Pessoas Irresistíveis

Josué 1:1-9

É do conhecimento de todos que Abraão é o pai do povo Hebreu, mas Moisés é o fundador da nação hebraica. Foi ele que reuniu a nação e a conscientizou de sua missão no mundo. Foi ele, que usado por Deus, a libertou da escravidão Egípcia, sendo instrumento de Deus para lhe dar a lei.

Moisés viveu 120 anos divididos em 3 períodos de 40 anos: os primeiros 40 anos viveu como filho da filha de Faraó, criado com toda cultura e regalia de um Faraó; o segundo período esteve no deserto, fugindo do Faraó, e ali teve seu encontro com o Deus dos Hebreus e depois teve sua chamada para libertar o povo da escravidão que vivia no Egito; e o terceiro período de 40 anos passou no deserto conduzindo o povo até chegar próximo a Canaã, onde morreu; nesse período escreveu o Pentateuco.

Pela leitura do texto, percebemos que a situação era por demais difícil para o povo hebreu, pois o homem de Deus estava morto, e um novo líder havia sido convocado pelo próprio Deus; mas será que o povo vai confiar nele?

Moisés era respeitado como “homem de Deus”, uma face irresistível. Por isso o próprio Deus vai ao encontro de Josué e lhe faz promessas: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida, assim como fui com Moisés serei contigo” ou como está na versão da Bíblia viva “Ninguém será capaz de impedir sua marcha enquanto você viver, pois eu estarei a seu lado, assim como estive com Moisés: não o abandonarei e nem deixarei de ajudar você” v.5.

Estes homens e mulheres que Deus usou, que fizeram diferença no tempo em que viveram e no meio que viveram, me deixam profundamente emocionado e ao mesmo tempo confuso, pois entendo que eram homens como nós, “sujeitos as mesmas paixões que nós”, mas fizeram a diferença. Onde quer que estivessem era visível a presença de Deus na vida deles. Isso me deixa confuso, pois hoje é difícil a identificação de alguém pela presença de Deus em sua vida. Fico muito feliz quando em lugares estranhos alguém chega e diz, você é crente ou você é Pastor, porque as pessoas ainda conseguem ver ou sentir alguma diferença.

O mundo precisa de pessoas com faces irresistíveis ainda hoje. O mundo precisa de crentes, servos e servas que fazem a diferença onde estão…..

I – A BÍBLIA fala de pessoas que foram assim, irresistíveis.

No primeiro livro dos Reis capitulo primeiro, fala que depois da morte do Rei Acabe, os Moabitas se revoltaram e proclamaram sua independência. Acazias, o novo rei de Israel, talvez com a empolgação de morar no palácio real, subia ao andar de cima e caiu do terraço, ficando terrivelmente machucado. E aflito com a situação mandou mensageiros a Ecrom consultar a Baal Zebube para saber se ficaria bom daqueles ferimentos. Ao mesmo tempo o anjo do Senhor apareceu a Elias e disse: “Elias, vá falar com os mensageiros do Rei Acazias que estão indo ao templo do deus Baal Zebube. Diga a eles que o Senhor Deus quer saber se não há Deus em Israel; se há, porque o rei mandou procurar Baal Zebube, deus de Ecrom? E dida também, que por causa dessa atitude, o Senhor Deus disse a ele, que ele não vai sarar, nem se levantará mais daquela cama, ali mesmo morrerá”. Elias obedeceu sem demora a ordem do Anjo e os mensageiros voltaram depressa ao Palácio. E o rei admirado disse: O que é isso? Vocês vieram tão depressa! E um deles disse o que havia acontecido e como encontraram o homem de Deus no caminho e o que lhe havia dito. O rei quis saber como era o homem e então deram algumas características ( Era um homem coberto de pelos e usava um cinto de couro bem largo na cintura) Ah! Já sei. Só pode ser o profeta Elias.

O rei chamou um comandante com 50 soldados e deu ordem para que trouxessem Elias ao palácio. Eles foram e encontraram Elias calmamente sentado em uma colina. E disse o comandante: Homem de Deus, por ordem do rei, desce e vamos ao palácio……….. Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus soldados…… na mesma hora o fogo desceu e destruiu a todos. A rei mandou mais um comandante com 50 soldados e aconteceu o mesmo…..

E pela terceira vez o rei mandou um capitão com 50 soldados a fim de buscar Elias, mas o capitão sabendo o que já havia acontecido com os seus companheiros, ajoelhou-se aos pés de Elias e, tremendo, disse: Homem de Deus, o rei mandou buscá-lo; mas, por favor tenha pena de nós! Não peça fogo do céu para nos destruir! Tenha misericórdia de nós, e não nos destrua como destruiu os outros. Venha, vamos até o palácio do rei. O anjo disse que ele podia ir sem medo e, ele foi. E chegando disse a Acazias: Vou repetir as palavras do Senhor: “Não havia Deus em Israel para ser consultado? Foi por isso que você mandou os mensageiros consultarem a Baal Zebube de Ecrom? Pois por causa dessa atitude, você não vai mais se levantar dessa cama; ai mesmo você vai morrer.

Temos aqui o ímpeto daquela face que ninguém podia resistir, que podia pedir fogo do céu e assim acontecia.

Em Atos 20 o apóstolo Paulo se apresenta assim, também irresistível. Ele declara com poder e autoridade “Vou para Jerusalém, não importa o que lá há de me acontecer”. Paulo estava empreendendo uma viagem missionária, havia chegado na Ásia, e mais especificamente na Turquia. Depois foram até Mileto, de onde mandou chamar os líderes da Igreja de Éfeso para dar algumas orientações e quando chegaram disse: “Vocês sabem que desde o dia em que coloquei os pés na Turquia até agora tenho feito humildemente o trabalho do Senhor – tenho enfrentado sério perigo das conspirações dos judeus contra a minha vida. Mesmo assim nunca fugi de falar a verdade a vocês, tanto publicamente como nas vossas casas. Eu tenho tido só uma mensagem – a necessidade de se voltarem do pecado para Deus, por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E agora vou para Jerusalém, mandado pelo Espírito Santo, não sabendo o que me espera ali, a não ser o que o Espírito Santo me tem dito, de cidade em cidade, que eu tenho pela frente prisão e sofrimento. Mas a vida não vale nada, a menos que eu viva para fazer a obra que o Senhor Jesus me destinou….”

Temos aqui um homem que marcha a frente, mesmo sabendo do perigo que o aguarda. Paulo era simplesmente irresistível!

Em João 18 encontramos o próprio Jesus. Atravessou o riacho de Cedrom e entrou num bosque de Oliveiras. Judas conhecia aquele lugar, pois Jesus havia estado ali inúmeras vezes com seus discípulos. Os sacerdotes principais haviam dado a Judas um pelotão de soldados e policiais que com tochas e armas foram até aquele local. Jesus sabia perfeitamente tudo o que ia acontecer com Ele, então avançando ao encontro deles, perguntou: A quem vocês estão procurando? A Jesus de Nazaré, responderam. Sou EU disse Jesus. E quando Jesus disse isso todos caíram para traz , no chão.

Mais uma vez Ele perguntou: A quem vocês estão procurando? E outra vez responderam: A Jesus de Nazaré. Eu disse que sou EU. E já que é atrás de mim que vocês vieram, deixem os outros irem embora. V.1-8.
Ninguém podia resistir a face de Jesus.

II – Josué era uma pessoa irresistível.

Foi escolhido por Deus para ser o comandante militar do exército do Senhor. Mas havia um segredo para ser assim, irresistível. “Então voltava Moisés ao arraial, mas Josué, seu servidor, e mancebo, nunca se apartava da tenda”. Temos aqui um jovem comandante que antes de chegar a este posto, nunca se apartava da tenda. Tinha compromisso de estar o tempo todo na presença de Deus. Que exemplo maravilhoso!

O mundo está precisando de homens e mulheres que se dediquem a oração. O mundo está precisando de crentes que façam a diferença no local onde estão, que sejam de fato irresistíveis. “O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem a seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento, mas Josué, o jovem ajudante dele, ficava na tenda sagrada”. Êxodo 33:11. Imagino, que a doce presença de Deus, deixava o jovem perplexo e ponto de não mais querer sair da presença do todo poderoso.

Aqui está o segredo da escolha de Josué e também do sucesso. “Não se apartava do meio da tenda”. A força de um homem ou mulher, não está em sua capacidade ou preparo intelectual, mas no Deus que habita dentro dela ou dela. Deus é o segredo para uma vida de sucesso.

III – Como ser uma pessoa irresistível.

Qual é o segredo? Pelos exemplos citados, a face irresistível esta ligada a uma submissão irresistível. A uma consagração sem divisão de áreas na personalidade… Deus precisa de homens e mulheres que se consagrem a Ele, que tenham prazer de estar na presença dEle. Então observemos as condições descritas pelo próprio Deus a Josué para que isso aconteça.

a) “Seja forte e corajoso!” Uma característica para se ter sucesso na vida é ser forte e corajoso. O mundo não tem lugar para covardes, medrosos, tímidos. Deus precisa e conta com pessoas que tenham esta característica.

b) “Tenha cuidado de obedecer toda lei, sem desviar-se para direita ou esquerda” Se tiveres este cuidado serás bem sucedido em tua vida.

c) “Não se canse de lembrar ao povo as palavras deste livro e você mesmo trate de meditar nele todos os dias e todas as noites para ter certeza que está sendo obediente em tudo que está escrito”.

d) “Nada de desânimo! Não fique com medo! Lembre-se bem: O Senhor seu Deus está com você, esteja onde estiver”. Aceitar a garantia da presença de Deus. Cumpra a tua parte e Deus cumprirá a Dele.

Aqui está a condição ou condições para uma pessoa ser irresistível no meio em que vive.

O mundo anseia por ver crentes poderosos em seu testemunho e vida e não pessoas doentes e cheias de problemas como são a maioria dos crentes da atualidade. Precisamos aplicar em nossas vidas os ensinos do Senhor a Josué, mas que também são dirigidos a nós.

Moody foi um dos maiores evangelistas na história do mundo e seu despertamento ocorreu depois que ouvira uma mensagem desafiadora com a seguinte afirmação: “O mundo ainda está para ver o que Deus pode fazer através de um homem que a Ele se dedique inteiramente”. E Moody disse em seu coração: Eu serei esse homem.

Você está sendo convidado para fazer a diferença no mundo através de uma face que ninguém poderá resistir todos os dias de sua vida.

Pr. Cirino Refosco
cirinorefosco@gmail.com

Tel. 83 3247 0496 e 9979 8550

No comments yet... Be the first to leave a reply!

mais sermões