mais sólidas bases da  mais verdadeira  e edificante esperança. Satisfaz  tanto aos mais pequeninos como aos mais gigantes e previlegiados intelectos.

11-  Pelo fato de ela nos apresentar as características da religião verdadeira: Certeza no meio das incertezas; certeza quanto ao objeto supremo da fé; certeza quanto ao destino eterno das almas.

12-  Pelos milagres irresistíveis que foram operados como provas da sua origem divina. Heb. 2:4.

II- A função pedagógica da Bíblia.

1-      Pelo ensino – “è útil para ensinar”. Há um poder revelador na Bíblia. Ela nos ensina tudo referente a Deus. Ela nos apresenta tudo o que é necessário, não só para uma reta e elevada concepção de Deus, como também tudo o que devemos conhecer a respeito dos nossos deveres para com Ele e para com o nosso próximo.

2- Pela repreensão ou correção -  “É útil para repreender”. É o resultado de sua obra reveladora de nosso miserável estado. A luz, naturalmente, espanca as trevas. Ao mesmo tempo que repreende, convence os homens da verdade e confunde os que a negam. Tito 2:15 e I Tim. 5:20.

3- Pela reabilitação – O termo aqui traduzido por “correção”, significa a restauração a um estado reto, legal. É a emenda da vida. O poder clinico e corretivo da bíblia restaura as coisas ao seu próprio lugar de uso. Ela nos convence que andamos errados e, por admoestações, avisos, encorajamentos, e muitos outros meios, – conduz-nos ao caminho direito.

4- “Pela instrução na justiça” – Rom. 1:17  “Esta boa nova nos diz que Deus nos prepara para o céu – e nos faz justos aos olhos de Deus – quando colocamos nossa fé e nossa confiança  em Cristo como Salvador. Isso é realizado pela fé, do principio ao fim. Tal como a Escritura afirma, “O homem que encontra a vida, vai encontrá-la confiando em Deus”. Revela o poder nutridor da vida eterna – alimentando as almas com o pão da vida, da virtude, da retidão, da piedade. Ainda escrevendo a Tito Paulo fala da utilidade da palavra de Deus “ Porque o dom gratuito da salvação eterna agora está sendo oferecido a todos; e juntamente com este dom, vem a compreensão de que Deus quer que nos voltemos da vida ímpia e dos prazeres pecaminosos para uma vida correta no temor de Deus, dia a dia. 2:11, 12.

5- Pelo Testemunho – Esses são os meios ou processos pedagógicos, pelos quais a palavra de Deus é útil, e sua utilidade infalível em matéria de religião e moral. São inúmeros os testemunhos que encontramos a respeito dos efeitos da palavra de deus na vida das pessoas. O próprio Paulo…

III- O objetivo máximo da Bíblia.

“Afim de que o homem de Deus seja perfeito e plenamente preparado para toda boa obra” – O homem de Deus, aqui, se refere a todos que conheceram esta palavra, a todo cristão. “Para que o homem de deus seja perfeito” – A perfeição aqui é relativa e dentro dos limites das possibilidades humanas. É semelhante aquela requerida por Cristo, quando disse: “Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito”. É o “perfeito” em Cristo de acordo com Col. 1:28, I Tess. 5:23 e II Tim. 2:15.

Meus irmãos, estamos neste mundo  num tremendo campo de batalha. Busquemos as armas que a Bíblia nos oferece, de modo que, no fim da peleja, saiamos vitoriosos, e cada um possa dizer como disse Paulo: “Não fui desobediente a visão celestial, tenho pelejado a boa peleja, acabei a carreira, guardei a fé; resta-me a coroa da justiça, que o senhor, reto juiz, me dará naquele dia…”

Pr.Cirino Refosco
cirino@missoesnacionais.org.br

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões